por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

O que levar na mala

O que levar na mala para uma viagem a Itália

Tenho recebido muitos comentários de mulheres com solicitação de ajuda querendo saber o que levar na mala para viajar pela Itália.
O ponto, é, o tempo pirou, não dá mais pra saber o que indicar, porque estamos em pleno início de março, que deveria ainda ser período invernal, e temos em media de 15° a 18°. O frio aparece pela manhã bem cedo e de noite bem tarde e, mesmo assim, a temperatura não é muito baixa, tipo 9°.

Em todo caso, eu vou dar uma idéia sobre o que colocar na mala, me baseando um pouco de como preparo as minhas.

Visite nossa página de Consultoria de viagem para Europa.

A primeira coisa que você precisa saber, é que viajar pela Europa em geral, caminha-se muito.
Não é permitido entrar na maioria dos centros históricos de carro, na Itália, então, praticamente em nenhum.
Claro que nas grandes cidades você vai ter a facilidade de se locomover com metrô, mas vai ter que caminhar, mesmo porque, se ficar pegando somente metrô, vai deixar de ver muita coisa interessante entre uma atração e outra.

Depois da introdução acima, você já sacou que a primeira coisa que precisa pensar sobre o que colocar na na mala, é um ou dois pares de sapatos muito confortáveis, mas não aquela sapatilha baixinha não, porque você vai caminhar sem grandes problemas, mas depois de um ou dois dias, vai te dar dores nas pernas, ou nos pés, ou nos tornozelos, ou nos joelhos, e nos piores dos casos, em tudo. Parece que estou exagerando, não é mesmo? Mas digo por experiência própria, comigo aconteceu com o joelho, e estou pagando até hoje.

O seu melhor companheiro numa viagem desse tipo, é o famoso tênis, e se for pouco robusto, melhor ainda.

Outra coisa que recomendo, é trazer uma bolsa tiracolo, é muito prático.

Pronto para saber como preparar a mala de viagem? Então vamos fazer uma mala de viagem para Itália de cerca 15 dias, ok?

O que levar na mala no período de meia estação – meses de abril, maio e outubro:

7 camisetas de mangas curtas e 4 de mangas compridas
1 blazer
1 jaqueta quente (não fina, porque se chover muito, você vai precisar de algo quente, e as vezes a temperatura cai a noite)
3 calças jeans
2 leggings
1 sapatilha ou sapato mais bonitinho pra sair qualquer noite mais arrumadinha (mas não se preocupe muito com isso, a noite você vai estar tão cansada, que vai terminar colocando qualquer coisa)
1 tênis
1 sandália (em maio pode chegar a fazer 25°)
1 chinelo para tomar banho (eu nunca esqueço de levar, porque é onde pega-se verrugas e micoses, mesmo em hotéis 5*)

O que levar na mala no período de verão – de junho até final de setembro:

12 camisetas de mangas curtas e 3 de mangas compridas (se chover muito a temperatura cai)
1 blazer leve
2 calças jeans + 4 bermudas e 3 vestidos leves (estes últimos sobretudo nos meses de julho e agosto)
Traga os mesmos sapatos que coloquei acima para o período de meia estação, aumentando o número de sandálias para 2, principalmente em julho e agosto, que são os meses mais quentes
1 boné ou chapeuzinho, porque o sol por aqui também já está forte, principalmnete nos meses de julho e agosto, não esqueça que você vai caminhar bastante, ou seja, ficar muito tempo exposta ao sol
1 protetor solar

O que levar na mala no período invernal – vou colocar aqui os meses mais frios, que vai de dezembro a fevereiro:

5 camisetas térmicas
5 blusas de lã ou fleece ou cashmere (evite roupas com material sintético, não esquenta quase nada)
3 calças jeans
2 leggings grossas
2 calças térmicas
1 tênis robusto e quente (aqui existem tênis invernal que esquenta bem os pés)
2 botas quentes, de preferência com pelo dentro (eu só levo uma)
1 casaco quente ( eu recomendo aquele impermeável com plumas de ganso, sei que a gente fica parecendo um boneco de neve, mas aqui é super normal e é o que mais esquenta)
3 cachicóis
2 gorros ou chapéu
meias quentes e luvas

[adv-booking]

Lembre-se que no inverno, se transpira menos, isso significa que você vai poder repetir a mesma roupa com mais frequência. Por isso, saiba o que levar na mala para não correr o risco de exagerar e ter que carregar peso inutil.
Os meses de março e novembro, andam mais loucos do que todos os outros, prepare uma mala entre período invernal (mas sem roupa térmica) e de meia estação.

Para saber mais detalhes sobre as roupas de frio, veja o post que fiz com dicas de como se vestir no inverno.

É claro que coloquei aqui apenas o básico pra você poder viajar com as roupas adequadas, mas sei que cada um tem suas exigências, como os acessórios, por exemplo, eu não deixo de levar meus coláres, mesmo que esteja nevandoooooooo.

O que eu recomendo mesmo, é fazer a mala em maneira prática, saiba que na maioria das vezes, terminamos usando apenas a metade das roupas que levamos na mala. Você vai poder repetir, primeiro porque ninguém te conhece e, segundo, porque vai estar sempre trocando de cidades.
Vai por mim, muita mala só  atrapalha numa viagem, principalmente se for fazer mais de 2 cidades, e se tiver que ficar pegando trem, complica  mais ainda. 

Se você for sortuda e sua  viagem estiver caindo nos meses de janeiro e fevereiro, vai pegar a liquidação de roupas de inverno, e em julho e agosto, aqueles de verão. Os preços são muito atentadores, então traga pouco roupa e compre aqui, porque além de serem bonitas (Itália é a terra da moda e não tem como negar), os preços são ótimos, com descontos de até 70%. Mesmo que venha em outros meses, vai encontrar sempre lojas com roupas bacanas com valores abordáveis.

O que levar na mala, no final, vai depender de você, é claro, mas use pelo menos algumas dicas aqui do post e depois me diga se eu não tinha razão.
Veja o post que fiz sobre as liquidações com os outlets na Itália.

Agora que você já sabe como preparar a mala de viagem para Itália, tudo ficou mais fácil e sua vida mudou! Rs.

Aqui vai uma dica. Você vai encontrar muitas lavanderias self service espalhadas por quase toda Itália, em uma hora poderá lavar e secar suas roupas gastando cerca de 8 euros. Com essa possibilidade, a melhor coisa, é trazer menos roupa, e se sujar ou ficar com cheiro forte de suor, é só entrar numa lavanderia dessas e sair com tudo limpinho e sequinho!!! Ah, e cheirosinhoooooooo!

E se gostou das dicas e gostaria de fazer uma viagem bem organizada pela Itália ou Europa, veja a página de Serviços Turísticos.

MAIS DICAS DA ITÁLIA

Cinque Terre: a favela italiana
Roteiro de viagem nos arredores de Roma
Dicas dos melhores restaurantes na Sicilia
Como visitar Veneza gastando pouco
Hotéis em Milão com preços mais baixos

RESERVE SEU HOTEL AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

 

Respostas de 150

  1. Olá Damares,
    Eu e minha esposa iremos à Itália na segunda quinzena de outubro deste ano. Nesse período chove muito? E o frio? Quantos graus costuma fazer nessa época? Iremos a Roma, Veneza e Milão. Voltarei de Milão e lá ficarei hospedado próximo ao Duomo de milão. Como devo fazer para ir ao aeroporto (malpensa), que fica distante do meu hotel?
    Abraço

    1. Ola Marcos! O mes mais chuvoso geralmente eh novembro, mas as vezes chove tambem em outubro. Hoje o clima anda muito maluco entao fica dificil saber como vai ser. Esse periodo ainda nao faz muito frio. Para chegar em Malpensa eh so seguir as dicas do post que fiz sobre o aeroporto.
      Abs
      Damares

  2. Para quem vai no alto verão, julho, em Roma ou cidades próximas, como eu fiz, leve um boné ou chapéu com aba, pois se anda muito sob um sol forte, que não dá trégua. Quanto à roupa, só usei bermuda e camisa clara com manga curta. Camisa com manga protege contra o sol, Em caso de camisa sem manga, camiseta, o protetor solar é indispensável. As temperaturas estavem em torno de 40 graus, mas, segundo a impremsa local, a sensação térmica era de 47.

    1. Roberto, valeu pela dica! Esse ano o calor tá pegando forte mesmo no sul da Europa, 40° é demais…
      Abs
      Damares

  3. Olá Damares!
    Vou à Roma agora no início de agosto. Percebi q ninguém fala de shorts! Só bermudas! Sou carioca e não consigo visualizar um verão sem shorts. Comprei alguns sem ser jeans. Com melhores cortes e caimento. Mas fico na dúvida se é a opção certa. Tb vou levar vestidos e umas 2 calças compridas. Short é uma boa opção? Terei problemas em igrejas e/ou museus (vou à Paris antes)? Obrigada

    1. Magali, a maioria das pessoas que usa shorts nas grandes cidades, são garotas muito jovens/adolescentes, mas nada impede que você possa usar. Mas saiba que não poderá entrar em igrejas e em determinados museus. Em algumas igrejas não aceitam nem mesmo bermudas e blusas sem mangas.
      Abs
      Damares

  4. Olá Damares!
    Vou visitar Roma em novembro e estou preocupada com o que vestir, isso porque onde moro não faz frio então não faço a mínima ideia do que comprar e como avaliar peças para essa época antes de viajar. Quem mora em lugares como São Paulo e o sul do Brasil têm uma boa ideia do que levar… eu, no entanto, ainda não sei nem os critérios a avaliar nas roupas ao fazer algumas compras antes de viajar :/

    1. Busara, o intuíto do post era justamente dar uma idéia do que colocar na mala pra cada período, se vc se basear um pouco nele, vai dar pra arrumar a mala em maneira pratica. Novembro ainda não faz muitissimo frio, e vc pode deixar também para comprar alguma roupa em Roma. Da uma olhada no post que fiz sobre ruas de compra em Roma: http://keviagem.com/2014/12/conheca-as-ruas-de-compras-em-roma/
      Abs
      Damares

  5. Fico lendo suas dicas, as perguntas que te enviam, e viajo… me sinto na Itália, meu sonho de menina que um dia hei de realizar.
    Bjus

    1. Marina, espero que seu sonho se realize, porque a Italia e’ realmente um país e esplendido!
      Abs
      Damares

  6. Boa noite …Viajaremos para Itália em janeiro de 2016, eu, meu marido e minha filha de 05 anos. Gostaria de saber se é melhor comprar as roupas de frio aí, já que moramos no Rio de Janeiro…não tenho nem ideia de qto frio pegaremos aí.
    Em relação a dinheiro, li num post acima que temos q levar dinheiro em especie suficiente para ficar, mas não posso entrar com os cartões com credito?
    Desde já obrigada

    1. Olá Renata, em janeiro tem “saldo” (liquidação) de inverno, e os preços abaixam bastante, então acredito que vai valer muito mais a pena você comprar suas roupas na Itália.
      Quanto ao dinheiro para entrar no país, o cartão de credito internacional vale sim, mas precisa chegar com pelo menos uma certa quantia em montante.
      Abs
      Damares

    1. Simone, leve uma roupinha de meia estação para a noite, nesse período ainda faz um pouco fresquinho quando o sol se põe.
      Abs
      Damares

  7. Oie!
    Já procurei muito e não encontrei lojas de tamanho plus size…Vc sabe de alguma em Roma? Vou no início de Dez. Obrigada 🙂

    1. Olá Talita, a única loja que conheço é a Luisa Spagnoli, que tem em Milão e também em Roma. Os preços não são muito baixos.
      Abs
      Damares

  8. Estamos pensando em alugar um carro para ir de Milão até Roma, parando em diversas cidades! É tranquilo andar de carro pela Itália? Vc tem alguma dica/recomendação que devemos seguir? A nossa habilitação serve lá?

    1. Lilian, pode ser uma boa idéia sim. Dirigir na Itália é tranquilo, mas precisa ter o PID, que é a carta para dirigir no país. Você pode solicitar no Detran. Saiba que não é possível entrar nos centros históricos de carro na maior parte das cidades pequenas, mas tem estacionamentos fora das muralhas.
      Boa Viagem!
      Abs
      Damares

  9. Meu amigo ,bom dia vou estar em Roma – Treviso – Florença ,Veneza agóra de 4 a 14 de junho , gostaria de saber se ja esta quente .por favor minha esposa quer alguma dica do que levar , abço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo