por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

12 lugares incríveis para visitar na Toscana

Não é fácil decidir o que visitar na Toscana, pois além de ser uma região lindíssima, é também rica em história. Visitar suas principais cidades significa dar um mergulho em palácios e monumentos que marcaram períodos importantes, estilos e processos econômicos.
A beleza das obras de arte, o poder que se manifesta em edifícios elegantes, a força e o impacto das igrejas colocam esta região em um lugar privilegiado para aqueles que desejam descobrir ou redescobrir grandes partes da história italiana.

A Toscana é uma das regiões italianas com o maior número de museus e obras de arte: bem 6 lugares da Toscana são Patrimônio da Humanidade por sua autenticidade e singularidade. Visitar as cidades da Toscana é, portanto, uma experiência espetacular, pela intensidade, beleza e importância histórica.

Quando decido visitar um novo lugar, geralmente preparo uma lista de itens essenciais para aproveitar o máximo cada dia disponível. Se você deseja visitar um lugar imensamente rico em coisas para fazer como a Toscana, planejar a viagem com um pouco de antecedência vai ajudar a dinamizar seu tempo e com certeza irá conhece-la em maneira mais correta sem perder o melhor da região.

Embora seja quase impossível condensar os lugares da região para conhecer em uma pequena lista, aqui está uma visão geral e útil das cidades e lugares a não perder para visitar na Toscana.

 

Quer saber o que visitar na Toscana? Veja abaixo os 12 lugares que selecionei para você se encantar!

 

 

1 – Florença
“Ah, Florença! Quando te conheci em 1994, me encantei tanto que te classifiquei, desde então, como a minha preferida, até mesmo antes de conhecer outras cidades que também adorei”.
Rodeada por belas colinas e construída em torno do rio Arno, Florença oferece uma imersão total em um mundo de arte, cultura e excelente comida e vinhoooo!
Também chamada de “berço da Renascença” é considerada uma das cidades italianas mais espetaculares e surpreendentes. Florença abriga a Galeria dos Ofícios, um dos mais antigos e famosos museus de arte do mundo ocidental e a enorme cúpula da Catedral de Florença projetada por Filippo Brunelleschi no século XV, e estes são apenas dois exemplos de seus inestimáveis tesouros. Vagando pela cidade e seus arredores, você vai encontrar lugares secretos e fascinantes como parques e jardins.
Florença não é apenas uma cidade para visitar na Toscana, ela é também ideal como base para fazer muitos bate e voltas em outros lugares.

 

cidades da toscana

 

2 – Lucca   
Lucca pode ser definida como a única cidade na Itália, onde é possível caminhar por uma série completa de muralhas da cidade antiga, com muitas torres em excelente estado, a partir da qual você pode desfrutar de uma vista deslumbrante e tirar as melhores fotos da cidade.
Como muitas outras cidades da Toscana, é rica em história e monumentos e há um animado centro cultural. Está localizada no norte da Toscana, perto de Pisa. A cidade de Lucca tem uma história antiga. É uma das principais cidades italianas da arte, com um centro histórico cheio de igrejas, edifícios históricos e monumentos.

3 – Versilia
De Lucca, seguindo para o norte da província, chega-se à Versilia, uma sub-região da Toscana que leva o mesmo nome do rio. Conhecido como um lugar da moda, grande parte da Riviera abriga restaurantes e lounge bares freqüentados por celebridades locais. Vida noturna e longas praias são as principais características da costa que leva de Viareggio a Forte dei Marmi, um destino ideal na Toscana para longas caminhadas e novos encontros.

4 – Pisa
Uma das fotos mais famosas da Itália, com certeza é aquela da Torre de Pisa. Apesar de ser conhecida por sua torre pendente, a cidade de Pisa vai mais além e oferece um rico centro histórico a seus visitantes. Basta pensar no Campo dos Milagres com o Batistério e a Catedral e, claro, a parte medieval. O centro também é animado por inúmeros bares e restaurantes situados em um quadro de edifícios românicos, igrejas góticas e praças renascentistas. Pisa é também uma “cidade fluvial”, possui numerosas fontes termais naturais e uma importante tradição termal, proporcionando, consequentemente, a oportunidade de passar umas férias culturais ou desfrutar de uma pausa de bem-estar.

5 – Siena
O centro histórico de Siena foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Aqui você vai respirar profundamente o encanto de uma vila medieval, poderá visitar as fortalezas da família Medici, passear na famosa Piazza del Campo, onde a cada verão ocorre uma das corridas de cavalos mais populares: o Palio di Siena. Também não deixe de conhecer os esplêndidos edifícios góticos, como o Duomo e o Palazzo Pubblico e as numerosas igrejas da cidade. Siena é cercada por paisagens verdejantes, castelos medievais, fortalezas e charmosos resorts no campo.

 

o que visitar na Toscana

 

6 – Chianti
Chianti é uma região vinícola da Toscana. Estende-se entre as províncias de Florença e Siena, cobre toda a área entre as duas cidades chegando ao leste até Valdarno e a oeste do Val d’Elsa. Chianti oferece uma paisagem única, com colinas verdes cobertas por vastos campos de vinhas e olivais. Quase todas as vinícolas que você encontrará durante seus passeios oferecem visitas guiadas e degustações. Chianti é um tesouro inestimável para todos os viajantes interessados em descobrir a cultura eno-gastronômica da Toscana.

7 – Val d’Orcia 
Não tem como não se deslumbrar com essa região da Toscana, o Val d’Orcia encanta os olhos dos visitantes com paisagens espetaculares e fascina com as suas muitas aldeias medievais, em particular, Pienza, Montalcino e Montepulciano. Atravessada pelo rio Orcia, esta área esplêndida do sul da Toscana, se estende ao longo das províncias de Siena e Grosseto. Pienza desfruta de uma posição estratégica no topo de uma colina, dominando todo o vale. Está localizada a cerca de 20 km a leste de Montalcino e a poucos quilômetros a oeste de Montepulciano, entre colinas e maravilhosas paisagens naturais.

8- Arezzo
Menos famosa do que outras cidades da Toscana, mas igualmente bela, a cidade de Arezzo ficou famosa graças ao filme “La Vita é Bella” de Roberto Benignini, que foi rodado em seu centro histórico.
A Piazza Grande circundada de edifícios do período medieval e barroco é uma das mais belas praças da Itália e de onde geralmente se inícia o tour pela cidade.
Caminhando por seu centro histórico, você encontrará muitas praças e monumentos ricos em história e beleza.
Não deixe de visitar a Basílica de San Francesco para conhecer uma das mais belas obras de arte de Piero della Francesca “La Leggenda della Vecchia Croce”.

9 – Volterra
Volterra é uma cidade antiga cercada por muralhas e foi um centro importante não só para a evidência da civilização etrusca e do período medieval, mas também pelo o processamento de alabastro da Toscana, cujos artefatos hoje representam o artesanato típico local. Após ter sido uma próspera cidade etrusca, foi submetida a Roma, da qual se tornou um município.
Hoje, Volterra é uma cidade que se manteve inalterada ao longo dos séculos e que permite aos visitantes admirar seus belos monumentos: Teatro di Vallebona, o Palazzo dei Priori do século XIII, o Palazzo Pretorio, com a torre de ameias conhecida como “Porcellino”. Além de oferecer uma vista encantadora da paisagem toscana.

10 – San Gimignano
Localizada entre Florença e Siena, San Gimignano também é chamada de “cidade das belas torres” por causa das 14 torres medievais que criam um panorama verdadeiramente incrível. O centro histórico de San Gimignano é um Patrimônio Mundial da UNESCO e inclui o Duomo, o Palazzo Comunale, a Pinacoteca, Torre Grossa e as ruínas da fortaleza de Montestaffoli. A vila de San Gimignano também é conhecida pela excelente qualidade do seu vinho branco local: Vernaccia di San Gimignano. Quem já provou, sabe o quanto este vinho é delicioso!

11 – Maremma e o Parque Nacional
A Maremma é uma terra de mil surpresas localizada entre as províncias de Livorno e Grosseto. Prosseguindo a partir da costa para o interior, oferece um visual incrível do mar azul e longas praias, seguindo para uma paisagem de colinas verdejantes e banhos termais naturais. O sul da Maremma é protegido pelo Parque Nacional, uma área de tirar o fôlego e um dos melhores destinos da Toscana para os amantes de caminhadas. A Maremma é também o destino ideal para os amantes da história e para os viajantes fascinados por aldeias medievais e uma excelente cultura eno-gastronômica.

 

cidades da Toscana

 

12 – Cortona e Val di Chiana
Cortona é um dos lugares mais encantadores do Val di Chiana. Rodeada por belas paisagens, está localizada no topo de uma colina a cerca de 600 metros acima do nível do mar. Perto estão o lago Trasimeno, algumas das principais cidades turísticas da Toscana e, claro, extensões verdes de colinas. Cortona é cercada por antigas muralhas de pedra, que remontam aos tempos etruscos e romanos. Seus edifícios medievais e os becos típicos da vila dão a Cortona uma atmosfera romântica e envolvente. Cortona serviu como cenário do filme de Frances Mayes “Sob o Sol da Toscana”.

 

visitar na Toscana

 

Se você tiver mais dicas de lugares para visitar na Toscana que não estão aqui, deixe sua sugestão para que o passeios pela região fique ainda mais deslumbrante!

 

 

CONHEÇA MAIS DICAS DO QUE VISITAR NA TOSCANA

PASSEIOS NA TOSCANA DE GRUPO
MONTERIGGIONI: UM LINDO BURGO NA TOSCANA
TOUR NA ZONA RURAL DA TOSCANA

 

HOSPEDAGEM EM FLORENÇA. CLIQUE AQUI

 

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo