Füssen está apenas a 5km do castelo mais famoso da Alemanha, “Neuschwanstein”. Chegamos nessa linda cidade da Baviera que já era quase hora do jantar para os alemães (costumam jantar a partir das 18h nas pequenas cidades), e o que encontramos? A festa da cidade que acontece todos os anos na metade de agosto. E se como eu adoro festa…rsrsrsrs.
Nada como chegar no lugar certo na hora certa!
Fiquei impressionada com a quantidade de praças e espaços com mesas e bancos gigantes onde serviam pratos regionais, muita cerveja (é claro), e bastante gente em cada local, mas sem aquela coisa de aglomeração. Tudo isso acompanhado com música ao vivo de vários generos como jazz, floclórica e rock.
Olha, tenho que confessar que os alemães me surpreenderam, eles estavam super animados, não sei se era por causa da cerveja que ajuda um pouco, mas não vi ninguém bêbado ou alterado, mas sim famílias e jovens que se divertiam em total tranquilade e alegria. Adorei!
Eu viajo muito para região da Floresta Negra, onde reside a família do meu marido, já passei o carnaval por lá, que apesar do frio, é super alegre, mas achei o pessoal da Baviera mais aberto e festeiro.
Depois de passar o dia somente com sanduíche no estômago, merecíamos um bom jantar! E, assim, decidimos nos juntar com os anfitriões e entrar no ritmo da festa!
Este era meu prato (voltei a comer carne vermelha após 17 anos de abstinência), a carne era deliciosa, alias, não deixe de comer a carne na Alemanha, é muito boa. Agora, o mais gostoso mesmo, era a batata recheada com um creme a base de queijo e espéciarias, huuummm! Como se diz em italiano “era da leccarsi il baffo” (de lamber o bigode), acompanhado com uma cerveja fresquinha!
Este era o prato da minha filha “Knödel”, é um prato típico da Alemanha (são bolas de massa), em cada região é feito de maneira diferente, eu já conhecia aquele de batata ou de pão, mas em Füssen descobri que existe também de polenta. Era bom, mas prefiro os outros dois.
Achei estes dois músicos o máximo, enquanto cantavam, tomavam os choppinhos que estavam no chão do palco oferecidos pelo simpático público.
Füssen é pequena e graciosa, está situada no alto dos Alpes da Baviera, rodeada por bosques e lagos que compõem um cenário muito fascinante. Devido à sua localização, em apenas um dia, você consegue fazer um passeio conhecendo os muitos palácios, castelos e igrejas da região.
Na verdade, a cidade de Füssen é muito visitada graças à sua proximidade aos dois famosos castelos alemães, Hohenschwangau e Neuschwanstein. Mas mesmo passando por aqui todos os anos um grande número de turista, a atmosfera que se respira em Füssen caminhando por suas ruas estreitas, é de um lugar pequeno e aconchegante, apesar da quantidade de gente que tinha no local no dia que passamos por lá.
As casas de seu pequeno e belo centro histórico são ricamente decoradas e muitas com afrescos nas fachadas.
E não termina aqui, Füssen é um excelente ponto de partida para realizar a “Rota Romântica”, um itinerário que liga as cidades mais pitorescas e pontos de interesse da Baviera, que deve ser o máximo. Embora o transporte público na Alemanha seja ótimo, o carro é a forma ideal para viajar pela Romantische Strasse (Estrada Romântica), permitindo desfrutar plenamente a viagem, fazendo paradas para fotografar panoramas especiais e realmente inusitados, como este aqui abaixo.
Apesar de ter pego este panorama indo de Munique pro castelo de Neuschwanstein, com certeza o visual que você vai encontrar na Estrada Romântica, será tão bonito quanto este.
Mesmo conhecendo a cidade de Füssen em apenas um dia, acredito que ficar por aqui umas 2 noites não seria nada mal, desfrutando super bem da redondeza, da gastronomia, da boa cerveja e do fantástico panorama!
[caixa title=”Saiba mais”]
Neuschwanstein, o castelo da bela adormecida
Bad Münstereifel, a nova cidade outlet da Alemanha
Munique no verão!
Monschau, uma encantadora cidade da Alemanha
Düsseldorf – Alemanha. Pontos turísticos
Cidade de Colônia – Uma agradável surpresa
Organize sua viagem para Alemanha visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 2
Oi Damares, adorei rever no seu blog algumas cidades por onde andei há 22 anos atras! Fizemos na época toda a ‘estrada romantica’ de carro. Lindas cidades! Viagem maravilhosa! Adoro seu blog! Ficou lindo. Beijos. Eliana.
Olá Eliana “Bentornata”! Obrigada pelo elogiu ao novo visual do blog, eu tb gostei bastante.
Você já fez o percurso da Estrada Romântica? Que legal, me deu uma vontade louca de fazer também.
Um grande abraço
Damares