Você vai encontrar 21 dicas bem bacanas nesse post para saber o que fazer em Milão!
Eu sempre achei Milão a São Paulo da Itália, cheia de contrastes e atraente. Não é uma cidade rica em Monumentos como Roma ou Florença, pois foi muito castigada durante a Segunda Guerra Mundial, sendo destruída e perdendo muitas riquezas históricas. Mas é rica em cultura, oferece ótimos museus, lindos pátios de prédios, edifícios magníficos, além de possuir excelentes restaurantes, muitas opções para fazer shopping/compras, uma vida noturna movimentada e uns cantinhos muito interessantes.
Visite nossa página de Consultoria de viagem para Europa.
A capital italiana da moda é tão animada, que você não vai ter dificuldades para saber o que fazer em Milão durante sua estádia. Mas claro que com minhas dicas de Milão, você vai ficar mais bem informado e já vai saber onde ir e quais as melhores atrações vale a pena visitar.
O que fazer em Milão com indicação de restaurantes
01. Catedral de Duomo
Você pode começar visitando o símbolo da cidade, a belíssima catedral de “Duomo”. A construção da igreja começou em 1386 e demorou 6 séculos para terminar totalmente. A entrada na igreja é grátis, mas se quiser visitar o teto (sobe-se de escadas ou elevador) tem que pagar. Se o dia estiver ensolarado e límpido, vale a pena dar uma subida no teto da igreja na parte externa, vai ter uma super vista do centro da cidade (para caminhar em cima da catedral de Duomo, precisa estar usando sapatos confortáveis). Não é permitido ingresso para quem está vestido com bermuda ou blusa sem manga. Então se estiver passando por aqui no verão, traga uma blusinha para se cobrir, porque Milão faz calor, e provavelmente você estará vestido bem a vontade.
02. Galeria Vittorio Emanuele II
Ao lado de Duomo encontra-se a Galeria Vittorio Emanuele II. Foi construída na metade do século XIX com a idéia de permitir uma passagem coberta da Piazza Duomo á Piazza della Scala. Hoje é uma bonita galeria com várias lojas de marcas famosas, restaurantes e bares. O lugar é convidativo para sentar e tomar um café, ou atè mesmo fazer uma refeição, mas saiba de antemão que é caro. A mesma dica vale para os barzinhos com mesas nas calçadas que estão em Corso Vittorio Emanuele e Via Dante. Só pra dar uma idéia, tomar um chopp sentado fora em um dos bares dessas duas ruas ou na galeria, custa cerca 8 euros.
03. Pinacoteca Ambrosiana
A Pinacoteca Ambrosiana está situada pertinho de Duomo, num edifício do século XVI, oferecendo ao público quatro séculos de precioso patrimônio de livros e pinturas, onde conserva o “Codigo Atlântico” de Leonardo da Vinci, a maior e mais importante coleção de desenhos, pinturas e anotações desse artista fabuloso.
04. Castelo Sforzesco
Milão também tem um castelo, se chama “Sforzesco”. Foi edificado no século XV, virou quartéis ao longo dos anos e, finalmente, tornou-se sede de museus e instituições culturais. É um monumento fascinante, rico de história e mistério, vale uma visita. O Castelo abriga algumas obras-primas de Canaletto, Mantegna, Bellotto e muitas outras. A entrada no castelo é gratuita, mas paga-se para visitar os museus (€ 5)
Veja o post sobre o castelo:
Conheça o castelo de Milão!
05. Igreja San Maurizio al Monastero Maggiore: a capela Sistina de Milão
Uma pérola pouco conhecida da cidade, é tão especial que ganhou o apelido de “rival” da Capela Sistina. Possui um maravilhoso espetáculo de afrescos do século XVI, que reveste toda a igreja.
A igreja encontra-se em Corso Magenta, 13 (aberta de terça a sábado das 09h30 às 17h30, nos meses de junho e julho 2012, fecha as 22h)
06. Pinacoteca de Brera
Só de conhecer o edifício barroco onde encontra-se essa Pinacoteca, já vale a pena a visita. Situada no charmoso bairro de Brera, abriga um rico museo e algumas instituições culturais milanesas como a prestigiosa Academia de Belas Artes.
07. Gallerie d’Italia (Galerias da Itália)
As Galerias da Itália foram recentemente inauguradas, mas já são muito apreciadas nas salas do período de 1700 no Palazzo Brentani, completamente restaurado. São 200 obras de artistas consagrados da época de 1800. O endereço é Via Manzoni 10, esquina com Piazza Scala (Praça Scala).
Abertura de terça a domingo das 09h30 às 19h30. Quinta feira fica aberto até às 22h30.
08. Bairro de Brera
Não consigo ficar sem dar um toque desse lugar cheio de glamour. O bairro de Brera é muito interessante, digamos que é um chic não ostentador e exagerado, como se diz em italiano, ele é “particolare”. Cheio de galerias de artes, bons restaurantes, bares e lojinhas de roupas e sapatos bem legais. É um dos lugares indicados para fazer um bom happy hour/aperitivo e ver muita gente bonita.
09. Rodar pela cidade em bicicleta
Alugar uma bike através da loja de bicicletas Rossignoli.
Como funciona?
Você vai diretamente na loja e aluga, sem necessidade de reservar (convém reservar para grupos). Leve o passaporte, o atendente vai tirar uma fotocopia, e você precisa deixar uma caução de 100 euros como garantia.
Site: www.rossignoli.eu
10. Bairro dos Navigli
O bairro dos Navigli é o mais antigo de Milão, encontra-se no homônimo canal, o qual foi construído nos anos de 1177 a 1257 para facilitar o transporte de mercadorias da cidade.
O bairro dos Navigli é também um dos pontos de encontro da cidade, onde pessoas de todas as idades que gostam da mistura de boemia e alternativo, circulam às margens dos canais (são 2 canais) entrando e saindo dos vários bares presentes. Otima opção para fazer happy hour/aperitivo ao aberto no verão.
Veja o post sobre Navigli:
Um passeio ao longo do canal mais badalado de Milão
11. O Cenacolo de Leonardo da Vinci
A Basílica de Santa Maria delle Grazie, é uma das mais bonitas igrejas do período do Renascimento milanês, construída entre 1466 e 1490, abriga em seu antigo refeitório o famoso afresco “Última Ceia de Leonardo da Vinci”, também conhecido como a Última Ceia, pintado em têmpera e óleo pelo Mestre entre 1494 e 1497. Para visitar o Cenacolo, é imprescindível reservar online ou por telefone.
12. Stazione Centrale di Milano (Estação Central de Milão)
A Estação Central de trem que liga Milão às principais cidades italianas e européias, foi construída em 1925-31 durante o período facista, sua imponência é de grande impacto. Dê uma passadinha por lá, além de ser grátis, vai ver um monumento como poucos. Chega-se muito facilmente com o metrô linha verde ou amarela.
Veja o post sobre aeroportos e estação de trem em Milão:
Aeroportos e estação de trem em Milão
13. La Torre Bianca (A Torre Branca) e Just Cavalli
Dessa torre pode-se ter uma visão geral dos principais monumentos da cidade: Arco da Paz, Castelo Sforzesco e Duomo. Um lugar único para admirar o panorama de Milão. Seu elevador panorâmico sobe até 99 metros em cerca de 90 segundos. Se for visita-la no verão, procure ir no final da tarde (o sol se põe por volta das 21/21.30hs) e aproveite para fazer um happy hour/aperitivo em um dos points da cidade “Just Cavalli Hollywood”, que está ao lado da torre. O aperitivo começa por volta das 20hs e vai até as 22h, a partir das 23h, vira discoteca. Segunda e quinta funciona somente como discoteca.
14. Panzerotto do Luini
Se quiser experimentar o “panzerotto” mais famoso da cidade, tem que ir ao Luini. O panzerotto é uma massa frita recheada com tomate e mussarela. Esse é o tradicional, mas tem também outros sabores e assado. Encontra-se numa travessa de Corso Vittorio Emanuele, na via Radegonda 16. Você vai ver um monte de gente na rua (é a fila para compra-lo), e o pessoal comendo sentado nas calçadas ou apoiado em algum lugar. Luini é famoso internacionalmente, sai sempre em revistas de viagens estrangeiras como meta de passagem.
15. Sorveteria
O sorvete italiano é famoso no mundo inteiro, mas também não é pra menos, é simplesmente delicioso. Eu particularmente adoro o de duas sorveterias aqui em Milão:
IL LATO G – tem sabor até de açaí, goiaba e manga, mas eu gosto mesmo do de maçã com canela, yougurte grego e Dulce de leche. Existem 5 lojas em Milão, eu costumo ir naquela de Corso Garibaldi, 117.
GROM – tem vários sabores, os meus preferidos são Crema di Grom e Pistache. Em Milão tem 6 lojas, eu vou sempre naquela de Corso Buenos Aires, 13.
16. Restaurante típico
O que não falta nessa cidade é restaurante bom, e por isso fica difícil colocar todos aqui, mas deixo 4 para você escolher.
La Vecchia Latteria – É completamente vegetariano, mas faz lasanha, nhoque, crespele e várias massas típicas da Itália a mão. Aqui você vai poder comer aquela famosa “pasta della mamma fatta a mano”. Está localizado bem no centro, numa travessa de Via Torino, na Via Dell’Unione, 6. Quando entrar, vai pensar que se encontra em um buteco, mas não é não, o restaurante é bem frequentado e muito original, sendo bem pequeno, é sempre cheio, precisa chegar cedo na hora do almoço. A noite fazem happy hour das 18h30 às 22h, terça e quinta com música ao vivo ( sacks e violão), convém reservar.
I Sapori di Giovy – Restaurante em decoração estilo “vintage”, ótimos pratos. As pizzas são deliciosas, meio caras em relação ao mercado, mas os produtos usados são de primeira qualidade. O endereço é Via Donatello, 8 (metrô M2 Piola).
Trattoria Milanese – Restaurante muito característico com cozinha tradicional, seu interno leva ao passado da antiga Milão. Come-se bem, não deixe de experimentar o “Risotto con ossobuco”.
Encontra-se a 800m da Piazza Duomo, em Via Santa Marta, 11 (metrô M1 Duomo)
Osteria dell’Acquabella – Cozinha tradicional, come-se bem, não é caro. Experimente a famosa “Cotoleta Milanese” (bife a milanesa). Encontra-se na Via San Rocco, 11 (metrô M3 Porta Romana)
17. Happy Hour/Aperitivo
Se você ainda não sabe, Milão é conhecida também como a cidade do happy hour/aperitivo, e quase todos os bares adotam esse esquema das 18h às 21h/23h. E’ praticamente um buffet onde o cliente pode repetir várias vezes e paga somente a bebida. Custa geralmente entre 7 e 12 euros, depende do lugar. Se chegar no final da tarde e você estiver sem ideia sobre o que fazer em Milão, um bom happy hour é uma ótima opção.
Onde fazer um bom happy hour?
Em Brera, Navigli, Corso Como, Corso Magenta, Cordusio, Sempione. Para saber mais sobre aperitivo em Milão, leia esse post: O verdadeiro significado de happy hour/aperitivo em Milão
18. Compras em Milão
Milão oferece inumeras opções e zonas para fazer compras. Para procurar a região das compras em Milão (como em todas as cidades), aconselho antes de tudo pensar no próprio bolso. Se você pretende comprar roupas das marcas mais famosas, o lugar ideal é o “Quadrilatero do Ouro”. No bairro de Brera é possível encontrar lojas de alto nível com preços mais abordáveis. Para quem deseja coisas diferentes e mais alternativas, a Via Porta Ticinese é a mais adapta. Para compras mais baratas as melhores ruas são: Corso Vittorio Emanuelle, Via Torino e Corso Buenos Aires. Os melhores outlets se encontram em outras cidades, na minha opinião o melhor é aquele de Serravalle, que está a 80 minutos de Milão. O Fox Town também é muito bom, encontra-se já na Suiça, bem na fronteira com a Itália, a 50 minutos de Milão.
19. Ikea
Ikea é uma loja de departamento que vende de tudo tudo tudo para casa com ótimos preços. O legal dessa loja, é que além de custar pouco, as coisas são bonitas. Claro que você não vai poder comprar móveis, mas tem uns utensilios pra casa que vão te deixar maluca/o. Tem muitos objetos práticos para cozinha e jardins, sem falar naqueles de decoração, que dá para enfiar na mala numa boa. Sabe aquela história de que é impossível comer um só? Pois é, na loja do Ikea, é impossivel comprar apenas um objeto, tudo é de bom tom, até os guardanapos. A loja é Suéca, mas já está espalhada pelo mundo afora, encontra-se em todos os países europeus e na Austrália, no Canada e Estados Unidos. Eu levo sempre minhas amigas e parentes que vêm a passeio para dar uma voltinha no Ikea, ficam todas malucas, querem levar tudo, pois já entrou na rota “o que fazer em Milão”. Em Milão tem 3 lojas, o único problema é que ficam todas fora da cidade, mas tem ônibus que chegam até elas. Eu prefiro aquela de Carugate, é bem grande e tem tudo. Detalhe, tem até restaurante com comida gostosa e barata.
20. Os Lagos da Lombardia
Além de ter muito o que fazer em Milão, você poderá aproveitar da posição da cidade para conhecer outras localidades vizinhas. A Lombardia é rica de montanhas e lagos, e Milão é circundada por essas maravilhas da natureza. Bem pertinho da cidade, tem várias regiões de lagos, a mais vizinha é aquela do Lago Maggiore, Como e Lecco, chega-se muito facilmente de trem em apenas 40/60 minutos. O Lago de Garda também é muito bonito, com cidadezinhas encantadoras, tipo Sirmione, Desenzano e Peschiera del Garda. Mas fica mais longe, aproximadamente a uns 90 minutos de trem. Aproveite para visitar um desses lugares, mas aconselho fazer esse passeio num dia de sol.
21. Vida noturna em Milão
A vida noturna em Milão é dividida entre bares e discotecas. As áreas mais conhecidas de entretenimento onde esses lugares estão abertos até a madrugada são: As colunas de San Lorenzo, Navigli e Garibaldi (Corso Como). Ao longo das colunas de San Lorenzo, os jovens passeiam e batem papo nos bares e nos bancos que circundam a igreja de San Lorenzo. Na zona de Garibaldi estão celebres discotecas frequentadas por modelos e personagens da televisão. No verão, uma parte da vida noturna mais animada se concentra no idroscalo (mas passe repelente, porque é cheio de mosquitos) onde as discotecas ao aberto lotam quase todas as noites. Se quiser curtir uma noite menos agitada com bares que ficam abertos até tarde, pode optar por via Tortona, Brera e também Navigli.
E se você quiser dicas supimpas sobre o que fazer em Milão, visite a página do nosso guia.
[caixa title=”Se organize antes de viajar”]
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 93
achei excelente suas informações sobre Milao. Pretendo visita-la este ano e seguirei seus conselhos. Acredito que seja um destino maravilhoso e uma ótima oportunidade de se conhecer a cultura do povo , conhecer novos lugares e oxigenar as ideias.
Milão é uma cidade interessant. Você vai gostar.
Abs
Damares
Olá Damares, em primeiro lugar parabéns pelo blog! chegarei em Milão no aeroporto de linate e devo ir para a milano centrale onde pego um trem para zurich, qual a melhor forma de transporte? Ônibus ou trem?
Olá Daniela. Do aeroporto de Linate parte um ônibus diretamente para Stazione Centrale, onde vc poderá pegar o trem para Zurique. Esta é a melhor opção.
Abs
Damares