O grande problema de ficar só 1 dia em Lisboa, é que você vai se apaixonar loucamente pela cidade e vai se arrepender de não ter ficado mais dias. Mas, talvez, você esteja numa conexão de muitas horas e quer aproveitar para fazer alguns passeios em Lisboa.
Eu entendo perfeitamente, mesmo porque, o aeroporto fica próximo do centro de Lisboa e, ainda por cima, possui uma estação de metrô que te leva até o centro da cidade em poucos minutos.
Lisboa é uma cidade muito antiga e, portanto, rica de história. Muita gente não sabe, mas Lisboa é mais antiga do que Roma, ela começou a ser abitada muito antes de Cristo. Muitos povos passaram por aqui como: celtas, fenícios, gregos, romanos, visigodos e mouros.
Estamos falando da capital de um país, que já foi um grande império mundial nos séculos XV e XVI, que ousou a desbravar o Oceano Atlântico, se tornando uma grande potência marítima.
Então, você pode imaginar o quanto ela oferece ao visitante. E, obviamente, é impossível em apenas 1 dia em Lisboa, conhecer todas as suas atrações, mas sim apenas uma parte do seu centro histórico.
Se você desejar fazer passeios em Lisboa em maneira mais otimizada e com conhecimento do que está visitando, além de seguir um percurso bem preciso, entre em contato comigo para fazer um passeio guiado, será um grande prazer te mostrar uma das cidades mais fascinantes da Europa e sua história.
Resumo dos lugares a visitar em 1 dia em Lisboa
• Baixa de Lisboa
• Bairro de Alfama
• Bairro da Mouraria
• Bairro do Chiado
• Bairro Alto
Claro que tem muito mais o que fazer em Lisboa, mas apenas em poucas horas, o ideal é conhecer os lugares mais tradicionais, os quais também fazem parte de períodos históricos muito importantes da cidade.
O que fazer em 1 dia em Lisboa
1) A Baixa de Lisboa, também conhecida como a Baixa Pombalina, é o centro nevrálgico da cidade. Uma parte da Baixa de Lisboa, corta o centro no meio dividindo-o em 2 lados. A partir daqui, você poderá seguir para a Mouraria e Alfama de um lado, ou para o Chiado e Bairro Alto do outro.
A Baixa de Lisboa, como o nome mesmo diz, fica na parte baixa da cidade, com ruas planas e sem ladeiras.
Aqui você poderá visitar a Praça do Município, a Praça do Comércio, a Rua Augusta e subir no seu Arco Triunfal, o Elevador Santa Justa, a Praça dom Pedro IV (conhecida como Praça do Rossio) e a Praça dos Restauradores.
2) Deixando a Baixa de Lisboa, siga em direção ao Bairro de Alfama, onde poderá visitar a igreja de Santo Antônio, a Sé de Lisboa, o Teatro Romano, o mirador de Santa Luzia, o mirador de Portas do Sol, o Castelo de São Jorge e os labirintos do segundo bairro mais antigo da Europa.
3) Prossiga para a Mouraria, o bairro histórico e multicultural de Lisboa. O lugar onde nasceu o fado, e que abriga mais de 56 etnias diferentes. Aqui você irá encontrar ruas estreitas com antigos edifícios restaurados e tradicionais restaurantes portugueses, que são as famosas tascas.
4) Agora é hora de voltar em direção à Baixa de Lisboa, para seguir para o outro lado da cidade, o Bairro do Chiado.
Você irá chegar no bairro dos intelectuais do início do século XX, onde escritores, jornalistas e muitos personagens famosos frequentavam. Por tal motivo, o local possui belos e antigos edifícios, cafés, livrarias e lojas históricas.
Aqui você poderá visitar o Convento do Carmo, o topo do elevador Santa Justa, o Teatro São Carlos, o Teatro da Trindade, a livraria Bertrand, o conhecido Café A Brasileira, e as ruas de lojas para todos os gostos, Rua Garret e Rua do Carmo.
5) O antigo Bairro Alto, tem uma vida mais tranquila durante o dia, e uma noite bastante animada. Pois, este é o bairro das baladas, onde os barzinhos lotam e tem muito movimento, sobretudo nos finais de semana. Mas nem todas as ruas são repletas somente de barzinhos, algumas têm também ótimos restaurantes e casas de fado.
Aqui você poderá visitar a Praça Luís de Camões, também conhecida como Largo Luís de Camões (esta praça divide o Bairro Alto do Chiado), a igreja e museu de São Roque, o ascensor da Glória e o mirador de São Pedro de Alcântara.