por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

viagem à Itália

Viagem à Itália: como dividir os dias em cada cidade

Sua viagem à Itália está chegando e você ainda não sabe como montar seu roteiro e muito menos quantos dias ficar em cada cidade? Fica tranquilo, seus problemas acabaram, aqui você vai descobrir como dividir os dias nas cidades da Itália e irá conseguir preparar seu roteiro bem rapidinho.

Veja a seguir o que visitar na Itália com várias opções de dias no país. Comecei com 10 dias porque acredito que menos do que isso só dá mesmo pra visitar umas 2 cidades.

Viagem à Itália de 10 dias

Apesar dos dias serem poucos, você conseguirá visitar 3 importantes cidades da Itália e algumas menores com bate e voltas. Se é sua primeira vez no país, sugiro que conheça as cidades mais visitadas, apesar do forte turismo de massa que leva às cidades um grande fluxo de turista o ano inteiro, elas não podem ser deixadas de lado para uma possível próxima vez.

Viagem pela Itália
Viagem pela Itália – Florença

Procure chegar por Roma e ficar 4 dias na cidade. Prossiga para Florença e fique 4 dias (aproveite para visitar algumas cidades da Toscana com bate e voltas usando Florença como base). Siga para Veneza e permaneça 2 dias.

Dependendo da companhia aérea que você viajar, poderá comprar o voo chegando por Roma e partindo de Veneza. Caso seu voo não permita fazer esta rota, sugiro que compre ida e volta por Roma. Esta viagem pode ser feita de trem, as distâncias entre as localidades não são grandes, somente para visitar as cidades da Toscana que recomendo alugar um carro ou fazer excursões de grupo ou passeios privados.

Viagem à Itália de 15 dias

Use o mesmo trajeto acima de 10 dias até Veneza, depois siga para Verona e fique 2 dias na cidade. Prossiga para Milão e permaneça 3 dias.

Nesse caso, se conseguir um voo que chegue por Roma e parta de Milão, será o ideal. Caso não seja possível, você vai ter que retornar pra Roma. Os deslocamentos podem ser feitos de trem, somente para fazer os passeios na Toscana que sugiro um carro ou excursão, como já mencionado.

Cidades da Itália - Veneza
Cidades da Itália – Veneza

Viagem à Itália de 20 dias

Sua viagem à Itália está ficando perfeita, com 20 dias no país você poderá desfrutar mais ainda da terra da boa gastronomia.

Sugiro que chegue por Milão e vá descendo ou vice e versa.
Em Milão, fique 3 dias (o dia de chegada do voo internacional é quase sempre perdido). Depois siga para Verona e fique 2 dias. Prossiga para Veneza e passe 2 dias na cidade. Siga para Florença e permaneça 4 dias (aproveite para fazer bate e voltas nas cidades da Toscana usando Florença como base). Desça para Nápoles e fique 2 dias. Prossiga para Sorrento e permaneça 3 dias (use a cidade como base para visitar a Costa Amafitana e a ilha de Capri). Siga para Roma e permaneça 4.

Viagem à Itália
Duomo de Milão

Nesse caso, recomendo que compre um voo com chegada por Milão e partida de Roma, se fizer o percurso ao contrário, o voo também muda, chegando por Roma e partindo de Milão. Os deslocamentos podem ser feitos de trem, apenas os passeios na Toscana (já citado acima) e na Costa Amalfitana que recomendo alugar um carro ou fazer excursão de grupo, ou passeio privado. Caso seu voo de retorno parta de Milão, depois é só pegar o trem em Roma.

Viagem à Itália de 25 dias

Ueba! Agora sua viagem pela Itália será perfeita, pois você vai ter tempo suficiente para conhecer inclusive um pouco da cultura local.

Você poderá chegar por Milão e ir descendo ou vice e versa.
Em Milão, fique 3 dias. Siga para Verona e fique 2 dias. Prossiga para Veneza e passe 2 dias na cidade. Continue para Florença e permaneça 4 dias (aproveite para fazer bate e voltas nas cidades da Toscana usando Florença como base). Prossiga para Perugia e fique 3 dias (use Perugia como base para visitar algumas cidades da Umbria). Desça para Nápoles e fique 2 dias. Prossiga para Sorrento e fique 3 dias (use a cidade como base para visitar a Costa Amafitana e a ilha de Capri). Siga para Roma e permaneça 4.

viagem à Itália
Costa Amalfitana

Nesse caso, recomendo que compre um voo com chegada por Milão e partida de Roma, se fizer o percurso ao contrário, o voo também muda, chegando por Roma e partindo de Milão.

Caso você não queira visitar Nápoles e a Costa Amalfitana, sugiro que permaneça mais dias em Milão e faça bate e voltas: Lago de Como, Lugano (na Suiça), Sirmione. A outra opção é ficar mais dias em Roma e fazer bate e voltas nas cidades vizinhas.

Claro que esta é apenas uma ideia das cidades que você poderá visitar na sua primeira viagem à Itália. Use os exemplos aqui presentes, e monte seu roteiro com as cidades que pretende conhecer permanecendo em cada uma o necessário se baseando no que elas oferecem de interessante.

[caixa title=”Planeje bem sua viagem”]

Organize sua viagem para Itália 

Reserve seu hotel com o booking.com

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

 

 

Respostas de 16

  1. Boa noite , estou querendo fazer uma viagem de 11 dias , casal jovem, sendo que chegarei no primeiro dia as 17h em Roma e partirei no último dias as 18h de Milão Então seria nove dias inteiros . Queria conhecer Roma e de alugar um carro e fazer florenca , pisa , Veneza e terminar em Milão . Vc acha suficiente esses dias ? Setembro eh um mês bombara conhecer a Itália ? Quente ? Frio ? Baixa estação ? Obrigado pela atenção

    1. Olá Pablo. Pode até dar sim, nesse caso deixe para ficar apenas 1 dia em Milão. Apesar de ser uma cidade interessante, é aquela com menos monumentos históricos e ruínas.
      Roma precisa de uns 3 dias inteiros, pelo menos. Florença e as outras cidades mais uns 4.
      Abs
      Damares

  2. Olá Damares vc recomenda uma visita a Lugano no fim de janeiro, ou seja no inverno. Iria de trem. Bate e volta. Aguardo sua opinião. Obrigada. Natalia

    1. Natália, Lugano é fofa mesmo no inverno, claro que no verão ela é muito mais bacana, mas se vc vai estar em janeiro por lá e deseja conhecer a cidade, vá mesmo assim. Deixe para decidir quando estiver lá, assim vc vai num dia de sol, porque se estiver chovendo, não vale a pena.
      Abs
      Damares

  3. Vou viajar em dezembro com minha
    família eu meu esposo e dois adolescentes para Itália, chegando em Milão, ficaremos 30 dias. Qual melhor roteiro vc me indica. Obrigado!

    1. Olá Neide. Bom, 30 dias não são poucos e vocês poderão conhecer muita coisa bacana se fizerem um roteiro bem otimizado. Mas fica difícil eu dizer aqui em poucas palavras como organizar uma viagem de 30 dias. Claro que posso lhe dizer as cidades imperdíveis pra quem vai à Itália pela primeira vez (Roma, Florença, Veneza, Verona, Milão), mas isso acho que você já sabe, imagino que queira ter mais indicações e informações. Sugiro que dê uma lida na nossa página de Consultoria de viagem para Europa: http://keviagem.com/consultoria-de-viagem-para-europa/
      Abs
      Damares

  4. Ciao Damares, farei minha segunda viagem à Itália, fiquei encantada, com a primeira e quero voltar, minha irmã morou em San Lazaro di Savena (Bologna), e conheci Veneza, Ferrara, Rimini, Ravena, Roma, Florença, Pisa, Assis, queremos conhecer Milão, o sul, Nápoles, Sorrento, Costa Amalfitana, Capri, mas iremos no outuno, Outubro, ficaremos 25 dias e queremos incluir Grécia, estava vendo uns posts, e fiquei na dúvida por qual País começar e terminar, qual cidade da Itália fica mais próxima para fazer viagem Grécia/Itália?! No sul melhor ficar Sorrento ou Nápoles como base? Queríamos tentar dar uma passadinha nos alpes o passei de trem, saindo de Tirano, poderia nos clarear nessas dúvidas? teria um e-mail para trocarmos mais informações?! Obrigada!

    1. Cecilia, para dirigir na Itália é necessário ter o PID, que é feito no Detran. Precisa dirigir com o PID junto com a Carteira de Habilitação.
      Abs
      Damares

    2. Pôxa, eu estou morando em Dublin, nem tenho como tirar isso no Brasil. Mas obrigada pela informação… e parabéns pelo BLOG, gostei muito!

    3. Cecilia, vc pode arriscar e se te pararem mostre seu documento de residência na Irlanda e explique. Na hora de retirar o carro na locadora, eles não pedem carteira de habilitação internacional, você pode mostrar a brasileira, o problema é se pegar um blitz na estrada, a policia pode de dar uma multa.
      Abs
      Damares

  5. Boa noite… chegarei em Milão por Linate p seguir para Bolzano(parentes) ou ir ate Verona e irão nos buscar lá… penso em dormir em Milao … qeria passar em Caravaggio e depois seguir para Verona ou Bolzano… vc pode orientar como fazer esse roteiro? Trem ou carro? Nossa 1. Vez ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo