Otranto é uma esplêndida cidade situada na costa do adriático na região do Salento na Itália. Localizada na província de Lecce, é a cidade mais oriental do país, por isso Otranto é considerada a porta do oriente.
Seu centro histórico com ruelas estreitas, becos e labirintos, é tão interessante que foi reconhecido como Patrimônio Cutural pela Unesco em 2010.
Hoje é uma localidade com um forte afluxo turístico nacional e internacional, mas pouco conhecido pelos visitantes brasileiros. Por tal motivo, resolvi fazer este post para mostrar a você outra parte muito bela da Itália. As fotos presentes neste post são minhas (viagem feita há um tempinho, antes de começar a escrever o blog) e de uma amiga italiana (Giovanna) que passou 20 dias no lugar nesse verão, no mês de junho. Assim, juntei as minhas fotos e as dela e coloquei aqui pra deixar você com muita vontade de desvendar o lugar na sua próxima viagem a Itália!
O Castelo Aragonês é a fortaleza defensiva da cidade de Otranto, que hoje se tornou um local de cultura e conhecimento através de eventos e exposições, até mesmo internacionais.
Rodeado por um grande fosso para defender a antiga cidade medieval, abre as suas portas para seu centro histórico através da “Porta Terra”.
A história do castelo está relacionada sobretudo com o triste episódio do ataque dos turcos em 1480, após o qual foi decidido expandir a fortaleza existente com torres.
O mosaico da catedral de Otranto – Catedral da Anunciação – feito por Pantaleão no século XII, é um dos mais largos do mundo, cobre quase inteiramente o chão da igreja, com mais de 16 metros (infelizmente não tenho foto da igreja).
O centro histórico é cheio de típicos restaurantes e locais, e a noite é super animado (principalmente no verão, de junho a setembro), com muita gente rodando pelas ruas.
Outro ponto forte de Otranto, é seu mar azul com praias de àguas transparentes e areia branca e fina. Sendo um dos lugares mais procurados pelos italianos e europeus para passar as férias de verão.
A poucos quilômetros ao sul, encontra-se a bela baía de “Porto Badisco”. A baía há poucas casas de pescadores, o que faz com que ela seja ainda mais fascinante. É um daqueles lugares que não dá mais vontade de ir embora…
Para chegar em Otranto, recomendo descer no aeroporto de Lecce (47 km). De lá pegar um trem ou ônibus. A outra opção é alugar um carro e viajar pelo Salento, você não vai se arrepender!
Caso esteja já rodando pela Itália, pegue o trem até Lecce e faça baudiação para Otranto.
Respostas de 10
Olá Damares, na sua opinião, qual seria o melhor lugar na Itália para trabalhar e viver? Vi no seu perfil que você morou em Milão de 1990 a 2014! Seria esse o melhor local?
Um abraço
Olá Jonecir. Milão é conhecida como a cidade do trabalho na Itália, como São Paulo no Brasil. Acredito que talvez seja o lugar com mais chance de encontrar trabalho, apesar da crise no país não está fácil.
Abs e boa sorte!
Damares
Oi Damares, obrigado pela rápida resposta! Eu trabalho na área de TI, mais especificamente como Software Developer / Software Engineer. Qual país aí na Europa seria mais indicado, você tem ideia?
Um abraço
Alemanha ou os países nórdicos em geral, e Londres.
Abs
Damares
Ola Damares, gostei muito da reportagem sobre Lecce e tenho uma grande vontade de ir morar nessa cidade.
Você reside em Lecce? Conhece alguem que more la?
Olá Reynaldo. Eu morei em Milão por muitos anos, agora moro na Alemanha. A Puglia é uma região muito bonita da Itália, mas não saberia lhe dar dicas para morar lá.
Abs
Damares
Olá Damares! Iremos passar Natal em Roma é estávamos Pensando em passar o ano novo em Florença, na qual eu, meu marido e filha Mai’s velha ja Estaremos retornando. Achei a reportagem excelente!!!! Acha q vale a Pena no inverno? Trocar e passar o Reveillon? Ou melhor aguardar e ir no verão?
Bjs e obrigado!
Olá Simone, eu acho que é um lugar mais interessante pra ser visitado na primavera e verão.
Abs
Damares
Olá Damares!
Que ótima reportagem! Eu nunca ouvi falar desse lugar e agora sei graças a você! Se um dia eu voltar a Itália quem sabe vou até lá conhecer…A vontade é grande!Um abraço, querida.
Carmen, vai colocando na sua lista pra sua próxima viagem à Itália!
Abs
Damares