Durante uma viagem pela região da Umbria, é quase uma obrigação visitar a cidade de Assis. Não só pela esplêndida igreja de São Francisco, mas por toda sua riqueza histórica e artística. Ao contrário de outras localidades de peregrinação, Assis oferece muito ao visitante como cidade.
Como você já deve saber, o grande protagonista de Assis é São Francisco, que nasceu, cresceu e morreu na cidade.
São Francsico (San Francesco) nasceu por volta de 1180, durante uma guerra com Perugia, foi prisioneiro por mais de um ano, a partir de 1206 se dedicou aos serviços de Deus, ajudando os pobres e vivendo como tal. Sua renúncia a todos os bens da rica família, é famosa por ter sido em público, na praça de Assis, onde ele tirou toda a roupa do corpo e entregou a seu pai. Francisco foi proclamado santo em 1228, apenas 2 anos após sua morte pelo papa Gregorio IX.
Santa Clara (Santa Chiara) foi o discípulo mais fiel de São Francisco, também de família nobre abdicou tudo para segui-lo. Sua igreja – Santa Chiara – é também muito visitada pelos peregrinos (não a visitei dessa vez, pois já estive nela há um tempo), mas a parte mais admirada, é o Oratório do Crucifixo, onde está zelosamente guardado o Cristo bizantino (obra de um pintor de Assis da metade do século XII), que em 1206, na pequena igreja de San Damiano (São Damião), falou ao jovem Francisco, determinando a conversa e a missão de toda sua vida. Santa Clara é a fundadora das ordens das Clarissas.
“Conheça o pacote com hotel, transfer, guia, jantar e massagem na cidade de Assis: Serviço Turístico“
A cidade de Assis é reconhecida como a capital mundial da paz, verdadeiro ponto de referência para os peregrinos e religiosos de várias partes do mundo, a qual é atribuído o papel fundamental quando se fala de paz, de direitos humanos, respeito pela natureza e a integração entre pessoas em todo o mundo. No ano de 2000, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Assis representa um exemplo único de cidade santuário, é o local onde nasceu a ordem dos franciscanos. Desde a Idade media, é ligada ao culto e a difusão do movimento franciscano no mundo.
A basílica dedicada a São Francisco construída no século XIII a mando do papa Gregorio IX, é o monumento mais importante da cidade, e recomendo a começar seu passeio em Assis próprio por ela.
Passeio Em Assis e Cassia Em Português
O passeio parte de Roma e começa em Assis visitando os lugares que marcaram a vida de São Francisco de Assis, o padroeiro da Itália.
Em companhia do guia, se caminha pelas ruas de Assis chegando nas antigas muralhas da cidade onde está a Basílica de São Francisco, cujo interior é adornado com belos afrescos dos séculos XII e XIV e ainda a Igreja de São Rufino.
Depois se prossegue para a cidade vizinha, Santa Maria Degli Angeli, onde veremos a capela da Porciúncula, onde São Francisco morreu em 1226.
Após o almoço, segue-se para Cássia, a cidade de Santa Rita, onde você poderá visitar o santuário de Santa Rita de Cassia e fazer um passeio pelas ruas da cidade.
Em Cássia o tempo é livre, sem guia, pois a cidade é muito pequena e o foco será na basílica e seu santuário.
P.S. As saídas são às quartas feiras pela manhã cedo em pequenos grupos com retorno no final do dia.
Caso esteja interessado, nos envie um email: contato1@localhost
A basílica é um lindo e imponente complexo constituído por duas partes opostas: uma igreja baixa e escura na parte inferior e uma ampla e luminosa na parte superior.
Sua fachada é em estilo gótico e seu interior é coberto por afrescos (parcialmente seriamente danificados pelo terremoto de 1997 e hoje restaurados) realizados por celebres artistas: Cimabue, Giotto, Simone Martini e Pietro Lorenzetti.
Quando você entrar na Igreja Superior, vai se encantar com a filtragem da luz através dos vitrais, em contraste com a Igreja Inferior, em que a luz é significativamente menor.
A Igreja Inferior onde encontra-se a cripta e está o túmulo de São Francisco, se apresenta como uma construção escura com arcos e, por vezes, propensa em contraste com a igreja superior, que é mais elegante, espaçosa, arejada e clara, mas é espetacular e de uma energia incrível.
Informações para visitar a basílica de São Francisco na cidade de Assis
Horário de abertura no inverno
Igreja Superior: das 8h30 às 18h (último ingresso as 17h45)
Igreja Inferior e túmulo: das 6h às 18h (fica aberta até as 19h30, exceto quarta feira somente para orações)
Celebrações
Domingos e feriados
7h30 Santa Missa (Igreja Inferior- Altar Mor)
9h Santa Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
10h30 Santa Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
12h Santa Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
17h Santa Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
18h Vésperas Solenes (Igreja Inferior – Altar Mor)
18h30 Santa Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
De segunda a sábado
6h30 Ofício das Leituras e Laudes (Igreja Inferior – Altar Mor)
7h15 Santa Missa Coventual (Igreja Inferior – Altar Mor)
11h Santa Missa (Igreja Inferior – Capela S. Catarina)
17h Santa Missa do peregrino (Igreja Inferior – Capela S. Catarina)
19h Oração da noite (Igreja Inferior – Altar Mor – exceto quarta feira)
Confissões
Domingos e feriados
Das 7h às 13 e das 14h30 às 19h15
De segunda a sábado
Das 7h30 às 12h30 e das 15 às 18h
Horário de abertura no verão
Igreja Superior: das 8h30 às 19h (último ingresso as 18h45)
Igreja Inferior e túmulo: das 6h às 19h (permanece aberta até as 20h, exceto nas quartas feiras, somente para orações)
O Túmulo abre nos dias de sextas feiras e sábados das 21h às 22h somente para orações pessoais
Celebrações
Domingos e feriados
7h30 S. Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
9h S. Missa (Igreja Superior)
9h S. Missa em língua inglesa (Igreja Inferior – Altar Mor) a partir do segundo domingo de pascoa
10h30 S. Missa (Igreja Superior)
12h S. Missa (Igreja Superior)
17h S. Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
18h Vésperas Solenes (Chiesa Inferior – Altar Mor)
18h30 S. Missa (Igreja Inferior – Altar Mor)
De segunda a sábado
6h30 Ofício de Leitura e Lodes (Igreja Inferior – Altar Mor)
7h15 S. Missa conventual (Igreja Inferior – Altar Mor)
9h S. Missa (Igreja Inferior – Capela S. Catarina)
11h S. Missa (Igreja Inferior – Capela S. Catarina)
18h S. Missa do peregrino (Igreja Inferior – Altar Mor)
19h Oração da noite (Igreja Inferior – Altar Mor – exceto nas quartas feiras)
Confissões
Domingos e feriados
Das 7h às 13h e das 14h30 às 19h15
De segunda a sábado
Das 7h30 às 12h30 e das 15h às 19h
O igresso nas duas igrejas é gratuíto, paga-sa 4 euros para o audioguia.
Deixando a basílica, siga para visitar o centro da cidade de Assis!
Ao interno dos muros medievais explode em toda sua beleza a cidade histórica de Assis. São exatamente as muralhas o primeiro aspecto a ser admirado, que se subdivide em duas partes: a antiga muralha que circunda a cidade, construída antes de 1200, e aquela externa realizada após esta data. Bem acima das muralhas medievais destacam-se a Rocca Maggiore (Maior) e a menor.
Assis é um antigo centro de fundação umbra (região da Umbria) e romana que ainda mantém intacto seu aspecto medieval. Seus edifícios históricos são em pedra rosa e branca que entram em total harmonia com o aspecto religioso da pequena cidade.
Está situada na província de Perugia, no monte Subasio, numa magnífica posição.
O ingresso na cidade é através de uma de suas portas, das muitas existentes no passado, restaram apenas 10 e são: San Francesco, San Pietro, Porta del Moiano, Porta del Sementone, Porta San Giorgio, Porta Nuova, Porta Perlici, Porta Cappuccini, Porta San Giacomo e Porta Perugina.
Saindo da Basílica de São Francisco e prosseguindo pela longa Via San Francesco, passando por ruazinhas encantadoras e ladeiras (é sim, a cidade é cheia de ladeira, mas não são longas e muito ígremes não) admirando botegas e monumentos, chega-se a Piazza del Comune (Praça da Prefeitura) de aspecto medieval, onde está o Templo de Minerva – se trata de um antigo santuário romano do século I a.C com uma elegante fachada clássica.
Aproveite para dar uma parada e almoçar em uma das osterias do centro histórico e degustar de uma boa refeição com os produtos da Umbria como o pecorino e a trufa. A maioria dos restaurantes é decorado em estilo medieval, o que dá um toque ainda mais especial ao lugar.
Esta é a quarta vez que passo pela cidade de Assis e a conheço bem, por tal motivo, não segui o grupo de operadores turísticos com o qual eu estava viajando para visitar outros lugares de interesse turístico como a Ermida e as igrejas de Santa Maria dos Anjos, São Damião, Duomo de São Rufino, Igreja Nova e Igreja de São Estevão, além da Rocca Maggiore, uma fortaleza de onde tem-se uma bela vista e que é possível chegar a pé a partir da Porta Perlici. Aproveitei para visitar alguns hotéis e restaurantes.
Recomendo a passar duas noites na cidade de Assis para visitar a Umbria, pois é uma região de grande beleza com lindas cidades como Spoleto, Gubbio, Perugia, Todi, Trevi e outras mais.
Saiba mais sobre a Itália
- Viagem pela Sicilia de carro
- Cidades perto de Roma – Frascati e Genzano
- Uma visita cultural a cidade de Orvieto
- Como visitar Pompéia
- Nápoles em um dia
Respostas de 2
Parabens. Gostei muito do vosso site. Muito completo , esclarecedor e fácil de consultar
Obrigada, cara Isabel! Volta sempre!
Abs
Damares