por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

Viajar para a Europa no verão

É muito importante você conhecer um pouco sobre a estação do ano do seu destino. Viajar para a Europa no verão é uma maravilha, mas será que os meses mais quentes é para todos os tipos de viajantes?

O verão na Europa começa dia 21 de junho e vai até 22 de setembro.
A altíssima temporada na Europa é nos meses de julho e agosto, devido ao calor e também porque as escolas fecham e os pais podem aproveitar para tirar férias..
Agosto é o mês de férias mais forte no continente europeu, eu costumo dizer que é o período de férias coletiva dos europeus porque é quando a maioria viaja mesmo! Mas o europeu enche os lugares de praias, lagos e montanhas, dificilmente passam férias em cidades turísticas como Paris, Roma, Londres e outras. Isso porque eles querem mesmo é curtir o verão em lugares onde possam aproveitar para ficar ao ar livre e sentir menos calor. Mesmo porque, morando na Europa, eles podem ir para cidades assim turísticas em outros períodos do ano, né?

viajar para a Europa

Agora, com isso, muitos lugares fecham mesmo em algumas cidades grandes, a maioria não fica no centrão turístico, mas pode acontecer também. Então não se assuste se você chegar diante de um restaurante e se deparar com um cartaz na porta com tal informação: fechado para férias, reabriremos em setembro. Sobretudo na semana de 15 de agosto, que é feriado em alguns países da Europa e cai bem na metade do mês, o que contribui para as férias serem ainda mais bem aproveitadas já que tem um feriado ai bem no meio do mês.

VIAJE PARA A EUROPA EM MANEIRA BEM ORGANIZADA. QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI!

E se os europeus escapam das grandes cidades do continente, os turistas internacionais as invadem. Não só as grandes como também outras menores muito visitadas como Veneza, Sevilha e ai por diante.
Quando você pensar em viajar para a Europa em julho e agosto, esteja preparado para muito sol, calor e muita gente. Em teoria, o verão é a estação seca e quente da Europa. Digo em teoria porque o verão na Europa não é igual para todos os países do continente.
Apesar do clima estar cada vez mais quente e este ano estar fazendo muito calor, inclusive em alguns países do norte da Europa, a tendência nesses países é de ter um clima mais fresco. Uma boa opção para quem não curte muito calor e não quer renunciar à sua viagem para a Europa no verão, é visitar o Velho Continente nos meses de maio, junho e setembro. O clima é quente mas nada de exagerado, é um calor mais ameno.

verão na Europa

Mas é no verão que rola muita coisa bacana na Europa. Assim como no Brasil, o verão é quando acontecem muitos eventos no continente europeu como festivais de música, street food (são os eventos de comida de rua), eventos de vinho (se o país produzir vinho). Em Portugal, por exemplo, acontece a festa de Todos os Santos no mês de junho, não é em julho ou agosto, mas é no verão e tem muita alegria durante o mês inteiro.

O verão na Europa é cheio de cores, de alegria e vibração. As ruas ficam tomadas de gente de várias partes do mundo, os bares e restaurantes com mesas nas calçadas. Eu adoro o verão europeu.
Além disso, os dias de verão na Europa duram muito mais do que aqueles de inverno. O sol se põe entre às 21h e 22h (dependendo da posição do país) e nos países mais ao norte o sol se põe ainda mais tarde.

Agora, se você não curte muito calor, evite viajar nessa época. Em algumas cidades da Europa chega a 40 graus com uma umidade bem alta, e quando isso acontece é muito ruim porque se torna difícil passear pelas ruas. E olha que isso pode acontecer inclusive em países do norte da Europa, lugares que geralmente não faz muito calor.
O pior é que muitos estabelecimentos comerciais não têm ar condicionado porque o calorzão mesmo dura uns 2 meses. E quando isso acontece em países onde não faz muito calor, esse país está ainda menos preparado e geralmente não tem ar condicionado em lugar nenhum, nos transportes, nos restaurantes e na maioria dos locais porque eles estão preparados para um inverno frio, mas não para enfrentar um calor exagerado que não faz parte da vida deles. Quando eu morei em Colônia na Alemanha, peguei um calor terrível em julho e era impossível usar os meios de transportes. Ainda bem que durou poucos dias.

Dicas para não derreter durante seus passeios na Europa no verão:

1- Evite visitar atrações ao livre entre às 12h e 15h, é o pior horário. Em alguns lugares atè às 16h é impossível ficar na rua como Sevilha, por exemplo.
2- Alterne seus passeios em lugares fechados e lugares ao aberto, não passe horas caminhando debaixo de um sol de 30 graus pra cima.
3- Use chapéu, boné e protetor solar. Sim,o sol aqui na Europa queima.
4- Muitas cidades tem bebedouros com água potável, compre uma garrafinha no supermercado que custa bem baratinho e vá enchendo nesses bebedouros, pois vai custar muito caro comprar nos bares e dos vendedores ambulantes.
5- Compre os ingressos para visitar as atrações com antecedência pela internet com hora marcada para não ficar horas na fila embaixo do sol.
6- Leve roupas leves na mala como shorts, bermudas, blusas sem alça, camisetas, vestidos, calça, sandália e tênis. Mas não deixe de levar uma jaquetinha porque à noite a temperatura pode cair em determinados lugares, e se chover também refresca. Se seu destino é para um dos países do norte da Europa, então leve roupa de meia estação e também um casaco. Mas muita atenção ao tamanho da mala, procure se conter e colocar o necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo