por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Bate e volta a partir de Milão para Lugano

Se você está planejando visitar Milão entre os meses de abril e outubro, recomendo fazer um bate e volta a Lugano. A cidade é uma graça e seu dia vai passar tão rápido, que vai te dar aquela vontade de quero mais, principalmente se a visitar de maio a setembro, quando o clima é mais quente e as plantas e flores às margens do lago estão em pleno esplendor proporcionando um cenário esplêndido!

Inclusive fiz um post sobre bate e volta a partir de Milão para outras cidades: Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão

Se você nunca ouviu falar de Lugano, saiba que é a principal cidade do Ticino (Cantone Suiço, que é uma região da Suiça) de língua italiana. A capital do “Cantone” é Bellinzona. Lugano está localizada no lago, cercada por montanhas e aos pés do monte San Salvatore. Há cerca de 30.000 habitantes e abriga todos os grandes bancos suíços e organizações internacionais ativas no banking. Turismo, finanças e comércio são, portanto, os setores de ponta da economia da cidade, que, juntos, oferecem mais de 270.000 postos de trabalho.

Como fazer um bate e volta de Milão a Lugano

É super fácil! Basta você se dirigir até a estação de trem “Stazione Centrale”, e pegar o trem que passa em Lugano. Não é necessário comprar a passagem antes porque o preço não muda comprando com antecedência. Você pode comprar nas bilheterias ou nas máquinas automáticas presentes no andar térreo da estação. O valor do bilhete varia entre 19 e 23 euros (somente ida), vai depender do dia e do horário de partida. Os trens partem com bastante frequência, a cada uma hora e dez ou vinte minutos. Para saber mais detalhes, visite o site da ferrovia Trenitalia.

E chegando em Lugano como faço para seguir pro centro da cidade?
Tranquilo, também é simples! Logo na saída da estação, você vai encontrar o funicular que vai te levar até o centro em poucos minutos. O bilhete custa CHF 1,10 somente para um trajeto.

Mas vou te dar uma dica: desça caminhando para conhecer uma parte bem gracinha da cidade e na volta suba com o funicular. Afinal de contas, descer todo santo ajuda!

[caixa title=””]

CONHEÇA NOSSO GUIA DE MILÃO

[/caixa]

Então vamos aproveitar e descer juntos a pé até o centro de Lugano, assim vou te mostrar como é fácil.
Bem na frente da estação, tem uma ponte com indicação “Centro città”, que leva em direção ao centro de Lugano.

Bate e volta a Lugano

Esta é a vista que você vai ter desse ponto

Panorama de Lugano
Panorama de Lugano

Atravesse a ponte e desça a rampa. Chegando no final da rampa , vire para o lado direito, a poucos metros você vai chegar na Catedral de San lorenzo.

Catedral de Lugano

A Catedral de San Lorenzo é um notável edifício com uma fachada renascentista. Na parte interna, apresenta inúmeros afrescos e decorações barrocas. A igreja foi denominada como paróquia em 818 e colegial em 1078. É catedral desde 1888.

[caixa title=””]

CONHEÇA NOSSOS PASSEIOS PERSONALIZADOS EM MILÃO E LUGANO. CLIQUE AQUI.

[/caixa]

Deixando a catedral, volte em direção por onde chegou e siga reto, a cerca de 100 metros entre a direita na Via della Cattedrale. Esta rua é cheia de lojinhas e bem característica.

Centro de Lugano

Ruas de Lugano

Descendo a rua, você vai cair na Piazza Cioccaro, onde chega o funicular que parte da estação. Grave bem o lugar porque você vai subir por ele para voltar pra estação no final do seu passeio na cidade.

Agora você pode passear a vontade pelas vielas do centro de Lugano descobrindo cantinhos e lugares muito bacanas.

O que ver durante um passseio em Lugano numa viagem bate e volta

O núcleo histórico verdadeiro coincide com as seis contradas que compunham o antigo centro histórico: Nassa, Sassello, Cioccaro, Pessina, Cortogna e Canova

A Piazza Cioccaro, é um canto de grande encanto, nela encontra-se a Gabbani, um dos endereços mais famosos entre os luganenses e mais fotografado pelos turistas. Aqui, em uma história que começou há 70 anos, a excelência se declina em diferentes campos: gastronomia, vinho, pão, queijos, flores.

lojas em Lugano na Suiça

Lugano na Suiça

Ruas de Lugano na Suiça

A Via Nassa é uma das ruas históricas de Lugano, com lojas peculiares e refinadas. Nos 270 metros das antigas arcadas, é possível encontrar todos os tipos de lojas, desde jóias a aquelas de roupas, de gastronomia a antiguidades, além de centros comerciais.

Um dia em Lugano na Suiça

Via Canova, é outra rua de lojas refinadas. No passado, as arcadas da Via Nassa e Via Canova, davam abrigo aos barcos de pesca e de transporte, eram utilizados pelos pescadores para estender suas redes e aos artesãos para executar e expor seus trabalhos.

Via Canova em Lugano

Arcadas em Lugano

Aproveite para entrar também em outras ruas, aquelas com preços mais abordáveis, encontram-se bem próximas a essas duas mais caras, praticamente ao lado. É tudo pertinho.

A grande e animada Piazza Riforma, com edifícios antigos, em particular o da Câmara Municipal, é um quadrilátero que de um lado abre-se em direção para a bela fonte e o encantador lago. Piazza Riforma é, sem dúvida, famosa internacionalmente, bem como os bares e restaurantes que a circundam no seu perímetro de pavimentação, caracterizada pela preciosa pedra natural.

Se conseguir um lugarzinho disponível num dos bares presentes na praça com mesas na parte de fora, faça uma pausa e tome um bom chopp apreciando o vai e vem de gente.

Piazza Riforma em Lugano

Prefeitura de Lugano

Fonte em Lugano

Do outro lado da fonte, bem na esquina, está situado o lindo edifício  do Banco da Suiça Italiana.

Banco da Suiça em Lugano

Quase em frente a fonte, está o ponto do trenzinho vermelho que faz o city tour na cidade. Custa CHF 9, parte a cada 30 minutos e roda pela cidade por cerca 60. Ele faz também as ligações para os dois montes: Monte San Salvatore a direita e Monte Brè a esquerda. E do outro lado da avenida encontra-se o lago de Lugano.

Trenzinho em Lugano

Atravessando a avenida e seguindo a direita, faça um lindo passeio às margens do lago de Lugano passando pelo Jardim Belvedere.

Lago de Lugano

Lago de Lugano

Euzinha!!!

Lago de Lugano

Margens do Lago de Lugano

O Jardim Belvedere está situado no calçadão do lago, é uma harmoniosa fusão entre natureza e cultura, com uma área de 11.000 metros quadrados, é um local pequeno e encantador no coração da cidade de Lugano, um oásis de beleza e paz.

A atração aqui, não é constituída apenas pelo imediatismo do maravilhoso panorama do golfo, mas também pelas inúmeras esculturas que foram colocadas para os amantes da arte. Trata-se de obras de artes modernas compradas pela cidade especialmente para o jardim. A maior parte dos autores dessas obras são artistas famosos da região do Ticinese: Max Bill, Jean Arp, Piero Travaglini, Nag Arnoldi e Remo Rossi. Estes são apenas alguns dos artistas.

A área gramada, no qual são colocadas as estátuas, é enriquecida pela presença de canteiros de flores: tulipas e violetas na primavera, begônias, cravos e sálvia.

Lago de Lugano

Do outro lado da avenida, encontra-se o que resta do edifício do Hotel Palace, o qual no passado teve uma grande reputação por ser considerado o mais luxuoso e suntuoso da cidade. Ao lado do hotel, encontra-se a pequena igreja de Santa Maria degli Angioli, construída em 1499, abriga os maiores tesouros da arte renascentista. Olhando sua fachada, você não vai dar nada por ela, mas quando entrar, se prepare para descobrir um mundo maravilhoso de afrescos de mais de 500 anos. Linda! Em pensar que eu já havia visitado Lugano umas 10 vezes e nunca tinha entrado nessa igreja.

No centro, a figura “Paixão e Crucificação” de Bernardino Luini (o mais famoso afresco renascentista na Suíça, 1529) é de arrepiar.

Igreja Santa Maria Angioli Lugano

Igreja Santa Maria Angioli Lugano

Outra igreja interessante que fica no centro da cidade de Lugano, é aquela de San Rocco. Foi erguida em 1592 sobre as ruínas de uma igreja mais antiga dedicada a San Biagio, consagrada em 1602. Sua fachada é neo-barroca dos anos de 1909/1910. A parte interna é caracterizada pelas paredes e teto com afrescos de cenas relacionadas a vida dos Santos Rocco e Sebastiano.

Igreja San Rocco Lugano

Igreja San Rocco Lugano

Esta viagem foi feita no início de junho com um bate e volta a partir de Milão. Cheguei na cidade de Lugano as 9h30, na parte da manhã fiz este passeio pelo centro e a tarde segui em direção a estação do funicular que vai até o Monte San Salvatore. Veja aqui o post.

Sempre fiz esse bate e volta de carro, pois morando em Milão e com tantos amigos e parentes que vinham me visitar, era sempre um destino solicitado por eles. Dessa vez fiz de trem para saber como funciona também a viagem dessa maneira. Super recomendo, da para fazer tranquilamente e sem nenhuma complicação.

[caixa title=”Saiba Mais”]

Transfer privado em Milão
Test Drive com Ferrari em Milão
Hotéis em Milão com preços mais baixos
Entrada gratuíta em museu no centro de Milão

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfer e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

75 respostas

  1. Boa tarde, estou de viagem a Milão mas vou alugar carro, mesmo que avise que vou viajar á suissa o preço do aluguer é igual ou vão cobrar a taxa dos 40 Francos pela vinheta ?
    Outra coisa, sei que é necessário pagar para cruzar o tunel que atravessa a fronteira, será possivel entrar por outra fronteira sem pagar? Acho que ronda os 30 euros por veiculo
    Agradeço resposta urgente.
    Obrigado

    1. Daniel, que eu saiba se paga uma taxa de cerca 30€ para circular nas estradas do país de carro e basta.
      Abs
      Damares

  2. Excelentes relatos e dicas! Parabéns! Super gentil compartilhar tantas informações!! Pois bem, estarei em Milão no final de janeiro e, agora que li seu post, deu uma vontade enorme de fazer um bate e volta, de trem, até Lugano. Gostaria de saber porque você salientou que é melhor ir pra lá entre os meses de maio e outubro? É só porque é verão? Lugano perde o charme no inverno? Qual a dificuldade? E caso eu faça Milão até Lugano, num bate e volta, onde ocorre a imigração? Lugano? Tenho que levar as passagens aereas de retorno ao Brasil, a reserva do hotel em Milao, etc…alguma coisa mais específica? Quantas perguntas…abraço!! Obrigado desde já!

    1. Luciano, salientei para quem deseja fazer um passeio panorâmico com as flores que margeiam o lago. De maio a setembro é o período mais bonito bacana nas cidades de lago. Mas Lugano é uma cidade interessante mesmo no inverno, se tiver neve ganha um certo fascínio.
      A imigração ocorre dentro do trem, o fiscal passa pedindo o documento aos passageiros. Convém levar a reserva do hotel, a passagem de volta pro Brasil e obviamente o passaporte.
      Abs
      Damares

    1. Thais, não saberia lhe dizer. Aconselho a passear pelas ruas mais baratas do centro e ir vendo os preços.
      Abs
      Damares

  3. Você é fantástica Damares. Parabéns e muito obrigado por todas as dicas que nos passa…. você ajudou muito a planejar minhas férias pra Itália que começo em exatamente 10 dias!!!!

  4. Olá Damares!
    Parabéns pelo excelente blog!!
    Viajo para Itália em 19/02/17 e pretendia passar dois dias em Milão, mas depois de conhecer seu blog e dicas de lugares bem interessantes acho que será pouco.
    Selec

    1. Olá Jandira. Milão encontra-se numa posição muito estratégica, está próxima a lugares muito interessantes para fazer bate e volta, como Lugano, por exemplo. Se você tiver mais tempo, use-a como base para visitar outras cidades, mas deixe 2 dias para conhecer Milão.
      Abs
      Damares

  5. Olá, Damares
    Vou passar uma semana em Milão em fevereiro. E quero passar 3 ou 4 dias na Suíça. Gostaria de saber qual a cidade mais próxima com estação de esqui.
    Desde já agradeço
    Abç

    1. Ola Angelica. Veja estas localidades: Splugen, Andermatt e Airolo.
      Mas olha, na Itália tem ótimas localidades de montanha para esquiar próximo a Milão que custa muito menos que na Suiça.
      Abs
      Damares

  6. Olá Damares!

    Lendo sobre a pergunta do Rodrigo Lacerda, sobre o tal selo de 30€ cobrado para cruzar a fronteira (Itália p/ Lugano).

    Estive em Lugano no dia 26/12/15, num passeio de bate/volta. Estava hospedada em Moltrasio (Como), e ao cruzar a fronteira ninguém nos parou. A fronteira estava tranquila.

    Não tínhamos comprado esse selo, e nem sabíamos como seria.

    Fomos e voltamos tranquilamente sem que nos parasse.

    Não sei porque era um dia de quase feriado por lá. Logo após o dia de Natal, a cidade estava voltando as atividades no período da tarde.

    Na Itália 26/12 é um feriado Santo, tudo estaria fechado.

    Mas em Lugano não era.

    É sempre bom se informar sobre a taxa.

    Na locação do carro não vem esse imposto.

    Abraços

    Evian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo