por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

Maremma: Toscana

Maremma é a parte incontaminda da Toscana, com um meio ambiente em total harmonia com uma zona rural quase selvagem. Aqui não tem aquele número exagerado de turistas, há um turismo de nicho e bem diversificado do resto da Toscana. Os turistas mais frequentes nessa região da Toscana, são americanos e nórdicos.

Os burgos (centros medievais) di Sorano, Pitigliano e Sovana, fazem parte das “cidades do tufo” – típica rocha vulcânica da região – e essas lindas cidades medievais da Toscana, encontram-se em cima dessa rocha, proporcionando um panorama de grande beleza.

Se você ainda está preparando seu programa pela região, coloque Maremma no seu roteiro da Toscana, não se arrependerá!

Sovana é um sugestivo burgo com aquela atmosfera de que tudo parou no tempo, principalmente no inverno (período que visitei o lugar), com poucas pessoas nas ruas, muitas lojas e restaurantes fechados.

Maremma

Regiões da Toscana
Euzinha

Cidades medievais da Toscana

Sovana é mais uma pérola da Tosacana, um verdadeiro tesouro de arte e história, possui arquitetura e edifícios de valor cultural imenso, os quais exprimem o passado estrusco e romano. Esse foi o burgo mais diferente que visitei até hoje, não é como os outros, com todo o centro histórico concentrado entre pequenas vielas e labirintos escondidos.

roteiro da Toscana

Sovana é muito pequena, com ruas mais largas e uma bem grande que parece mais uma enorme praça quadrada e cumprida. A rocha de tufo da cidade é de cor vermelha e mais resistente. Observe o chão das ruas nas fotos.

roteiro da Toscana

Palazzo dell’Archivio “Antiga prefeitura
turismo de nicho

o que visitar na Toscana

A cidade foi edificada em época romana, originalmente com o nome de Suana, sob o domínio do Império Romano viveu momentos de grande esplendor e importância comprovados por documentos e construções de grande valor. Apesar do burgo ter sido construído em época romana, há forte evidência da presença da antiga população dos etruscos, que deixou como símbolo de sua paisagem, uma real herança arqueológica com uma das maiores necrópoles na Itália.

o que visitar na Toscana

o que visitar na Toscana

Algumas casas encontram-se em perfeito estado até hoje como: o Palazzo dell’Archivio, que abriga o Centro de Visitas da Área do Tufo; a Loggetta del Capitano, que foi residência dos capitães da justiça e que se revezaram no controle da cidade e da terra natal do Papa Gregório VII, aqui conhecido pelo nome de Ildebranda di Suana. A catedral de Sovana é dedicada a São Pedro e São Paulo. Seu interior é rico em afrescos.

Catedral

o que visitar na Toscana

Vista do vale que circunda o burgo

Maremma

Maremma-Toscana

 

cidades medievais da Toscana

As tumbas de Sovana foram descobertas em 1843 por um arqueólogo britânico de nome S.J. Ainsley, o qual declarou nunca ter visto um lugar como Sovana, com uma densidade tão elevada de tumbas escavadas na rocha.

A característica das colinas eram e são ainda hoje as “Vie Cave”, estradas curtas, mas totalmente e profundamente escavadas na rocha pelos etruscos, que eram usadas como meio de comunicação entre os pequenos povoados.

Vie Cave

parque arqueológico

parque arqueológico na Toscana

Era muito comum construir as necrópoles nas imediações das “Vie Cave”. Hoje, essas colinas oferecem aos visitantes uma extraordinária área de riqueza natural incontaminata. O parque arqueológico cobre quase todo o território da “Città del Tufo”, mas, é em Sovana, graças ao seu tufo vermelho mais resistente do que os outros da área, que se encontram os mais importantes túmulos monumentais.

Tumba Ildebranda
parque arqueológico

O nome dessa tumba não tem nenhuma conexão com o Pontífice, foi apenas dedicada ao Papa Gregorio VII, porque ele foi um grande personagem de origem de Sovana.

Graças a reconstrução aqui abaixo, chegou-se a conclusão de que a tumba “Ildebranda” foi construída no estilo de um templo grego. Características, elementos arquitetônicos e decorativos enfatizam as relações sócio-culturais entre a cultura etrusca e grega nessa região da Toscana.

parque arqueológico

A visita à necrópole é a pagamento, se não me lembro mal, custava 5 euros com um guia. O guia era em língua italiana e os passeios saiam a cada 30 minutos com um grupo, o qual se formavam diretamente na bilheteria do parque arqueológico.

Claro que você pode visitar também sem guia, mas acho que perde um pouco do encanto, porque é interessante saber o que está visitando, e aqui não é como  visitar um centro histórico de uma cidade, a coisa é bem mais complexa.

Datado do século III-II. a.C, é considerado em sua particularidade, um dos mais importantes monumentos das necrópoles de toda a Etrúria.

Gruta usada como tumba

Maremma

Infelizmente cheguei ao final da minha viagem, apesar do frio, foram 4 dias encantadores, eu e minha família aproveitamos o máximo. E como poderia ser diferente? Além da Toscana ser linda, descobrimos a Maremma que é uma região espetacular! As pessoas são gentis e disponíveis, a gastronomia mantém ainda hoje a bondade de suas tradicionais receitas integradas a arte mais moderna da culinária que produz uma variedade infinita de pratos típicos.

Uma terra de tradição de caça, com receitas saborosas a base de javalis, veados, lebre e faisão, mas também há sopas e bruschetas com azeite (óleo extra virgem) deliciosos, sem contar os inúmeros tipos de queijos e vinhos de alta qualidade.
Os queijos são deliciosos, sem falar do olio extra vergine, delicado e saboroso ao mesmo tempo. Os vinhos são ótimos, o Morelino di Scansano é sensacional. Por ser um lugar mais genuino da Toscana, os preços são muito accesíveis.

Bom, o que posso recomendar a você, é se hospedar em Sorano no Residence Terme di Sorano, curtir suas piscinas termais e curativas, e ir visitando essa região da Toscana como nós fizemos, desfrutando de um ambiente incontaminado com gente simples e verdadeira,  comendo e bebendo bem gastando o valor justo!!!

[caixa title=”Saiba mais”]

Toscana! Pitigliano, a pequena Jerusalém da região
Maremma, uma região deslumbrante da Toscana
Região da Toscana: Maremma

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

Respostas de 8

  1. Meu sobrenome é SUANA. Gostaria de saber se há alguma relação com o nome dessa cidade. Meus ancestrais são italianos e chegaram aqui no Brasil no final do século XIX. Quem souber algum link que possa me ajudar nessa investigação, gostaria que postasse nessa página (comentário). Obrigado, Samuel

    1. Samuel, a origem do nome é Soranus, e não sei se tem ligação com seu sobrenome. Vamos deixar aqui, quem sabe alguém vai poder lhe ajudar.
      Abs
      Damares

    1. Eliana, bem que eu gostaria de partir amanhã, mas estou cheia de trabalho nesse período, então tenho que ficar de castigo, mas com certeza vou dar um jeitinho de dar uma escapada pra algum lugar, nem que seja a poucos quilômetros de Milão. Essa coisa de viajar, parece uma droga, quando a gente começa, não quer mais parar…
      Abraços
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo