Impossível chegar diante da Catedral de Colônia e não se surpreender com sua altura. Você vai olhando pra cima e seu pescoço vai dando torcicolo, porque parece que as extremidades de suas duas torres não chegam nunca!
Nem preciso dizer que esta é a principal atração a ser colocada na sua lista sobre o que fazer em Colônia, né mesmo? Ela está localizada bem no centro da cidade e ao lado da estação central, facilitando a começar o percurso do passeio próprio a partir dela.
Como a maioria das igrejas góticas, é imponente e majestosa. É conhecida como Kölner Dom, mas seu nome oficial é Igreja dos Santos Pedro e Maria – Hohe Domkirche St. Peter und Maria, em alemão.
É o monumento mais visitado da Alemanha não só por sua imensa altura, mas também porque abriga as relíquias dos Três Reis Magos, levadas de Milão para Colônia pelo Imperador Barba Roxa. Na verdade, a atual Catedral de Colônia, foi construída para guardar essas supostas relíquias. Hoje, a catedral é um famoso local de peregrinação e Patrimônio Mundial da Unesco.
Sua construção iniciou em 1248 inspirando-se na arquitetura da catedral de Amiens, na França, sobretudo no que diz respeito a planta e estilo. Por falta de verbas, os trabalhos foram interrompidos em 1530 e, somente em 1842, com dinheiro da corte prussiana (Colônia pertência a Prussia nesse período) e da população, deu-se continuidade com conclusão em 1880.
E o resultado final, foi, e é surpreendente, com suas torres de bem 157 metros de altura, é a segunda igreja mais alta da Alemanha, perdendo para aquela de Ulm (completada em 1890), e a terceira mais alta do mundo.
Quando você visitar a Catedral de Colônia, vai notar os andaimes em torno a ela. De fatto, já após poucos anos do término de sua construção, percebeu-se que o arenito com que ela foi construída, era muito sensível às condições meteorológicas. A poluição, as chuvas e os escrementos dos passáros, fazem com que, desde 1904, a “Dombauhütte” – a empresa de construção civil que no final 1800 completou a construção da catedral – esteja constantemente fazendo-lhe trabalhos de restauração, especialmente do lado externo.
Até mesmo os 20 milhões de pessoas que a visitam a cada ano criam problemas – aumentam a umidade no interior da catedral – e, assim, contribuem, involuntariamente, o custo de manutenção que chega a cerca de 10 milhões de euros por ano.
O interior da igreja, com planta em cruz latina, é composto por uma imponente nave central ladeada por dois corredores de cada lado.
Certamente, você vai notar os 1350 metros quadrados de vitrais com representações de imagens retratando as histórias do Velho Testamento. Destacam-se as cores branca, vermelha, azul e preta, respectivamente símbolos de pureza, amor, castidade e inocência, e punição eterna.
A Catedral de Colônia há numerosas obras de arte, mas a mais importante é a Urna dos Três Reis Magos (situada atrás do altar mor), que segundo a tradição, deveria abrigar os ossos dos Reis Magos. A Urna mede 1,10 m e tem 2,20 m de comprimento, é uma obra-prima da ourivesaria medieval (remonta ao século XII). É o maior sarcófago da Europa e é inteiramente coberto com prata folheada e centenas de pedras preciosas.
A “Schatzkammer” (câmara do tesouro) abriga relicários preciosos, instrumentos litúrgicos, manuscritos, paramentos e insígnias dos arcebispos e do clero, que vai do sec. IV ao XX.
A câmara do tesouro se encontra no lado norte da igreja (no transepto norte) e para visita-la precisa pagar.
Horário de abertura para visitar a Catedral de Colônia:
De novembro a abril todos os dias das 6h às 19.30 (recomendo a verificar no site da igreja os horários para o período de natal, ano novo e carnaval)
De maio a outubro todos os dias das 6h às 21h
Site: koelner-dom.de
A entrada para visitar a catedral de Colônia é gratuíta, é possível fazer visita guiada de segunda a sábado em inglês ou alemão. O bilhete custa 7 euros
Horário de abertura para visitar a câmara do tesouro:
De janeiro a dezembro todos os dias das 10h às 18h (recomendo verificar os horários no site da catedral para o período de natal, ano novo e carnaval)
Bilhete: 6,00 euros
[caixa title=”Saiba Mais”]
Museu do chocolate em Colônia
Carnaval de Colônia, o mais famoso da Alemanha
Alemanha: mercados de natal em Colônia
Cidade de Colônia – Uma agradável surpresa
Como visitar Colônia com vista panorâmica
Organize sua viagem para Alemanha visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 13
Olá Damares, boa noite
Pretendemos em maio, vindo de Amsterdan passar por Colonia, Bonn e Frankfurt. Você acharia melhor irmos direto para Frankfurt e fazer bate-volta pra essas cidades ou ficar 1 dia em Colonia, depois seguir para Frankfurt e visitar Boon? muito grata
Olá Isabel. Saindo de Amsterdam, Frankfurt fica depois de Colônia. O ideal seria ficar em Colônia e fazer bate e volta a Bonn. Se você for diretamente para Frankfurt, depois vai ter que voltar para visitar estas cidades. Não faz sentido. Além do mais, acho que você vai gostar muito de Colônia e de Bonn.
Veja o post sobre Bonn para saber como chegar com os meios de transporte através de Colônia: http://keviagem.com/cidade-de-bonn-com-passeio-de-um-dia/
Abs
Damares
Oi Damares .
Você sabe me dizer que consigo comprar réplicas das relíquias por algum site?
Olá Luciana. Infelizmente não saberia lhe responder.
Abs
Damares
Olá Damares,
Sempre me fascinam as histórias e leio bastante sobre a Alemanha, especialmente sobre Colônia, pela sua beleza e também , de forma especial pelas relíquias dos Reis Magos, mas também pela linda historia de vida de Santo Heriberto que tem suas relíquias sepultadas na imponente Catedral de Colônia.
Sou muito grato aos meus pais por ter recebido o nome desse Santo, o qual passei a admirar há muitos anos.
Certamente jamais poderei conhecer essa cidade linda e esse monumento maravilhoso, cheio de histórias e belezas, porém amenizo e acalmo meu coração e até me emociono com belas histórias e imagens, tais como as que vc me presenteia nesse post.
Grande abraço
Olá Heriberto. Espero que um dia você possa ver essas maravilhas de perto!
Damares
Damares
Ler seus textos me ajudaram muito no minha viagem à Itália! Agora preciso de tirar uma dúvida sobre a Alemanha! Programo viagem de 10 dias! Meu marido tem parentes em Emmerich e vamos aproveitar para conhecer a região do Reno! Vc índica um hotel em Emmerich?! Consigo me deslocar bem de trem nessa região . E a outra: chegar por Frankfurt ou Berlim? sendo que queria conhecer as duas cidades!
Karina, Frankfurt fica entre Emmerich e Berlim, mas fica mais perto de Bonn. Acredito que o ideal seria vc chegar por Bonn/Colônia e partir de Berlim. Os trens na Alemanha funcionam bem. Quanto a hotel em Emmerich, acho que seria melhor vc pedir indicação pra família do seu marido, dessa maneira ficariam hospedados próximo a eles.
Abs
Damares
Oi Damares!
Estou montando meu roteiro da próxima viagem e pretendo passar por Colônia vindo de trem de Bruxelas, minha intenção é ficar apenas 1 noite em Colônia e seguir para Munique e, como eu tenho loucura por visitar igrejas na Europa, vou dar preferência pra conhecer a Catedral antes de qualquer outra coisa na cidade, vc acha que vale a pena visitar a câmara do tesouro? Existe a possibilidade de subir nas torres da igreja?
E se vc tiver alguma dica de hotel com preço bom e pertinho da estação central, seria ótimo tbm 🙂
Obrigada!!
Olá Mariana. Acho que vale a pena visitar a câmara do tesouro sim. É possível subir em suas torres, mas não tem elevador e são muitos degraus. Eu não achei a vista lá de cima tão magnífica não, o panorama mais bacana é a partir do terraço do Köln Triangle, e chega-se de elevador: http://keviagem.com/como-visitar-colonia-com-vista-panoramica/
O Hotel ibis Koeln Am Dom tem bons preços.
Abs
Damares
Ok, Damares, vou dar uma olhada no outro post!!
Obrigada mais um vez! Suas dicas são as melhores 🙂
Maravilha de Catedral gótica!!! Imponente e majestosa, como você disse!!! Não sabia que abrigava as relíquias dos três reis magos.
Abs
Gil
Gil, a história dessas relíquias é bem interessante, mas é meio longa e decidi não colocar no post porque iria ficar um texto muito grande. Pensa que em 1904 Milão conseguiu reaver uma parte dos ossos dos Três Reis Magos, me parece que foi da perna. Incrível né?
Abs
Damares