Meu passeio no centro Gênova foi somente na parte da manhã do sábado, após ter deixado o navio da MSC (post anterior). Meu trem partia para Milão no começo da tarde, assim aproveitei para passear em seu centro histórico. Já conhecia a cidade, mas fazia tempo que não passava por aqui.
Do porto de Gênova até o centro, são apenas uns 300 metros, mas chega-se na parte mais degradada, o que é uma pena. De todos os centros históricos que conheci na Itália, este é o único que vi assim tão maltratado e, como todos os outros, é rico de beleza com edifícios antigos e cheia de vielas. Se você for fazer esse percurso saindo do porto, não entre nas primeiras ruazinhas, continue pela avenida principal até perceber que em uma das ruas ao lado esquerdo já tem mais pessoas locais caminhando.
Igreja San Pietro Banchi (encontra-se dentro do centro histórico antigo)
Gênova encontra-se na costa, é a capital da Liguria, não tem praias bonitas, mas é repleta de municípios que oferecem belas cidades Medievais com centros históricos fascinantes. A Liguria é a pátria do “pesto” e da “fogaza”, e Gênova é a mãe de todas. Impossível passar por aqui e não comer um pedaço de fogaza!
A Igreja de San Lorenzo encontra-se na homônima praça, é a catedral de Gênova desde o século IX, foi construída entre o séc. X e final do séc. XIV, com intervenções sucessivas até o período contemporâneo. A fachada apresenta portais góticos, feitos pelos maestros franceses na segunda década do séc. XIII. Não pude entrar porque estava fechada, mas já conheço sua parte interna, que é muito bonita.
Dentro da igreja tem uma curiosidade. Na nave do lado direito, encontra-se uma granada que não explodiu, foi lançada pelos alemães na segunda guerra mundial, precisamente no dia 9 de fevereiro de 1941. Praticamente, a granada caiu através do telhado da catedral sem explodir, e lá está até hoje.
Infelizmente não foi possível tirar mais fotos da igreja, porque aos sábados acontece um mercado bem em sua frente.
Um dos dois Leões presentes ao lado da igreja
Essa parte do centro de Gênova é mais bonita e bem mantida. A Piazza Ferrari é o coração do centro da cidade, bonita, larga e cercada por belos edifícios.
Piazza Ferrari. O prédio do lado direito é o Palazzo della Borsa, e aquele a esquerda é o Palazzo Repubblica (um jornal italiano).
Descendo pela Via XX Settembre, você vai encontrar muitas lojas para todos os bolsos. O que mais me encanta dessa cidade, são os edifícios, basta descer esta rua para aprecia-los.
Os prédios da Via XX Settembro, cobrem as calçadas com seus arcos formando tipo uma galeria. Observe o teto, é espetacular.
E aqui cheguei ao meu ponto final, Piazza Vittoria, a maior praça de Gênova. Lá no fundo há um arco, chamado de Arco do Triunfo, também conhecido como o Memorial de Guerra ou Arco Memorial, é um arco triunfal e imponente dedicado aos genoveses mortos durante a Primeira Guerra Mundial, foi inaugurada em 31 de maio de 1931.
Querem saber quanto eu caminhei? Pouquinho, apenas 3 km, porque no final fui do centro de Gênova para a estação de trem de táxi.
Piazza della Vittoria com o Arco do Triunfo
[caixa title=”Saiba mais”]
Cidades medievais, Natureza e Santuário
Riviera Ligure e seus burgos medievais
Cinque Terre, a favela italiana
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 6
Oi,
Seu blog sempre me dá dicas boas para as viagem.
Vamos chegar em Genova de trem à noite, por voltas das 21:30
você faz transporte para o hotel?
Somo três adultos.
Nosso hotel e próximo, holiday inn, mas com malas fica difícil.
Obrigada,
Ana
Olá Ana. Fazemos transfer em toda a Itália.
Já lhe enviei um email.
Abs
Damares
Onde fazer compras em Gênova????
Olá Priscila. A rua mais indicada é Via XX Settembre. Ela é longa e tem várias opções de lojas.
Abs
Damares
maravilhoso seu site…anotei varias dicas…Parabens!!!
Obrigada Maria Suzana. Seja bem-vinda.
Abs
Damares