Bergamo está situada numa colina a 600 metros do nível do mar, circundada de montanhas, oferece um super visual aos visitantes. É dividida em duas, a Cidade Baixa, que é a mais nova, e a Cidade Alta ou Antiga.
Conheço Bergamo baixa somente de passagem, porque precisa passar por ela para chegar àquela alta. Com todo respeito a parte baixa, mas o tesouro da cidade está situado na parte alta.
Já fiz várias vezes bate e volta a Bergamo Alta, adoro, é uma peróla da arquitetura do renascimento. Essa cidade está tão perto de Milão (40 minutos do centro de Milão, sem trânsito), que as vezes pegamos o carro e vamos almoçar em uma das tratorias típicas da Cidade Alta.
Casoncelli é a pasta típica de Bergamo, e comer um prato feito com pasta fresca diretamente no local, é pra lá de baum!
Casoncelli (peço desculpa por ter tirado a foto depois de ter começado a comer, foi a emoção)
Eu aconselho comer num lugarzinho simples onde comi um bom Casoncelli nessa última vez que estive por lá, “La Birreria”. Está localizado na rua principal, logo após a piazza Vecchia, na via Gombito, 1. Mas se você não estiver com muita vontade de confusão, va durante o dia, porque acho que à noite o lugar é invadido pela moçada da região.
Dicas para aproveitar bem seu passeio em Bergamo!
É possível chegar em Bergamo Alta também de teleférico, o qual parte do centro de Bergamo Baixa. Chegando na parte alta, estacionamos fora dos muros da cidade medieval, atravessamos a antiga porta e lá estávamos dentro do centro histórico para fazer nosso passeio em Bergamo.
Se prepare para tomar nota sobre o que visitar em Bergamo, apesar de ser pequena, seu centro histórico é rico em monumentos interessantes.
As vielas são bem características do período medieval. Como sempre me sinto dentro de uma viagem no tempo. Sou apaixonada por esses lugares, quando visito essas cidades, me sinto transportar ao passado, somente há uns 400 anos…principalmente quando conheço um pouco sobre a história do local.
Piazza Vecchia permanece até hoje o ponto mais importante de Bergamo, foi construída no século XV e é considerada o primeiro passo em direção à constituição da Cidade Alta como polo artístico e cultural da cidade.
Uma parada para tomar um café no tradicional e antigo “Caffé del Tasso” na praça, é obrigatório.
No centro da praça encontra-se a Fonte Podestà, o Palazzo Nuovo que é sede da Biblioteca Cívica “Angelo Mai”, o Palazzo del Podestà, construído no século XIV, e Palazzo Vecchio o della Ragione.
Palazzo del Podestà. A Torre Cívica ou Campanone é um exemplo de torre com sinos medievais, foi construída no séc. XIII para anunciar as reuniões do Conselho Municipal e executa essa função até hoje. É possível subir na torre a pagamento.
O Palazzo della Ragione foi a primerira prefeitura da cidade, construído no final do século XII. Sofreu um forte incêndio no século XVI e foi imeditamente restaurado. Muito semelhante a outras prefeituras italianas construídas na Idade Média, com um piso plano e aberto com arcos.
Do outro lado do Palazzo della Ragione, encontra-se a pequena Piazza Duomo, com monumentos de grande valor como se vê nas fotos abaixo.
No final de 1800, foi construída uma lavanderia pública, lavatoio, para suprir a escassez de água e melhorar as epidemias.
A maioria dos edificios permaneceu com sua construção medieval
Como em todo centro histórico, as vielas de Bergamo são cheias de lojas, padarias, pizzarias, restaurantes e bares. O cheiro de pizza, pão e doce, vai entrar em suas narinas em maneira muito chamativa. E como resistir a essas tentações? E olha, coloque isso também na lista sobre o que visitar em Bergamo, tá? Rs. Entre nas padarias, são verdadeiras alegorias de gulodices!
Vista da cidade baixa (em dias de sol, a vista é espetacular)
Como chegar em Bergamo a partir de Milão
Um bate e volta a Bergamo a partir de Milão, é fácil também de trem. É só seguir para a Stazione Centrale e pegar o trem. O trem chega na cidade baixa. Siga para o ponto de onde parte o teleférico a pé (cerca de 2 km), ou pegue a linha 1 que leva até ele em 5 minutinhos.
[caixa title=”Saiba mais”]
Verona: bate e volta a partir de Milão
Bate e volta a partir de Milão para Lugano
Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão
Como visitar Veneza gastando pouco
Descubra cidades medievais na Emilia Romagna
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 29
Olá, vou chegar na estação de trem de Bergamo as 23:50, meu vôo para Tel aviv saí as 07:30 da manhã, logo as 05:00 tenho que estar no aeroporto de Bergamo.
Partindo dessas informações, eu e minha noiva nem pegamos estadia, pretendemos virar a noite no aeroporto, ou conhecendo a cidade.
Minha pergunta é: Bergamo é perigosa a noite? Acha que tem lojinhas e bares abertos entre 23:50 até a madrugada?
Se no caso ficarmos na cidade passeando e decidirmos ir para o aeroporto lá pelas duas da manhã, tem ônibus da parte centrar até o aeroporto essa hora? Se não tiver ônibus, sabe mais ou menos quanto custa o táxi do centro até o aeroporto?
Muito bom teu site!!
Alexandre, se for num sábado, até tem bares abertos até tarde sim, mas durante a semana vai ser difícil. Não é questão de perigoso, mas não recomendo a ficar rodando por nenhuma cidade de madrugada sem conhecer e sem saber onde ir. Torna-se perigoso em qualquer lugar do mundo.
Não tem ônibus de madrugada para o aeroporto não, recomendo a pegar um táxi e de frota.
Na verdade, acho que vocês deveriam ficar no aeroporto quetinhos esperando o voo.
Abs
Damares
oie Damares,
Estou indo para Bérgamo semana que vem vou ficar 20 dias na cidade e gostaria de saber do tempo, por curiosidade la chega a nevar,queria ter a sorte de ver neve…e como vou com a minha mãe e minha filha de 7 anos, gostaria de sabe da cidade .
Olá Anita. Em Bergamo pode nevar, mas caso não neve, é só ir para uma de suas muitas montanhas que estão bem próximas da cidade.
Veja este post: https://keviagem.com/esquiar-perto-de-milao-com-um-bate-e-volta-de-onibus/
Abs
Damares
Damares, obrigada pela ajuda.
Estou em dúvida: Varenna a Bolonha passa obrigatoriamente por Milão, devo comprar antecipadamente somente a passagem Milão-Bolonha ou é melhor comprar todo o percurso (Varenna-Milão-Bolonha)?
Desculpe se abuso da sua boa vontade.
Jussara, se vc for descer em Milão, tem que comprar Varenna/Milão e depois Milão Bologna. Se vc for diretamente para Bologna, compre Varenna/Bologna.
Abs
Damares
Damares, em 28/09 agora chego à Itália pelo aeroporto de Milão, durmo 1 noite e parto para uma estadia de 3 dias em Varenna (Lago de Como). Depois, planejei estadia de 5 dias em Bolonha (fazendo bate-voltas às cidades próximas) de onde vou até Bergamo (2 dias) e termino minha viagem com 3 dias em Milão(bate-volta Verona) de onde volto para o Brasil. Esses percursos serão de trem e já estudei os locais de partida e chegada,mas a minha dúvida é quais as passagens são interessantes comprar com antecedência e quais posso comprar na hora. Acho que as dos bate-voltas podem ser compradas na hora, né? Você acha que meu roteiro está bom?Obrigada! É sempre bom ouvir de alguém que conhece o local.
Jussara, somente os bilhetes para viajar nos trens regionais não mudam de preço mesmo comprando na última hora. Eu recomendo a comprar com antecedência para viajar com os trens da Freccia (Frecciabianca, Frecciargento, Frecciarossa), os preços aumentam muito conforme vai se aproximando da data da viagem.
Seu roteiro está bom sim.
Abs
Damares