por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

O que fazer em Lisboa em apenas 3 dias

Já começo o post dizendo que você vai ter muito o que fazer em Lisboa e que 3 dias não serão suficientes para conhece-la bem. A cidade é um arrasoooo! Mas tranquilo, dá para conhecer os pontos turísticos de Lisboa mais importantes.

É um daqueles lugares que precisa voltar muitas vezes para conhecer mais profundamente.

A cidade de Lisboa é apaixonante, ela tem aquele ar boêmio que adoro suspensa entre o velho e o novo com uma alma multicultural, que lembra o Brasil e outras cidades da Europa como Barcelona. Visitando o bairro de Alfama, por alguns momentos até achei que estava no Pelourinho, em Salvador. Uma coisa é certa, você vai ter muito o que fazer em Lisboa, a cidade oferece muitas atrações e é muito atraente, além de ter um povo muito cordial e educado.

Cidade de Lisboa

Lisboa com a ponte 25 de abril no fundo. 
3 dias em Lisboa
A cidade tem muitas ladeiras e escadas. 

Lisboa é uma cidade limpa (vi poucos lugares com lixo acumulado na cidade), bastante organizada e com ótimos meios de transportes. É considerada uma das cidades mais seguras da Europa e tem um clima fantástico! Enquanto na maior parte da Europa a temperatura estava abaixo de 0°, agora em janeiro, em Lisboa estava entre 12° e 18° com dias lindos de sol. Aliás, que céu azul intenso! Lisboa há uma luz incrível, e pra quem gosta de fotografias é um lugar perfeito, pois ela é extremamente fotogênica.

o que fazer em Lisboa
Uma das dicas bacana para colocar na sua lista sobre o que fazer em Lisboa, é fazer uma parada às margens do Tejo para contemplar a beleza do azul do céu e desse rio enorme que parece mar.

Entendendo perfeitamente porque Wim Wenders fez um filme sobre a cidade onde ele capturou imagens fabulosas dos cantos mais sugestivos de Lisboa fora do percursão turístico, mas não por isso menos fascinante. O filme foi rodado em 1994, muito antes do forte incremento da industria do turismo. Wim Wenders certamente não renuncia a seus discursos sobre o significado da vida, que no filme termina ficando um pouco longo e às vezes cansativo. Mas as imagens,  a fotografia e o ótimo grupo de música de fado Madredeus, fazem jus ao filme. Se chama Lisbon Story.

pontos turisticos de Lisboa

Outra coisa que adorei , foi a gastronomia de Lisboa (mas acho que em todo Portugal é ótima, porque comi bem também em Sintra). Os pratos são deliciosos e muitos lembram alguns brasileiros.
E o mais extraordinário de tudo, é que Lisboa é bem barata em comparação a outras capitais da Europa. Você consegue comer bem pagando uma media de 12€ e pode até mesmo gastar somente cerca de 25€ comendo num restaurante mais refinado. Mas essa parte vai ficar para outro post.

Além das dicas para passar 3 dias em Lisboa, aqui você vai descobrir onde comer o melhor pastel de nata de Lisboa e onde tomar o verdadeiro e delicioso licor Ginjinha de Óbidos. Não, o melhor pastel de nata não é o de Belém, hoje ele é o mais famoso, mas não o melhor.

O que fazer em Lisboa em 3 dias

Claro que pra quem nunca foi a cidade, os pontos turísticos de Lisboa mais importantes precisam ser visitados. Então vamos descobrir o que fazer em Lisboa!

PRAÇA DO COMÉRCIO

pontos turisticos de Lisboa

Recomendo a começar seu passeio na cidade pela cenografica Praça do Comércio circundada por edifícios amarelos que criam um luminoso contraste de cores com o intenso azul do céu. Do outro lado da praça encontra-se o rio Tejo. No topo do grande arco presente na praça, você poderá ter um lindo panorama da cidade de Lisboa.

RUA AUGUSTA

o que fazer em Lisboa
Passando por baixo do grande arco presente na Praça do Comércio, chega-se à Rua Augusta, a principal rua da Baixa fechada ao tráfego com lojas e restaurantes que liga à Praça do Comércio a Rossio.

                                                                 ELEVADOR DE SANTA JUSTA

Elevador Santa Justa
Este elevador está situado entre a Rua Augusta e o Rossio, é uma torre de ferro elegante com um elevador no seu interior que está constantemente em funcionamento. Se trata do conhecido Elevador de Santa Justa, que leva até seu topo altíssimo de onde você vai desfrutar de uma vista espetacular podendo observar os principais pontos turísticos de Lisboa.

ROSSIO

Rossio
Uma das praças de Lisboa mais movimentadas durane o dia é sem dúvida Rossio, situada na Baixa, o bairro baixo da cidade. Muitos conhecem a praça com este nome, mas, na realidade, se você olhar o nome na placa, vai ver escrito seu nome oficial que é Praça Dom Pedro IV. A principal característica desta praça é definitivamente o piso que foi criado com azulejos pretos e brancos criando um efeito ondulante, igual ao calçadão do Rio de Janeiro.

Rossio
Estação do Rossio

Não deixe de apreciar a poucos metros a suntuosa Estação do Rossio em grande estilo neo-manuelino que já foi a estação central de Lisboa.

PRAÇA DOS RESTAURADORES

o que fazer em Lisboa
Esta praça impressiona pelo seu obelisco dedicado à libertação dos espanhóis e, em seguida, a “Restauração”. No obelisco estão escritos os nomes e as datas das batalhas. A praça é bonita não somente graças à presença deste importante e significativo monumento, mas também pelos edifícios que a cercam, que dão um toque de elegância. Cafés e bares ainda adornam a maior parte deste canto de Lisboa.

ELECTRICO 28

bondinho de Lisboa
Se você quiser fazer um passeio no famoso bondinho de Lisboa (Eléctrico 28), percorrendo ladeiras acima passando entre as ruas mais características da cidade, pegue-o na Praça Martim Moniz onde encontra-se o terminal. Você vair ver vários turistas em fila à espera de sua vez para conseguir subir no bondinho e ter um assento na janela. Aqui vai ser mais fácil você conseguir subir nele, sobretudo em alta estação, de maio a outubro.
A rota toca os bairros mais pitorescos de Lisboa, dando a oportunidade de ver de perto os azulejos coloridos das casas com roupas penduradas ao sol para secar.

                                                                      MERCADO DA RIBEIRA

3 dias em Lisboa
Adoro mercados, e claro que eles não iriam passar batidos em Lisboa. Em Lisboa, é absolutamente necessário ceder à gula, e um dos melhores lugares para se fazer isso, é o Mercado da Ribeira. Além de visitar a parte onde se vende frutas, verduras, peixes e carnes, você vai encontrar vários quiosques que preparam especialidades locais numa atmosfera alegre e descontraída.

ALFAMA

Alfama
Dedique uma parte do dia para passear pelas ruas pitorescas de Alfama, bairro bem animado com casas de cor pastel com telhados de cor intensa.
O bairro de Alfama é o mais antigo da cidade de Lisboa e um verdadeiro labirinto, a maioria das casas e edifícios não foram danificados com o terremoto e, portanto, ainda mantêm o seu encanto antigo e degradado. Aqui estão situados o Castelo de São Jorge e a Sé, Catedral de Lisboa. Não perca a vista deslumbrante a partir do Miradouro de Santa Luzia.

                                                                 CASTELO DE SÃO JORGE

Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge domina as sete colinas de Lisboa, e a vista que se abre a partir de seus miradouros são simplesmente incríveis. Para chegar até ele, sobe-se por uma super ladeira ou de ônibus.  O Castelo de São Jorge possui 11 torres que servem inclusive de miradouros, de onde você vai ter panoramas de Lisboa deslumbrantes. Algumas partes estão em ruínas, mas ainda pode-se caminhar ao longo de suas muralhas.

                                                                         CATEDRAL DA SÉ

Catedral da Sé
A bela Catedral de Lisboa construída em 115, e também conhecida como a Igreja de Santa Maria Maior, é um dos monumentos mais antigos de Lisboa. A igreja passou por várias reformas, mas hoje é muito completa, simples e elegante. Com uma mistura de vários estilos arquitetônicos, há uma fachada românica que está cercada por duas belas e crescentes torres sineiras.

CONVENTO DO CARMO

Convento do Carmo
As Ruínas góticas dessa igreja são muito bonitas. Ela foi praticamente destruída pelo terremoto de 1755. Na época era a maior igreja de Lisboa, hoje é apenas uma maravilha para se admirar. A nave central e o coro que foram poupados desse desastre, hoje são visitaveis e abrigam um museu arqueológico com uma coleção de estátuas, cerâmicas e mosaicos.

BAIRRO ALTO

Bairro Alto
O que fazer em Lisboa!

Não há melhor lugar para mergulhar na festiva atmosfera portuguesa como o Bairro Alto, o bairro perfeito para passar uma noite em contato com as tradições locais. O Bairro Alto em Lisboa é cheio de restaurantes, bares e locais muito animados e pitorescos.

BAIRRO CHIADO

Bairro Chiado
Este bairro é muito charmoso e cheio de belos cantinhos escondidos. O Bairro Chiado está localizado na mesma colina do Bairro Alto e ocupa o espaço que está bem na frente da Baixa. Desde sempre o bairro cultural de Lisboa, foi particularmente amado por Fernando Pessoa.

Café A Brasileira
Café A Brasileira

O Café A Brasileira onde Fernando Pessoa frequentava, encontra-se aqui. Na frente no bar está a famosa estátua do escritor onde a maioria dos turistas tira aquela foto clichê. É um dos bairros mais prestigiados da cidade. Aqui você vai encontrar ruas com muitas lojas de marcas conhecidas, galerias de artes, restaurantes, cafés típicos e ateliers.

PRAÇA LUÍS DE CAMÕES

Praça Luis de Camões
No centro da praça está o monumento de Camões, um importante poeta Português nascido em Lisboa.

Aqui nessa praça encontra-se o pastel de nata mais delicioso do mundo! A entrada é pequena e quase sempre tem fila, mas vai rapidinho. Tem muitos funcionários, o que faz com que o atendimento seja veloz, e os atendentes são bem simpáticos. Um pouco mais no fundo da loja você poderá ver o processo de como é feito o doce. É tudo panorâmico.

pastel de nata

O pastel de nata da Manteigaria é algo dos deuses. A massa é super macia e o creme é bem delicado. Eu dava sempre um jeito de cair nessa praça para comer 2 ou 3, pois é impossível comer um só. Custa apenas 1,30€. Experimentei outros, inclusive aquele de Belém, mas no meu ponto de vista, o da Manteigaria é bem melhor. O lugar se chama “Manteigaria Fábrica dos Pastéis de Nata”.

                                                                        ESTAÇÃO DE OLAIAS

o que fazer em Lisboa
Projetado pelo arquiteto Tomás Taveira, a chamativa Estação de Olaias é conhecida na Europa como uma das mais bonitas do continente. A estação das Olaias com os seus tetos e azulejos de formas geométricas onde predominam os tons de azul, vermelho, amarelo e branco, foi inaugurada em Maio de 1998 em conjunto com as estações Alameda, Bela Vista, Chelas e Oriente, no âmbito da construção da Linha Vermelha, com vista ao alargamento da rede à zona da EXPO’98.

MIRADOURO DE SANTA LUZIA

pontos turisticos em Lisboa
O Miradouro de Santa Luzia é mais baixo em relações aos outros, mas não se deixe enganar porque é igualmente fascinante, pois a baixa altura oferece uma vista privilegiada sobre os telhados vermelhos que descem em direção ao rio.

BAIRRO DE BELÉM
Belém é um bairro muito visitado pelos turistas, devido à presença de um grande número de monumentos que marcaram a história da capital portuguesa:

Mosteiro dos Jerônimos

Mosteiro dos Jeronimos

Mosteiro dos Jerônimos

Se diz que foi construído onde havia a pequena igreja Ermida do Restelo, o lugar onde Vasco da Gama rezou antes de partir para a descoberta das Índias. Este mosteiro é muito visitado sobretudo porque abriga os túmulos do rei Manuel I e sua família, do navegador Vasco da Gama, do poeta Luís de Camões e do escritor Fernando Pessoa.

Mosteiro dos Jerônimos

Uma visita ao interno do mosteiro vale a pena, mas o que mais me fascinou foi a igreja de Nossa Senhora de Belém, com portais impressionantes ricamente esculpidos, um exemplo sublime da arte gótica. Não precisa pagar para entrar na igreja, então se você não estiver interessado em visitar o mosteiro, poderá conhece-la tranquilamente.

Torre de Belém

Torre de Belém
A Torre de Belém foi construída pelo rei Manuel I, após a fantástica descoberta da Índia por Vasco da Gama.

Padrão dos Descobrimentos

pontos turisticos de Lisboa
O “Monumento das Descobertas”, ou simplesmente Padrão dos Descobrimentos, foi construído em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, em 1960, coincidindo com a celebração do 500º aniversário da morte do Infante D. Henrique. É, em poucas palavras, um monumento dedicado às descobertas que os navegadores portugueses foram capazes de fazer em séculos anteriores.

                                                         Antiga confeitaria de Belém

pastéis de Belém
Pastéis de Belém

Pra mim, o pastel de nata de Belém não foi o melhor que experimentei em Lisboa, mas acho que vale a pena experimentar para tirar a própria conclusão. O local é muito original e recomendo que você entre e dê uma voltinha no fundo para ver suas salas com paredes ricamente decoradas em azulejos.

PARQUE DAS NAÇÕES

pontos turisticos de Lisboa
Em 1991, Lisboa foi escolhida como cidade anfitriã para a Exposição Internacional de 1998 (Expo 98), cujo tema foi Oceanos: um patrimônio para o futuro. Peça central do projeto de remodelação e centro de exposições, que decorreu entre Maio e Setembro de 1998, foi a área do Parque das Nações, lugar que desde então, começou a se tornar parte da vida dos habitantes de Lisboa e foi inserida nos guias turísticos como zona de atração.

Chega-se ao Parque das Nações de metrô descendo na bela estação Oriente, com murais coloridos na sua parte interna feitos por artistas conhecidos como o japonês Yayoi Kusama e o argentino Antonio Segui.

Pontos turisticos de Lisboa
Estação de metrô Oriente

Chegando em Oriente, você vai encontrar a estação de ônibus e de trem Gare do Oriente, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Ao ver a arquitetura exterior dessa estação, você vai se perguntar se está em Lisboa, porque é algo bem futurista.

O que fazer em Lisboa
Estação Gare do Oriente

Entre a estação e o Parque das Nações, está o Centro Comercial Vasco da Gama, um shopping center bem bacana com ótimas lojas.  A partir do terraço do shopping no último piso, tem-se uma uma vista privilegiada de toda a área do Parque das Nações.

3 dias em Lisboa
Centro Comercial Vasco da gama

Os pontos turísticos de Lisboa não se resumem absolutamente aqui neste post, a cidade tem muito mais pra ver. Mas se você tem apenas 3 dias, não deixe de colocar na sua lista essas dicas sobre o que fazer em Lisboa, não vai se arrepender!

Organize sua viagem para Portugal 

Reserve seu hotel aqui

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

Respostas de 5

  1. BOA TARDE, RESIDO NO RIO DE JANEIRO , PRETENDO VIAJAR EM JUNHO DE 2017 E VISITAR PORTUGAL LISBOA FATIMA
    VISITEI ESTE SITE E SEUS COMENTARIOS FORAM DE GRANDE VALIA. DE TODAS AS FOTOS ENFIM TODOS OS MONUMENTOS.
    GOSTARIA DE SOLICITAR A VOCE UM ROTEIRO QUE POSSA FAZER EM 20 DIAS . VOCE PODERIA ME AJUDAR. DIFICIL PLANEJAR UMA VIAGEM EM TÃO POUCO TEMPO. E NUNCA ESTIVE NA EUROPA ANTES. ATENCIOSAMENTE
    SONIA LOMBA

    1. Olá Sonia. Infelizmente não tenho mais disponibilidade para o mês de junho.
      Abs
      Damares

  2. Ah que lindo seu post!!! Lembro muito bem do elevador pq tomamos cerveja la em cima e tbm visitamos o Castelo de São Jorge , visitamos tbm Cascais, Coimbra e adoramos .Parabéns !!! ficou lindo tudo isso, até viajei agora rs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo