Como é linda Roma! É uma cidade magnífica, repleta de história e cultura, onde cada canto conta um episódio do passado. Não vai faltar o que fazer em Roma durante seu passeio na Cidade Eterna.
Esta magnífica cidade não precisa de apresentação, com tantos anos de história, marcada pela presença de gloriosos impérios, possui um patrimônio artístico como em poucos outros lugares do mundo.
É impossível descreve-la porque tem tudo, aqui encontram-se vestígios de uma cultura secular de deixar qualquer um de queixo caído. Representa a pátria do direito e o centro do poder e do cristianismo.
As atrações em Roma são muitas, e fazer um passeio a pé em seu centro, é ter a oportunidade de conhecer monumentos e ruínas gratuitamente, porque você vai encontra-los em vários cantos da cidade.
Descobrindo o que ver em Roma gratuitamente
O Vaticano é o centro institucional e espiritual da religião católica, no seu interno, você vai encontrar uma incrível quantidade de monumentos, afrescos, a famosa capela sistina e a estupenda Basílica de São Pedro com numerosas obras de artes. A entrada no vaticano é a pagamento, mas para visitar a basílica, não se paga, então aproveite e não deixe de visitar o interno dessa fabulosa igreja.
O único problema, é que se você pretende visitar apenas a basílica, não tem como reservar, tem que fazer a fila enorme que se forma na praça a cada dia. Geralmente a visita à basílica, é combinada com o vaticano. Quando você comprar o bilhete para visitar o vaticano, o ingresso na basílica já vai estar incluso. No final do passeio no vaticano, você será encaminhado diretamente para a basílica. Dessa maneira evita as filas, tanto pro vaticano, quanto para a basílica de São Pedro.
Certamente, você vai encontrar atrações em Roma gratuitas ao ar livre como também em locais fechados: igreja de Santa Maria Maggiore, Basílica de São Pedro e outras.
Os lugares são tão especiais, que oferecem já um grande espetáculo olhando do externo, e se você gosta de caminhar, vai ter muito o que ver em Roma passeando por suas ruas e descobrindo ruínas em cada cantinho da cidade.
Basta pensar no Coliseu, o maior anfiteatro do mundo, é o monumento que melhor identifica a capital ada Itália no imaginário coletivo. Também conhecido como Anfiteatro Flavio, era o local onde aconteciam as sangrentas batalhas entre gladiadores, escravos, prisioneiros e animais selvagens. Na época, era uma das principais atrações para os imperadores e o povo romano.
Tudo bem que essa é uma das atrações em Roma a pagamento, mas se você não quiser pagar para entrar, só de admirar sua parte externa, já valeu o passeio.
O Forum Romano, pode ser visto totalmente da parte de fora, sem nem precisar entrar. Aqui se encontrava o centro da vida política e religiosa na antiga Roma, hoje é uma das passagens mais famosas da cidade.
Castel Sant’Angelo, é sensacional, com estátuas presentes sobre a ponte que leva até ele, oferece um visual excepcional.
A Fonte de Trevi, é uma das maiores da cidade e considerada uma das mais celebres do mundo, e você pode toca-la com as mãos, além de jogar uma moedinha para encontrar seu amor, ou retornar a cidade.
Piazza Navona (Praça Navona), é uma das minhas preferidas, é elegante sem ser ostentadora com 3 lindas fontes.
Piazza di Spagna (Praça de Espanha) é uma das praças mais visitadas pelos turistas estrangeiros. Aqui você vai encontrar uma linda união de vários edifícios construídos ao longo dos séculos que tem dado origem a um dos lugares mais atraentes da vida noturna romana. Muitos diretores de cinema escolheram essa praça e sua fonte para cenas de filmes.
Piazza del Popolo (Praça do Povo) é uma das maiores de Roma. A praça abriga as famosas igrejas gêmeas de Santa Maria di Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, um obelisco e duas fontes de Valadier.
O Monumento de Vittorio Emanuele II, também conhecido como Vittoriano, foi construído em 1885 em homenagem ao rei que combateu para a união da Itália. Foi inagurado em 1911, mas para concluir totalmente os trabalhos desse colossal monumento, levaram ainda mais alguns anos. Fica na Piazza Veneza e a visita é grátis.
Você vai se encantar quando passear longo ao Circo Massimo (que não tem mais nada) com o panorama que o Palatino vai te presentear.
Além de belas atrações como monumentos, lindas esculturas, encantadoras fontes e outros, a cidade oferece uns pontos estratégicos para admira-la do alto, também grátis!
Estas são apenas algumas dicas sobre o que fazer em Roma gratuitamente, mas a lista é bem maior!
Caso deseje visitar a cidade com passeios organizados, veja a página de Passeios em Roma. Os preços podem ser mais baixos do que você imagina.
E não esqueça de agradecer a São Pedro se você pegar um pôr do sol como esse!!!
[caixa title=”Saiba mais”]
Conheça as ruas de compras em Roma
Rota do vinho pertinho de Roma
Antiga cidade perto de Roma: Arpino
Onde comer bem em Roma
Conheça Roma em um dia a pé
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui
Passeios e Transfer na Itália
Siga Keviagem nas redes sociais:
[/caixa]
Respostas de 2
Olá, Damares!
Espero que esteja tudo ótimo com você!
Menina! Que artigo maravilhoso e fotos mais ainda!
Eu e meu filho estávamos conversando no outro dia e concordamos que queremos, ñ só assistir a 1 pôr-do-sol , como tb a 1 nascer-do-sol. Adoramos fazer isto quando viajamos.
Diz pra gente: Quais os lugares que você considera como os ideais de irmos assistí-los? Quanto ao pôr-do-sol tudo bem, mas e quanto a sair pra rua para ver o nascer-do-sol? É seguro?
E as fotos tiradas do alto? Onde foram?
Mais uma vez, parabéns ( e obrigado tb!)por nos brindar com mais um excelente artigo!
Bjs
Tania
Olá Tania, o lugar onde a maioria das pessoas vão pegar uma vista bacana da cidade é o terraço do Pincio.
Abs
Damares