por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

O que levar na mala

O que levar na mala para uma viagem a Itália

Tenho recebido muitos comentários de mulheres com solicitação de ajuda querendo saber o que levar na mala para viajar pela Itália.
O ponto, é, o tempo pirou, não dá mais pra saber o que indicar, porque estamos em pleno início de março, que deveria ainda ser período invernal, e temos em media de 15° a 18°. O frio aparece pela manhã bem cedo e de noite bem tarde e, mesmo assim, a temperatura não é muito baixa, tipo 9°.

Em todo caso, eu vou dar uma idéia sobre o que colocar na mala, me baseando um pouco de como preparo as minhas.

Visite nossa página de Consultoria de viagem para Europa.

A primeira coisa que você precisa saber, é que viajar pela Europa em geral, caminha-se muito.
Não é permitido entrar na maioria dos centros históricos de carro, na Itália, então, praticamente em nenhum.
Claro que nas grandes cidades você vai ter a facilidade de se locomover com metrô, mas vai ter que caminhar, mesmo porque, se ficar pegando somente metrô, vai deixar de ver muita coisa interessante entre uma atração e outra.

Depois da introdução acima, você já sacou que a primeira coisa que precisa pensar sobre o que colocar na na mala, é um ou dois pares de sapatos muito confortáveis, mas não aquela sapatilha baixinha não, porque você vai caminhar sem grandes problemas, mas depois de um ou dois dias, vai te dar dores nas pernas, ou nos pés, ou nos tornozelos, ou nos joelhos, e nos piores dos casos, em tudo. Parece que estou exagerando, não é mesmo? Mas digo por experiência própria, comigo aconteceu com o joelho, e estou pagando até hoje.

O seu melhor companheiro numa viagem desse tipo, é o famoso tênis, e se for pouco robusto, melhor ainda.

Outra coisa que recomendo, é trazer uma bolsa tiracolo, é muito prático.

Pronto para saber como preparar a mala de viagem? Então vamos fazer uma mala de viagem para Itália de cerca 15 dias, ok?

O que levar na mala no período de meia estação – meses de abril, maio e outubro:

7 camisetas de mangas curtas e 4 de mangas compridas
1 blazer
1 jaqueta quente (não fina, porque se chover muito, você vai precisar de algo quente, e as vezes a temperatura cai a noite)
3 calças jeans
2 leggings
1 sapatilha ou sapato mais bonitinho pra sair qualquer noite mais arrumadinha (mas não se preocupe muito com isso, a noite você vai estar tão cansada, que vai terminar colocando qualquer coisa)
1 tênis
1 sandália (em maio pode chegar a fazer 25°)
1 chinelo para tomar banho (eu nunca esqueço de levar, porque é onde pega-se verrugas e micoses, mesmo em hotéis 5*)

O que levar na mala no período de verão – de junho até final de setembro:

12 camisetas de mangas curtas e 3 de mangas compridas (se chover muito a temperatura cai)
1 blazer leve
2 calças jeans + 4 bermudas e 3 vestidos leves (estes últimos sobretudo nos meses de julho e agosto)
Traga os mesmos sapatos que coloquei acima para o período de meia estação, aumentando o número de sandálias para 2, principalmente em julho e agosto, que são os meses mais quentes
1 boné ou chapeuzinho, porque o sol por aqui também já está forte, principalmnete nos meses de julho e agosto, não esqueça que você vai caminhar bastante, ou seja, ficar muito tempo exposta ao sol
1 protetor solar

O que levar na mala no período invernal – vou colocar aqui os meses mais frios, que vai de dezembro a fevereiro:

5 camisetas térmicas
5 blusas de lã ou fleece ou cashmere (evite roupas com material sintético, não esquenta quase nada)
3 calças jeans
2 leggings grossas
2 calças térmicas
1 tênis robusto e quente (aqui existem tênis invernal que esquenta bem os pés)
2 botas quentes, de preferência com pelo dentro (eu só levo uma)
1 casaco quente ( eu recomendo aquele impermeável com plumas de ganso, sei que a gente fica parecendo um boneco de neve, mas aqui é super normal e é o que mais esquenta)
3 cachicóis
2 gorros ou chapéu
meias quentes e luvas

[adv-booking]

Lembre-se que no inverno, se transpira menos, isso significa que você vai poder repetir a mesma roupa com mais frequência. Por isso, saiba o que levar na mala para não correr o risco de exagerar e ter que carregar peso inutil.
Os meses de março e novembro, andam mais loucos do que todos os outros, prepare uma mala entre período invernal (mas sem roupa térmica) e de meia estação.

Para saber mais detalhes sobre as roupas de frio, veja o post que fiz com dicas de como se vestir no inverno.

É claro que coloquei aqui apenas o básico pra você poder viajar com as roupas adequadas, mas sei que cada um tem suas exigências, como os acessórios, por exemplo, eu não deixo de levar meus coláres, mesmo que esteja nevandoooooooo.

O que eu recomendo mesmo, é fazer a mala em maneira prática, saiba que na maioria das vezes, terminamos usando apenas a metade das roupas que levamos na mala. Você vai poder repetir, primeiro porque ninguém te conhece e, segundo, porque vai estar sempre trocando de cidades.
Vai por mim, muita mala só  atrapalha numa viagem, principalmente se for fazer mais de 2 cidades, e se tiver que ficar pegando trem, complica  mais ainda. 

Se você for sortuda e sua  viagem estiver caindo nos meses de janeiro e fevereiro, vai pegar a liquidação de roupas de inverno, e em julho e agosto, aqueles de verão. Os preços são muito atentadores, então traga pouco roupa e compre aqui, porque além de serem bonitas (Itália é a terra da moda e não tem como negar), os preços são ótimos, com descontos de até 70%. Mesmo que venha em outros meses, vai encontrar sempre lojas com roupas bacanas com valores abordáveis.

O que levar na mala, no final, vai depender de você, é claro, mas use pelo menos algumas dicas aqui do post e depois me diga se eu não tinha razão.
Veja o post que fiz sobre as liquidações com os outlets na Itália.

Agora que você já sabe como preparar a mala de viagem para Itália, tudo ficou mais fácil e sua vida mudou! Rs.

Aqui vai uma dica. Você vai encontrar muitas lavanderias self service espalhadas por quase toda Itália, em uma hora poderá lavar e secar suas roupas gastando cerca de 8 euros. Com essa possibilidade, a melhor coisa, é trazer menos roupa, e se sujar ou ficar com cheiro forte de suor, é só entrar numa lavanderia dessas e sair com tudo limpinho e sequinho!!! Ah, e cheirosinhoooooooo!

E se gostou das dicas e gostaria de fazer uma viagem bem organizada pela Itália ou Europa, veja a página de Serviços Turísticos.

MAIS DICAS DA ITÁLIA

Cinque Terre: a favela italiana
Roteiro de viagem nos arredores de Roma
Dicas dos melhores restaurantes na Sicilia
Como visitar Veneza gastando pouco
Hotéis em Milão com preços mais baixos

RESERVE SEU HOTEL AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

 

Respostas de 150

  1. Olá! Adorei o post! Irei para Roma, Florença, Veneza, Assis, Ilha de Capri, na ultima quinzena de setembro. Ainda está muito quente ou já começa a fazer um clima mais ameno? Quais roupas devo levar? Obrigada!!

    1. Lilian, nos últimos anos tem feito calor até começo de outubro na Itália, mas a noite da sempre uma refrescada, então use as dicas das roupas de meia estação aqui no post e boa viagem!
      Abs
      Damares

  2. Olá, Damares, vc poderia me tirar uma dúvida? Os trens de La Spezia para Firenze saem durante todo o dia, nos domingos de verão (Junho)? Pergunto pq não estou conseguindo comprar as passagens para o domingo dia 14/06 – o único trem que encontro no site da Trenitalia sai às 20hs. Além disso, o site não tem nenhum email para tirar dúvidas… Obrigada, abs, Arlene

    1. Olá Arlene, não patem muitos trens mesmo entre esses destinos, mas que eu me lembre partia mais de um por dia.
      Abs
      Damares

  3. muito legal seu blog minha mãe vai em dezembro para italia na ordenação de um sobrinho bom como nunca saímos do Brasil esse blog esta ajudando muito , então é muito frio em dezembro na italia é melhor comprar as roupas ai mesmo ela vai alugar um ap para 7 pessoas ficarem vao cozinhar em casa ela vai ficar 15 dias será que vc tem ideia de quantos em dinheiro ela deve levar ela não tem cartão vai levar tudo em dinheiro é melhor comprar aqui dólar ou euro, desculpa mas é que nao sabemos minha mae é empregada domestica pessoa simples mas queremos q ela realize esse sonho ….obrigada

    1. Daniele, saber quanto sua mãe vai gastar por dia é muito relativo, vai depender do que ela vai querer fazer. Mas gasta-se geralmente a partir de 100 euros por dia por pessoa, mas se ela vai cozinhar em casa, talvez a despesa caia para 70.
      Quanto a compra de dinheiro, compre no Brasil em Euro (não em dolares), na Itália não trocam real. Não é um problema ela entrar com dinheiro na Itália, a única coisa é que se ela não vai levar cartão de credito, na parte da imigração no aeroporto, eles irão pedir pra que ela mostre o valor total para ficar 15 dias no país, em maneira de provar que tem como se sustentar como turista nesses dias.
      Sim, em dezembro faz frio. Se tiver uma roupa quente pra chegar no país, aconselho a deixar para comprar quando chegar na Itália.
      Abs
      Damares

  4. Adorei seu blog,estou indo dia 21-04-2015 para Itália,fico alguns dias por lá,depois Lisboa,no total são 15 dias,gostaria de saber se está muito frio por lá,se levo sobretudo,botas,etc,se evo roupas mais leves,aguardo sua resposta.obbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbrigada.

    1. Lina, a partir da metade de maio, já faz calor na Itália e Portugal, pode até chover e a temperatura cair um pouco, mas friozão pra colocar bota é meio difícil. Eu sugiro a vc seguir as dicas aqui do post usando as roupas de meia estação.
      Abs
      Damares

  5. Ola Damarws tudo bem? Eu e meu marido vamos pra italia dia 11 de marco ate 9 de junho na casa da minha cunhada , ela mora em Gressoney, o que devo levar em minha mala ? diz a minha cunhada que la nessa epoca faz calor, me ajuda , devo levar muita roupa ou nao? . Me mande resposta por e-mail. obrigada

    1. Olá Angel, Gressoney está a 1385 metros de altitude, então acho que calorzão vai ser difícil vc encontrar por aquelas partes. Em maio e junho faz calor, mas é gostoso, nada de exagerado, a noite refresca.
      Eu sugiro a vc preparar uma mala seguindo as dicas aqui do post com roupas de meia estação e colocar um pouco invernal também, mas sem precisar ser roupas muito quentes, porque março é já final de inverno e começo da primavera.
      Abs
      Damares

  6. Olá, Damares, tudo bem?
    Vc saberia me dizer qual horário que é melhor viajar, de trem, de Roma a Paris? De dia ou à noite?
    E, também, qual a maneira mais prática, segura, eficiente….de levar dinheiro na viagem?
    Obrigada e um abraço!

    1. Marcia, a viagem de trem de Roma a Paris é longa, acho que da umas 14 horas. Acredito que seria melhor pegar o trem noturno.
      Quanto ao dinheiro, use aquelas pochetes finas de tecido que coloca-se embaixo da blusa.
      Abs
      Damares

    2. Ola Damares,

      muito obrigada pela sua palavras lindas para nossa firma. So queria lhe informarm que nos mudamos a loja e agora estamos em Viale Don Minzoni 19r na Florencia e tmb nos temos o nosso shop online http://www.baroni-firenze.com e entregamos em todo o mundo. Muito obrigada, atè logo Irene

  7. Bom dia, Damares. Acompanho seu blog e estou, inclusive, incluindo um passeio com a Ciao Florence a partir de seu link em nossa viagem à Itália. Vc poderia indicar onde posso comprar roupas de bebê em Florença, para um presente especial? Vale a pena ir até um dos Outlets só para isso? Tenho receio de perder tempo me deslocando até o Outlet só para isso e não encontrar nada… Alguma outra sugestão? Obrigada, abs, Arlene.

    1. Arlene, não precisa ir até um outlet pra comprar presente para bebê não. No centro de Florença tem uma loja que adoro, tem muita coisa bonita para crianças pequenas. Está apenas a 300 m da Piazza del Duomo, bem no centrão. Veja o link: http://www.baroni-firenze.com/
      Obrigada por comprar os passeios no Ciao Florence através do meu blog!
      Abs e boa Viagem!
      Damares

    2. Damares, fiquei encantada com as roupas de bebê da loja que vc me indicou. Muito obrigada, abs, Arlene

    3. Damares, obrigada pela dica da loja de roupas infantis Baroni, no centro de Florença. Estive lá e comprei um vestido lindo de álgida para minha sobrinha-neta que nasce estes dias. Tb fizemos o passeio a Siena e San Gimigmano com a Ciao Florence, através de seu link e tudo correu bem. Obrigada.

    4. Olá Arlene, fico feliz que tenha dado tudo certo e obrigada por passar por aqui para deixar sua mensagem.
      Abs
      Damares

    1. Valdeci, pegue um pouco das dicas desse post. Paris ainda pode estar um pouco fresco, mas Roma, Madrid e Lisboa vai estar mais quente. Então leve roupas de meia estação e de verão.
      Abs
      Damares

  8. Ola, Damaris, tudo bem?
    Estarei na Italia de 8 a 23/10, e em Paris de 24 a 28/10.
    Vi seu post e vc nao menciona bermuda na bagagem,acha que nesse mes eu poderia usar?
    Obrigada e um abraço!

    1. Olá Marcia, eu mencionei bermuda pro verão, outubro já começa o outono, mas em algumas cidades até da pra usar. O ano passado fiz um tour perto de Roma na metade de outubro e estava calor, mas no norte ja estava fresquinho. Em Paris é difícil usar bermuda em outubro.
      Abs
      Damares

  9. Bom dia Damares , eu meu marido e meu filho estamos indo para portugal (16/03) Paris (26/03) gostaria de saber qual roupa de frio levar, devo comprar aqui no brasil ou deixar para comprar no pais, aqui no Rio de Janeiro tem uma loja Decanthon). Meu filhos e portador de necessidade especiai s (sindrome de douwn) sera que ele tem isençao ou desconto em algumas entradas de parque ou museus ou mesmo nos transportes ? Grata Sonia

    1. Sonia, a Decathlon aqui na Europa é bem barata, não sei como são os preços ai no Brasil. Portugal não faz tanto frio como em Paris. Paris venta e ainda faz frio nesse período.
      Em relação a seu filho, muitos lugares oferecem isenção para pessoas portadoras de necessidades especiais, e na maioria, crianças não pagam.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *