Na Itália existem 154 possibilidades para fazer uma Rota do Vinho. A mais famosa em todo o mundo, é aquela da Toscana. Mas isso não significa que as outras sejam menos interessantes, pois o que não falta nesse país, é lugar bonito e vinho de qualidade.
A Rota do Vinho Cesanese, é sem dúvida um dos itinerários mais sugestivos e conhecidos da região do Lazio, envolve as províncias de Serrone, Piglio, Paliano e Acuto, territórios onde se cultiva aquelas videiras em que há origem o famoso Cesanese. O terreno protegido pelo Monte Scalambra, abriga vinhedos de alta qualidade onde famílias cuidam com muita atenção e uma rica e longa experiência, além de grande amor pela própria terra.
Visitar estes lugares e vinícolas, falar com os antigos e novos produtores, experimentar um bom vinho, é um imenso prazer quase inexplicável! Essa é uma daquelas viagens que marcam eternamente, porque é uma experiência vivida onde cultura, gastronomia e ambiente se fundem maravilhosamente bem. Adorei fazer esse percurso, pena que foram apenas 3 dias e passaram muito rápido, mas espero poder voltar em breve, porque amei a região.
Esta minha viagem, foi feita com um grupo de operadores turísticos, onde visitamos várias partes do território, o qual oferece uma incrível riqueza natural, histórica e enogastronômica.
Rota do Vinho no Lazio
Passamos metade de um dia na vinícola Casale Verde Luna em Piglio, conhecendo suas vinhas e o método de produção.
A visita a vinícola fechou com chave de ouro com um almoço dos deuses acompanhado com ótimos vinhos, obviamente!
Adoro entradas, e a Itália é expert no assunto!
O lugar funciona também como pousada, e se você gosta de acordar com paísagens como essas abaixo, então esse pode ser o lugar ideal para você pernoitar!
O itinerário territorial dedicado ao tema das videiras e do vinho, compreende algumas províncias de Roma e de Frosinone. A Rota do Vinho Cesanese, chamada em italiano “ La Strada del Vino Cesanese” (A estrada do Vinho), foi constituída em 2006 sem fins lucrativos, com o objetivo de fortalecer a cultura de qualidade e a hospitalidade do território valorizando as peculiaridades enológicas, gastronômicas, históricas e ambientais presentes no percurso.
O Cesanese de Olevano Romano e aquele de Affile, são certamente um dos produtos mais históricos e típicos da província de Roma. É o vinho dos papas e imperadores que durante séculos tem acompanhado festas e banquetes.
O cultivo dos dois vinhos, têm o reconhecimento DOC, Denominação de Origem Controlada. Com Piglio, na província de Frosinone, Olevano Romano e Affile, pertencentes a província de Roma, compõem um “triângulo” de três vinhos DOC.
Degustações podem ser feitas ao longo do caminho da Rota do Vinho Cesanese, com uma série de itinerários descobrindo vinícolas e restaurantes nos quais você vai conhecer a história deste vinho, entendendo o modo de produção e as peculiaridades. Tudo isso combinando com as delicias gastronômicas da região, é claro!
Caso queira pernoitar na região num lugar muito sugestivo, romântico e chic, o Grand Hotel Palazzo della Fonte pode ser uma boa opção. Nosso grupo ficou hospedado nesse hotel, onde passamos 3 noites fantásticas. O hotel é antigo, mas a maioria dos apartamentos foram restaurados. Tem um lindo Spa e piscina externa. O restaurante é dívino, comemos maravilhosamente bem. Aliás, comemos em vários restaurantes do território e sempre muito muito bem!
Saiba Mais
Aguas termais curativas e golf pertinho de Roma
Capela sistina medieval em Anagni
Viagem pela Itália descobrindo lugares inusitados
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel com o booking.com
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
Respostas de 10
Estou em Ostia Antica. Vou embora dia 28/09/2016 e antes disso quero ir nessa venicola. Como faço ? Qual o valor ? É o dia inteiro o passeio ? Como funciona ? Se puder passar os telefone de contato eu agradeço. Fico no aguardo
Ola Eloane. Esse passeio é para um grupo formado de no minimo 4 pessoas, se vc estiver sozinha nao vale a pena porque ficaria muito caro.
O contato é através de keviagem. Caso esteje em mais pessoas e deseje fazer o passeio, basta enviar um email de solicitacao: contato1@localhost
Abs
Damares
Damares, não acho muitas informações então se puder me ajudar agradeço. Em junho vou para Roma e quero saber se existem opções de roteiros do tipo “bate-volta” a partir desta cidade, pois não estou muito afim de ficar trocando de cidade por conta dos check ins, malas etc, e já que tenho somente 10 dias. Pensei em ficar em Roma e em Napoles, dividindo a viagem.
Jaine, dá uma olhada nesse post: http://keviagem.com/dicas-de-cidades-para-fazer-bate-e-volta-de-roma/
Abs
Damares
Ola Damares, e possivel fazer alguma destas rotas de vinho bate e volta de Roma?
Olá Tais. É possível sim, mas eu recomendo a alugar um carro e fazer esse passeio a partir de abril até outubro.
Abs
Damares
Muito legal. Ótimo para quem é apreciador de vinhos e deseja fugir dos roteiros tradicionais e das cidades grandes. Uma dúvida: Cesanese é o nome da uva ou é uma marca da região?
Abs
Gil
Olá Gil, a uva e o vinho se chamam Cesanese. Depois tem os tipos de vinhos que foram feitos com um determinado tipo de uva de uma região como, por exemplo, o Cesanese de Affile.
Abs
Damares
Oi, Damares. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Ei Natalie/Bóia, obrigada!
O lugar é divino e espero que os viajantes brasileiros possam descobri-lo.
Abs
Damares