Magníficos monumentos é uma das atrações que você mais encontrará na Itália para apreciar. E muitas vezes estão em cidades pouco conhecidas que abrigam verdadeiros tesouros. É o caso de Pavia, uma cidade perto de Milão que possui magníficos monumentos.
A Catedral de Pavia, é dedicada a Santo Stefano (Santo Estêvão), é a igreja mais imponente da cidade e um importante edifício renascentista. É um dos templos mais impressionantes de planta central no norte da Itália. Possui a terceira maior cúpula do país, depois de Santa Maria del Fiore, em Florença, e a Basílica de San Pietro, em Roma.
Duomo de Pavia
Sua construção iniciou em 1488 e terminou em 1898.
A igreja abriga restos mortais e relíquias de muitos santos e beatos, em particular, de San Siro, o primeiro bispo da cidade, Santo Alessandro Sauli, e dos bispos San Damiano de Pavia e San Rodobaldo.
Infelizmente esta igreja é ligada a um triste episódio. A Torre Cívica, colocada na ponta da fachada do lado esquerdo (estando de frente para igreja) de Duomo, desabou às 9 horas no dia 17 de março de 1989, causando quatro mortes.
Almoçamos ótimas saladas (o calor estava muito forte, só dava vontade de comer algo fresco) num restaurante com um cantinho muito sugestivo atrás da igreja de Duomo.
O castelo Visconti de Pavia, é um típico exemplo de arquitetura renascentista, com uma planta quadrada e torres nas extremidades. Ao seu interno (que não pudemos entrar desta vez porque estava fechado, mas já conhecíamos), é composto por um elegante pátio, suportado por pilares de pedra, no qual são realizados interessantes eventos culturais e musicais no verão. Já assistimos cencertos e visitamos feiras em seu maravilhoso pátio.
O castelo foi construído em 1360 por Galeazzo II Visconti. Os viscondes quiseram construir também um enorme parque de caça, que se estendia originalmente por uns 10km, até chegar na Certosa de Pavia. Hoje, parte do território do parque ainda está presente, mas não é mais conectado ao castelo, e se chama Parco della Vernavola.
Através desta entrada, os defensores podiam controlar o acesso
Em 1495, Ludovico il Moro, assim que virou duque, chamou os célebres Leonardo da Vinci e Bramante para decorar as salas do castelo. Leonardo pintou o salão de cor azul celeste, decorando-o com estrelas de ouro. Os salões são atualmente sede dos Museus do Risorgimento e Gália Romana.
Basílica de San Michele
O primeiro edifício feito em honra a San Michele Arcanjo, remonta ao período longobardo, e foi construído no lugar onde antes se encontrava a capela do Palácio Real. Este edifício era considerado como a igreja das coroações, porque em seu interior, ao longo dos séculos, foram celebradas as coroações de três reis italianos, como Berengário I, Louis III, e Frederico I (o Barbarossa), em 1155.
San Michele se destaca das outras igrejas da cidade por seu uso extensivo (tanto em termos de estrutura, que em decoração) da frágil pedra de arenito de cor ocre.
No caminho de retorno para Milão, decidimos dar uma parada para visitar a Certosa de Pavia, que está a 10km do centro da cidade.
Certosa de Pavia
A Certosa é um mosteiro com anexo ao Santuário da Beata Virgem Maria, Mãe das Graças. O monumento, que data do século XIV, foi construído no final do período gótico italiano.
Em 7 de julho de 1866, este linfo mosteiro na Itália, foi declarado monumento nacional italiano, tornando-se, assim, propriedade do Reino de Itália e do Estado italiano mais pra frente. Os edifícios que fazem parte do complexo monumental atualmente, abrigam a sede do Museu da Certosa di Pavia.
A Certosa encontra-se imersa no verde intenso da região, e transmete uma atmosfera de paz maravilhosa.
Foram necessários mais de dois séculos para a conclusão de sua costrução, iniciado em 1396, com a inevitável sobreposição de diferentes estilos (gótico, renascentista, barroco).
O Palácio Ducal, projetado e construído entre 1620 e 1625 por Francesco Maria Richini, é precedida por um alpendre ao lado da qual a decoração em relevo conta a história da Certosa.
A cidade de Pavia tem mais monumentos interessantes que merecem uma visita, mas em apenas um dia, diria que estes são aqueles imprescíndiveis.
[caixa title=”Saiba mais”]
Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão
Uma visita aos terraços do Duomo de Milão
Bergamo: uma pérola medieval pertinho de Milão
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 4
Ola,Damares,
estou passado 1 semana em Milao e usando suas sugestoes para passeios.
Perfeitas!
Parabens!
Abçs
Marcia
Marcia, fico feliz em saber que pude ajudar na sua passagem por Milão.
Abs
Damares
Quanta coisa ainda ficou pra conhecer! Oh! Terra linda! Seus posts me dão uma saudade…
Beijo, querida Damares.
Carmem, a Itália é um daqueles países que precisa ser visitado várias vezes, porque tem sempre algum lugar interessante pra conhecer.
Abçs
Damares