Se você sonha em fazer uma viagem para Itália, e a Grécia também faz parte de um daqueles lugares que deseja conhecer um dia, porque não unir um roteiro nos 2 países em uma só viagem?
Neste post preparei um roteiro de viagem pela Itália de 10 dias passando pelas cidades italianas mais visitadas. Após o itinerário na terra da “pasta”, você irá continuar seu passeio na Grécia em companhia de uma brasileira residente no país, com um roteiro preparado por ela.
Numa viagem para Itália de 10 dias, sugiro chegar com o voo internacional em Roma ou Milão. Estarei explicando o motivo no final do post e também dando maiores indicaçõe de como comprar seu transporte para Grécia.
Como programar sua viagem para Itália de 10 dias
Vamos começar nosso itinerário por Roma, a capital da Itália.
Para o tamanho de cidades europeias, Roma, é grande. Além do mais, oferece uma imensidão de atrações para visitar. Roma, de fato, não é apenas uma cidade nos olhos de quem a visita, o visitante se encanta com a sua continuidade de igrejas que são sobrepostas a templos, religiões que encontraram domicílio, onde morreu Júlio César e Constantino triunfou, e pelo seu rio “tibre”.
É considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, além de ser uma das mais visitadas do planeta.
O que visitar em Roma: Vaticano, Basilica di San Pietro (Basílica de São Pedro), Castel Sant’Angelo (Castelo Santo Angelo), Piazza Navona (Praça Navona), Pantheon (Panteão), Foro Romano (Foruns Romanos), Colosseo (Coliseu), Bocca della Verità (Boca da Verdade), Basilica Santa Maria Maggiore (Basílica Santa Maria Maior), Basilica di San Giovanni in Leterano, Piazza di Spagna (Praça de Espanha), Piazza del Popolo (Praça do Povo), Fontana di trevi…
Veja hotéis em Roma aqui.
Recomendo a ficar 3 dias ( o ideal seria 4 dias, mas tendo apenas 10 para distribuir em outras cidades italianas, vai ter que diminuir de um dia) em Roma e seguir para o próximo destino, Florença.
Aconselho a fazer a viagem de Roma a Florença de trem, dura cerca de 1h e 30 minutos com um dos trens da Freccia (Frecciarossa, Frecciargento). Se viajar com o trem regional, vai pagar mais barato, mas o tempo de viagem vai ser de quase 4 horas.
Recomendação: compre suas passagens de trem na Itália online com antecedência, quanto mais próximo da data da viagem, mais caro fica. Comprando diretamente no local antes de partir, você poderá correr o risco de pagar um valor bem mais alto. Veja o post com o passo a passo para comprar os bilhetes de trem online.
Florença é um museu a céu aberto
Florença é uma das cidades das artes mais importantes da Itália e da Europa. Florentia é o antigo nome da atual Firenze (Florença). A cidade atravessou e deixou marcas importantes na história da Itália e da Europa, e não foi por acaso que ela foi também capital do país por alguns anos. Berço da cultura e da língua italiana, é considerada o símbolo do Renascimento. Artistas ilustres como Michelangelo, Raffaello, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli e muitos outros, nasceram em Florença.
O que visitar em Florença: Cattedrale di Duomo (Catedral de Duomo), Basilica di Santa Maria Novella, Basilica di Santa Croce, Piazza di Santa Croce, Mercato di San Lorenzo (mercado), Piazza Michelangelo, Piazza della Signoria, Galleria degli Ofizi (Galerias dos Ofícios), Gallerie dell’Accademia di Belli Arti (Galeria das Academias de Belas Artes)…
Sugiro ficar em Florença 3 dias com bate e volta em algumas cidades da Toscana. Florença é um bom ponto para usar como base e visitar cidades vizinhas como Pisa (da pra fazer na metade de um dia inclusive de trem). Caso queira fazer bate e volta em outras cidades, recomendo alugar um carro, pois ao contrário do que muita pensa, não é tão cômodo rodar pela Toscana de trem. Eu fiz essa viagem em primeira pessoa para testar (até então sempre tinha feito de carro), e posso garantir que as dificuldades existem, como estações longe dos centros históricos, por exemplo.
Veja hotéis em Florença aqui.
Deixando Florença, prossiga a viagem para Veneza. O trajeto dura cerca de 2 horas com os trens da Freccia.
Veneza é a cidade sobre as águas
Fazer uma viagem para Itália e não passar por Veneza, é um pecado mortal! Veneza é a cidade sobre a água, única na sua beleza estravagante com edifícios antigos e canais que servem como vias de locomoção através de barcos. O que para muitos turistas forma um cenário romântico para passar as férias. Veneza é o centro da lagoa de Veneza, que se estende por 40 km ao redor da cidade. Veneza em si foi construída em mais de 100 ilhas individuais. Para consolidar as bases, foram fincadas estacas de madeira de 25 metros de comprimento no solo instável da Lagoa. Circundado por lama salina, a madeira se congelou, formando a base perfeita para a construção da cidade. E graças a madeira congelada, que deu origem as casas em palafitas, hoje podemos apreciar a esplêndida Veneza!
O que visitar em Veneza: Piazza San Marco, Basilica di San Marco, Palazzo Ducale (Palácio Ducal), Ponte dei Sospiri (Ponte dos Suspiros), Ponte Rialto, Basilica della Salute (Basílica da Saúde), Canale di Canareggio (Canal de Canareggio), passeio de barco as ilhas de Murano, Burano e Torcello, passeio em gondôla…
Veja hotéis em Veneza aqui.
Sugiro ficar em Veneza 2 dias e depois seguir para Milão. A viagem de trem dura cerca de 2 horas e 35 minutos.
Milão é moda, elegância e design
Tudo bem, sua viagem para Itália está direcionada a visitas nas cidades que possuem um número grande de monumentos e Milão ficou de fora. Mas vou te contar uma coisa: em Milão você vai encontrar menos monumentos, mas garanto que irá se surpreender com a cidade.
Milão é cidade de projeto desde o lançamento da revolução industrial, propondo modelos de organização do trabalho, da economia e da sociedade que tem sido um ponto de referência para todo o país. A cidade assumiu historicamente o papel de capital do business e da moda da Itália, com resultados importantes em termos de produtividade e imagem. É fortemente ancorada à imagem de líder internacional da moda e do design internacional. É uma cidade para explorar e amar, rica de tesouros com uma noite estremamente ativa. Milão é uma cidade interessante e vibrante.
O que visitar em Milão: Piazza del Duomo (Praça de Duomo), Cattedrale di Duomo (Catedral de Duomo), Galleria Vitorio Emanuele, Castello Sforzesco, Ultima Cena di Leonardo da Vinci (Ultima Ceia), Bairro de Brera, Pinacoteca di Brera, os Navigli…
Veja hotéis em Milão aqui.
Sugiro ficar em Milão 2 dias e depois partir com avião para Atenas (Grécia).
É possível chegar na Grécia a partir da Itália de avião, ferries, trem e ônibus. Mas claro que se você estiver de férias, com certeza seu tempo será limitado, certo? Então opte pelo voo que vai te levar até o aeroporto de Atenas rapidinho, e se você comprar a passagem com bastante antecedência, vai pagar bem barato.
Eu iniciei o percurso acima por Roma e terminei por Milão, porque dessa maneira você poderá comprar o voo para a Grécia saindo de uma cidade e retornando por outra: Milão/Atenas e Atenas/Roma. Se o seu voo internacional chegar e partir de Roma, esse trajeto seria perfeito, mas se você encontrar um bilhete aéreo chegando e partido de Milão, pode fazer o percurso ao contrário e depois comprar o voo para a Grécia dessa maneira: Roma/Atenas e Atenas/Milão.
Visite os sites das companhias aèreas “low cost” e também aqueles de linha para ver os preços. Comprando com bastante antecedência, você vai conseguir passagem a partir de 40€ com direito a despachar a mala. Mas atenção, porque os preços mudam a cada dia ou até mesmo em questão de horas.
O que eu estou tentando te explicar, é que você poderá comprar a passagem de retorno da Grécia diretamente pra cidade que pegará o voo de volta pro Brasil. Outra opção é comprar seu bilhete aéreo da seguinte maneira: Brasil/Itália/Grécia/Brasil. Desse modo, a passagem para Grécia já estará inclusa no seu bilhete internacional.
Chegou em Atenas! Que maravilha! Já estou vendo sua carinha de felicidade em pisar na terra da mitologia e das ilhas paradisíacas.
Então agora continue através do roteiro de viagem na Grécia com a Virna Lize do blog “Uma brasileira na Grécia”. Virna organiza Roteiros Personalizados para Grécia e oferece serviço de acompanhamento pelo país.
[caixa title=”Saiba mais”]
Organizando um roteiro de viagem para Europa
O que levar na mala para uma viagem a Itália
Comer em Florença pagando pouco
Conheça o castelo de Milão
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 36
Amei suas sugestões. Pretendo ir na segunda quinzena de maio/2023 e retornar na segunda quinzena de junho/2023 25 dias no total. O roteiro de Italia e Grecia estão perfeitos. Pretendo fazer primeiro Itália e depois Grécia.
Só tenho uma dúvida gostaria de passar 4 dias em Paris. Será que vai complicar muito? Como encaixar e fazer um bom planejamento com compra de ingressos e passeios + passagens aereas, trem, e quem sabe ao chegar em Atenas um pequeno cruzeiro nas ilhas gregas para economizar com hotel?
Sei que a Virna pode fazer serviço de guia e fotografia na Grécia!
Se puderem me ajudar no Roteiro…… Preciso fazer o levantamento de custos total e levar apenas dinheiro para alimentação !
Olá Mónica. Esse roteiro é maravilhos, né? Se você fizer 25 dias é possível encaixar Paris, mas vai depender de quantos lugares pretende visitar na Itália e na Grécia. A Virna vende trambém passeios de cruzeiro na Grécia. Eu e a Virna fazemos também serviço de Consultoria de Viagem e Roteiro Personalizado. Dá uma olhada nessas duas páginas aqui no blog: https://keviagem.com/roteiro-personalizado/
https://keviagem.com/consultoria-de-viagem-para-europa/
Abs
Damares
Damares ola.
gostaria de conhecer o sul da italia inclusive Malta e Polignano Del Mare e depois um cruzeiro pela Grécia.
De que cidade da Itália poderia sair com o cruzeiro?
Obrigada
Olá Rosangela. Polignano a Mare se encontra no Sul da Itália, na Puglia. Fica na província de Bari, então talvez você encontre um cruzeiro que possa apanha-lo em Bari e faça Malta e Grécia.
Abs
Damares
Oii amiga. Adorei seu roteiro. Bons conselhos.
Gostaria de fazer Itália e Grécia voando com milhas. Mas entrada e saída (da Europa por pontos parece que sai muito mais caro. Alguma sugestão? Grato.
Olá Nelson. Não saberia te informar sobre a questão de milhas.
Abs
Damares
Marcos
Estou indo com minha esposa em Maio para Itália e tudo estava programado só para Itália, mas tenho uma amiga que mora na Grécia e ela me disse para aproveitar e ir na Grécia, mas não daria para ver as ilhas e somente a cidade, pois só daria para ficar 2 dias na Grécia. Será que dois dias valeria a pena?
Olá Marcos. Sinceramente, não vale a pena sair da Itália para fazer uma viagem até a Grécia e ficar apenas 2 dias no país.
Pelo menos essa é minha opinião.
Abs
Damares
Muito obrigada! Vou seguir seu conselho…
Damaris, bom dia!
Primeiro quero parabeniza la pelo blog, estou planejando desde o início do ano uma viagem para Itália e Grécia e vc me ajudou muito na difícil definição do que fazer… Começarei pela Grécia e de la vou para Veneza de avião, vou ficar 3 dias em Veneza, algumas cidades na Toscana, pensando em ter como base Florença onde ficarei 4 dias inteiros e depois vou para Roma. A grande duvida agora esta em alugar um carro em Veneza no ultimo dia e fazer a toscana de carro, devolvendo o em Roma, ou fazer tudo de trem… Isso porque quanto mais blogs eu leio, a duvida fica maior já que tenho lido muito sobre a zona restrita e suas multas, alem da dificuldade de estacionar o carro, já que muitos hotéis parecem não ter estacionamento. Gostaria da sua opinião e, como estou tentada a fazer de carro já que dizem ser imperdível o passeio pelas estradas da Toscana, optando por fazer de carro, qual o melhor bairro para ficar em Florença? Florença e mesmo a melhor base? Ou ainda, seria melhor mesclar, vindo de trem para Florença, explorar a cidade em 2 dias e só Aí alugar um carro e visitar as cidades ao redor?
Olá Regina. Eu recomendo a fazer a viagem de trem até Florença, visitar a cidade, e somente quando começar a fazer as viagens de bate e voltas com base em Firenze, alugar o carro.
Em todas as cidades é proibido entrar de carro nos centros históricos, mas têm estacionamentos onde você poderá deixar o carro sem problemas. A maioria é a pagamento, mas nada de exagerado.
Vale sempre a pena visitar a Toscana de carro.
Abs
Damares
Oi, Damares!
Estou lendo seu roteiro e achei suas dicas muito úteis. Estou planejando uma viagem agora em junho para Itália (Roma e Veneza) e Grécia (Atenas, Santorini e Mykonos). Para ir de Veneza a Atenas, qual o melhor meio? Avião mesmo?
Obrigada!
Waleria, acho que de avião seria a melhor opção.
Abs
Damares
Bom dia, Damares.
Adorei seu post, obrigada por nos dar tantas dicas.
Estou planejando uma viagem de uns 20 dias e a principio pensei em ficar na Itália, onde já conheço um pouco de algumas cidades grandes. Agora que conhecer a Costa Amalfitana e suas belezas, mas me agrada também a ideia de ir à Grécia.
O que vc me diz, 20 dias é suficiente para aproveitar boas praias nesses lugares e também conhecer pontos deslumbrantes?
Qual o melhor mês, de preferência um que seja mais tranquilo?
Olá Rosana. Acredito que sim, 20 dias são suficientes para fazer uma linda viagem a Costa Amalfitana e Grécia.
Um período muito bom é a segunda quinzena de setembro.
Abraços
Damares