O castelo da Bella Adormecida se chama Neuschwanstein, é o monumento mais fotografado em toda Alemanha, e depois de 13 anos de trabalhos de restauração, está ainda mais fascinante! Por aqui passam cerca de 1 milhão e 400 mil turistas a cada ano.
Desde 2000, as enormes fachadas do castelo Neuschwanstein, por serem expostas a um clima rígido, estavam cobertas por andaimes, necessários para a restauração de suas paredes de pedra calcária. Agora, após mais de uma década, o Neuschwanstein está de volta a brilhar para a alegria de todos aqueles que desejam voltar pra casa com uma foto espetacular do castelo no fundo, como eeeuuuuu!
O castelo de Neuschwanstein ergue-se imponente aos pés de uma montanha, perto do lago Alpsee e ao lado de uma garganta vertiginosa, a “garganta Pollat”, encimada por uma ponte de 90 metros de altura de onde pode-se desfrutar de uma vista fantástica do vale e do castelo.
A foto abaixo é a ponte onde eu estava aqui acima “Ponte Marienbrücke”.
Foto tirada de dentro do castelo
Garganta Pollat. Foto tirada de cima da ponte
O castelo da Bela Adormecida está situado na Baviera, na localidade de Schwangau, perto de Fussen (cidade que faz parte da Estrada Romântica), quase na fronteira com a Austria e não muito longe de Innsbruck. Encontra-se apenas a 1 hora e 40 minutos de Munique, cidade onde eu estava hospedada com minha família.
A viagem de carro é fenomenal, passamos por cada paisagem de deixar qualquer turista de boca aberta, eu fiquei encantada, queria parar o carro toda hora pra tirar fotos…rs.
De um momento pro outro, avisto de longe esse monumento maravilhoso e fico sem respiro, tentando entender como é que conseguiram construir uma coisa colossal dessa no pico de uma montanha assim alta em pleno século XIX sem os recursos de hoje. São imagens que me surpreendem sempre, e não é à toa que inspirou a Walt Disney nos castelos da Cinderela, Branca de Neve e da Bela Adormecida. É sim, este é um dos castelos que você viu quando era criança nesses filmes ou que assistiu recentemente com seus filhos.
O castelo de Neuschwanstein foi edificado pelo Rei Ludwig II da Baviera, chamado também de Rei maluco. Nomeado como Cavaleiro do Cisne de uma obra de Wagner (era amigo do rei), o castelo foi construído em quatro andares, mede aproximadamente 6.000 metros quadrados e possui várias torres, algumas pequenas e outras altas, medindo até 80 metros.
Sugiro que você saiba como visitar o castelo de Neuschwanstein para fazer um passeio prazeroso sem estresse como o meu, perdendo muito tempo na fila para comprar o ingresso.
Como visitar o castelo de Neuschwanstein sem pegar fila!
Se você pretende visitar o castelo, saiba que se não reservar, vai passar um dia inteiro só pra fazer essa visita, porque vai ficar na fila umas 2 horas para comprar o bilhete, podendo entrar no castelo somente no horário que reservarão pra você, geralmente depois de 2/3 horas, ou seja, após 2 horas em pé na fila, vai ter que esperar mais umas 3 horinhas. É bem puxado! Claro que o maior fluxo de turista é mais frequente nos meses de alta estação, de maio a setembro, mas no inverno o castelo também recebe bastante visita. Este é um dos castelos da Alemanha mais visitados, então se organize antes para não perder muito tempo na fila.
Uma dica, não chegue e suba diretamente pro castelo, pois o lugar para comprar o bilhete encontra-se na parte de baixo, perto do estacionamento. Pode subir a pé (30 minutos), de carroça (6 euros) ou de ônibus (1,80 euros), tem fila para o ônibus também, mas essa é rápida.
A fila e a reserva para entrar no castelo é uma maneira organizada para visita-lo, evitando congestionamento, porque tem realmente muita gente. A visita é feita com um guia, os visitantes recebem um auricular no idioma escolhido (ainda não tem em português).
Deixo aqui indicações para reservar, paga-se 3 euros a mais (o bilhete custa 12 euros), mas juro que vale a pena:
Bilheteria / Ticketcenter
Neuschwanstein-Hohenschwangau
Alpseestraße 12, 87645 Hohenschwangau
Telefone: +49 (0) 83 62 – 9 30 83-0
Fax: +49 (0) 83 62 – 9 30 83-20
Site: ticket-center-hohenschwangau.de
A Baviera é repleta de castelos (adoro castelos), todos parecem que sairam de dentro de uma história de fábulas, e pra quem estiver com intenção de organizar uma viagem conhecendo essas maravilhas, é só comprar o bilhete acumulativo “Königsschlösser” (Castelos reais), custa 24 euros podendo entrar no Herrenchiemsee, Linderhof e Neuschwanstein.
E antes de concluir este post mágico, informo que praticamente ao lado do Neuschwanstein, tem outro castelo, o Hohenschwangau, que também vale a pena uma visita.
[caixa title=”Saiba mais”]
Bad Münstereifel, a nova cidade outlet da Alemanha
Oberammergau, a cidade das casas encantadas
Füssen em festa!
Monschau, uma encantadora cidade da Alemanha
Munique no verão!
Cidade de Colônia – Uma agradável surpresa
Organize sua viagem para Alemanha visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 8
Prezada Damares.
Quem descobriu seu site foi um irmão meu que mora nos EUA.
Estou indo com minha esposa para Alemanha para passar 1° semana de setembro. Temos amigos em Munique onde nos receberam no ano passado.
É fácil chegar de carro até o parque vindo de Munique?
Pelo que entendi pelo site pode-se comprar/pagar apenas a reserva de data e hora da visita. É isto mesmo??
Parabéns pelas lindas fotos, esperamos que ao vivo seja no mínimo lindo que nem nelas.
Abraços
Rubinho
Olá Rubinho! Opa, já cheguei nos EUA? rsrsrs.
Se você comprar online, pode já escolher o horário, chegando no parque, é só seguir pra parte de visitas reservadas e depois subir pro castelo. Essa espera toda de pro turno que eles escolhem, é pra quem não reservar online, foi o erro que cometi.
É super tranquilo chegar de carro a partir de Munique, as estradas são ótimas e tem estacionamento (a pagamento).
Abs
Damares
Olá,
Gostei das dicas. Será seguro comprar os bilhetes de ingresso para o castelo neste site? vamos em setembro pode comprar agora em fevereiro
Obrigada pelas dicas Marcia Lordelo
Marcia, este é o link da empresa que vende os bilhetes online para visitar o castelo. Acredito que seja seguro sim.
Geralmente a compra é possível a partir de 2 meses antes da visita.
Abs
Damares
Olá Damares, estou encamtada com o seu blog. Vou no final de setembro, começarei por Veneza, Insbruck, fussem para fazer a rota romântica. Farei de motocicleta! Perguntinha: voce acha que nessa epoca estara muito frio? Vi seu comentário a respeito de rupas termicas, será o caso?
Outra coisa, pensei em fazer Insbruck ate Rotherburg em 05 dias, voce acha que da para conhecer bem?
Muito obrigada desde já.
Bj
Katia
Katia, com certeza será uma viagem muito bacana, porque a região é deslumbrante, de moto então…
Acredito que dê pra conhecer sim, são cerca de 3h e 30 minutos de vaigem, e Rothenburg se conhece em 2 dias. A cidade é muito bonita.
Abs
Damares
Estive ai em julho/2006, ainda bem que não estava com andaime não! Já tinha tentado ir em dezembro/2004, mas a neve era tanta naqueles dias que a estrada estava fechada! É mesmo um sonho de lugar, ainda tenho que fazer um post sobre lá!
Olá Fernanda, o castelo é lindo mesmo. Olha, a cor do andaime era quase igual a do castelo, e talvez quando vc o visitou, o andaime estava da outra parte do castelo, porque ele não foi completamente coberto de uma só vez, mas por partes. Eu vi uma foto dele no período da restauração lá na Alemanha.
Abs
Damares