por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

Conheça o castelo de Milão

O castelo de Milão se chama Sforzesco, é um dos símbolos da cidade, um monumento fascinante cheio de história e mistério.

Foi construído no século XV por Francesco Sforza, logo após sua posse como duque de Milão, sobre as ruínas de uma fortificação do início do século XIV.

O castelo de Milão encontra-se bem no centro da cidade, é um dos cartões postais da terra da moda. Abriga museus e no verão oferece ótimos eventos culturais como concertos, espetáculos e filmes.

Castelo de Milão
Entrada principal do Castelo Sforzesco
Castelo de Milão
Espaço para concertos e espetáculos no verão

O castelo teve uma história bem conturbada no decurso de sua história, com longos eventos construtivos, demolições brutais, reconstruções, restaurações e belas decorações, tornando-se um símbolo de momentos históricos, felizes e dramáticos da cidade.

Durante séculos foi protagonista de dolorosas vicissitudes,  sendo inclusive odiado pelos cidadãos da cidade, tendo-o como símbolo de poder  exercido pelos senhores de Milão ou dominadores estrangeiros. Somente no século XX assumiu um aspecto tranquilo, tornando-se um lugar de cultura, destinado a sediar a arte lombarda, com museus e instituições culturais.

Como visitar o castelo de Milão

Entre os artistas que contribuíram para sua realização, podemos citar Filippo Brunelleschi e Leonardo da Vinci. Mas o trabalho de maior importância foi feito pelo arquiteto Luca Beltrami, que na virada do 1800 e 1900 restruturou o castelo em modo exemplar.

O que fazer em Milão
Turistas refrescando as pernas no quente verão de Milão

Você pode passear pelos belos pátios do castelo de Milão chegando do outro lado, onde encontra-se o Parco Sempione, o principal da cidade. Inspirado nos parques franceses, tem lagos, bosques, jardins e alamedas, que ficam repletos de milaneses e turistas, principalmente na primavera e no verão.

Museu em Milão
Um dos pátios do Castelo

No fundo do parque encontra-se o Arco della Pace (Arco da Paz), que era a entrada da cidade durante o domínio napoleônico na Itália. A pedido de Napoleão, foi construído exatamente na direção de Paris.

Castelo Sforzesco
Parque Sempione com o Arco da Paz no fundo

As salas do castelo de Milão abrigam os seguintes museus:

Museu da Arte Antiga (onde encontra-se a magnífica estátua de Michelangelo “La Pietà”), Pinacoteca do Castelo, Museu da Pré-história, Museu Egipcio, Museu dos instrumentos musicais, Coleções da Corte Ducal

Os museus abrem de terça a domingo das 9h ás 17h30

O Castelo abre todos os dias das 7h ás 18h no inverno e das 9h ás 19h  no verão

O ingresso no castelo é gratuito, paga-se apenas para visitar os museus e custa 3 euros

Como chegar no castelo: pegando a linha vermelha n° 1 e descendo em Cairoli

Saiba mais

Meios de tansportes em Milão
Trem do aeroporto de Malpensa para Milão
Aeroportos e estação de trem em Milão
Onde fazer compras em Milão

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter



Respostas de 5

  1. Gostei muito de visitar o castelo quando estive em Milão, mas gostei ainda mais do Parco Sempione.. que lugar agradável, ainda mais que quando eu fui estava bem vazio, tirei fotos muito boas por lá!

    1. Mariana, o parque Sempione é bem agradável mesmo, principalmente na primavera e no verão.
      Abs
      Damares

  2. Grazie Damares, sim milão já separei o que me interessa o castelo sforzesco, cenacolo vinciano,o duomo e a galeria vitorio.

    Gosto muito de cinema, se tiver alguma mostra será uma boa pedida também.

    Mas, no geral achei poucas atrações em milão para o que eu gosto.

    Abcs.

  3. Estou organizando minha viagem e apesar da maioria falar que milano não é interessante estou gostando das facilidades de acesso.

    Como vivo em São Paulo gosto de tudo bem localizado e de facilidades de acesso.

    Até agora milano, roma e torino achei bem fácil de se locomover.

    Torino também achei uma cidade bem interessante e inclui no roteiro, lá tem os únicos museus que me interessam: cinema,egzio e cesare lombroso.

    Nas demais cidades achei mais complexo a locomoção.

    1. Andrea, tem certeza que só em Torino tem os museus que mais te interessam? Olha que em Milão tem uns fantásticos. A Pinacoteca Ambrosiana abriga os Códigos Atlanticos de Leonardo da Vinci, a Pinacoteca de Brera tem obras de várias épocas maravilhosas, além de estar num belo antigo edifício.
      Você não vai se arrepender de visitar Milão, é uma cidade interessante, mas informe-se bastante pra conhece-la da maneira correta.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo