Düsseldorf é uma cidade moderna e elegante, está situada às margens do rio Reno e encontra-se a cerca de 40 km de Colônia. A vizinhança entre as duas cidades, provocou uma certa rivalidade. E sabe qual o motivo? A cerveja! A cerveja de Colônia é a Kölsch, clara e de sabor delicado, aquela de Düsseldorf, é a Alt Bier, de cor escura e de alta fermentação, antigamente chamada também de Düssel. E se você estiver em Düsseldorf e pedir uma Kölsch, não se assuste se seu vizinho de mesa te olhar torto.
Passeio em Düsseldorf
Uma visita a cidade não pode deixar de começar a partir do bairro do centro histórico de Düsseldorf, Altstadt, literalmente “cidade velha”, que porém, tanto velha não é: após ter sofrido os fortes bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída mantendo o espírito e a arquitetura original.
Perdendo-se entre suas praças e ruazinhas cheias de barzinhos, restaurantes e cervejarias, não é difícil entender porque o bairro de Altstadt é conhecido como “o maior bar do mundo”. São quase 250 bares e cervejarias concentrados em apenas 1 km.
A Câmara Municipal, ou Rathaus (em alemão), cuja arquitetura é influenciada pelo Renascimento clássico, foi construída em 1573, está localizada na Marktplatz, no coração da Altstadt. A estrutura atual é composta por três edifícios, cada um remonta a uma época diferente. A praça é dominada por uma estátua equestre surpreendente de Jan Wellem, o principe eleitor apaixonado por arte que está enterrado a alguns passos ao norte da praça, na igreja Andreaskirche.
Burgplatz é uma enorme praça situada às margens do rio Reno onde está a torre Schlossturm, tudo aquilo que restou do palácio dos eleitores. Hoje abriga o Museu Schiffahrt que narra com mostra multimídia a história de 2.000 anos de nevagação do Reno.
Quase ao lado do Schlossturm, está situada a linda igreja de Lambertuskirche (São Lamberto), cuja construção remonta a 1380, no tempo em que a cidade era capital do Ducado de Berg. Suas características notáveis incluem o “altíssimo pináculo”, que antigamente podia ser visto praticamente a partir de qualquer ponto da cidade, mas agora se perde no meio de arranha-céus. Dizem que a principal atração desta igreja é a torre do sino que pende de um lado: essa imperfeição é devido ao fato de que, durante a construção, foram utilizadas vigas úmidas que, uma vez secas, se deslocaram levemente.
Vale a pena uma visita a igreja de São Lamberto também para apreciar as casas presentes na sua praça.
Em frente ao bairro de Altstadt, do outro lado do rio, avista-se a zona chamada Oberkassel, àrea entre as mais exclusivas e elegantes da cidade, graças a posição e a beleza das casas com vista pro Reno.
Fazer uma caminhada ao longo do rio Reno na Rheinuferpromenade – o calçadão de Düsseldorf – é um agradável passeio com uma bela vista panorâmica. Essa parte da cidade é muito animada com barzinhos um do lado do outro deixando qualquer um em total confusão sem saber qual escolher para sentar e tomar uma boa cerveja!
Prosseguindo reto pela Rheinuferpromenade, chega-se a torre Rheinturm de 234 metros, um dos símbolos mais importantes de Düsseldorf. Seu nome em alemão significa a torre do Reno, mas é conhecida também como Fernsehturm – a torre da televisão. Na verdade, se trata de uma torre de transmissão a qual pode subir até o andar mais alto graças a um elevador. Lá de cima, desfruta-se de uma vista única da cidade a 360 graus. O edifício é o mais alto de toda a capital da Renânia do Norte-Vestefália, e é também famoso porque em seu interno está instalado o maior relógio digital do planeta.
Düsseldorf é considerada a cidade mais fashion da Alemanha, e mesmo que você não tenha intenção de fazer compras, não deixe de fazer um passeio na Königsallee, chamada também pelos locais de Kö.
Nessa rua encontram-se as marcas de grifes mais famosas do mundo como Dior, Cartier, Bulgari, Gucci e Zegna. É uma avenida bem bonita conhecida por suas vetrines de luxo e também pelo canal que atravessa seu centro, circundado por árvores e bancos. Não deixe de passar na famosa doceria “Heinemann”, uma instituição da cidade por causa da excelente e grande variedade de doces e bolos também vendidos em fatias. O serviço é ótimo e os preços não são exagerados.
[caixa title=”Saiba Mais”]
Castelo de Drachenburg
Viajar de ônibus ou trem na Alemanha
Monschau – Uma encantadora cidade da Alemanha
Típica gastronomia alemã
Organize sua viagem para Alemanha visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 8
Não foi muito útil!!!
Mais eu gostei! muito bom.
Prezada Damares, PARABENS pelo site, suas dicas têm sido muito úteis
Planejo ir a Dusseldorf e gostaria de visitar livrarias e bibliotecas publicas. Teria alguma sugestão para mim?
Obrigada
Lamia, sugiro que pegue os endereços das bibliotecas online. Não conheço aquela de Dusseldorf, mas a de Colônia fica bem no centro da cidade.
Abs
Damares
Nossa preciso fazer uma visita Dusseldorf!!!
Damares
Olá!
Obrigada pelas dicas! Iremos passar 6 dias em Dusseldorf, dar um “pulinho” em Colonia é uma boa ideia?
Celina, claro que vale a pena dar uma chegada em Colônia! Pegue as dicas que coloquei aqui no blog sobre a cidade e aproveite!
Abs
Damares
Oi, Damares. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obrigada querida Natalie.
Feliz Ano Novo e longa vida pro Viaje na Viagem!
Abs
Damares