por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

Bate e volta a partir de Milão

Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão

Fazer um bate-volta a partir de Milão é uma coisa muito comum pra quem visita a capital da Lombardia. Está situada numa posição muito estratégica, perto de cidades muito interessantes e até mesmo da Suiça.

Fazer viagem bate-volta pode ser uma boa opção para conhecer lugares próximos de onde estamos hospedados, mas atenção, porque um bate-volta precisa ser feito com ponderação.

Visitar uma cidade num só dia pode ser viável com no máximo de 2 horas e 30 minutos de viagem, que já é muito, mas ainda da para fazer. Passando disso, esquece. Por que? Só porque você vai passar a maior parte do dia viajando e, do lugar, não vai conhecer quase nada.

Se você pegar um trem de Milão para Lucca por exemplo, são mais de 3 horas de viagem, além de precisar fazer baldeação em Florença ou Pisa. Sem falar que o trem que parte cedo para Lucca, demora 5 horas para chegar na cidade, porque não é aquele rápido.

Agora, tem também outro detalhe, hoje existem trens muito rápidos que ajudou a diminuir bastante as distâncias, como é o caso de Florença, que em apenas 1 hora e 40 minutos partindo de Milão, chega-se na cidade. Mas visitar Florença com um bate-volta é um pecado mortal, a cidade é linda e oferece muita coisa bacana ao viajante. Mas se você vai se hospedar na cidade da moda, fica tranquilo porque tem bastante lugar super legal para fazer bate-volta a partir de Milão com menos de 2 horas de viagem.

Os lugares com distância acima de 200 km, recomendo a fazer somente de abril até metade de outubro, quando os dias são mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, melhor ainda, tem claridade até as 21h30. Aconselho a focalizar as cidades perto de Milão mais próximas e deixar aquelas mais distantes para visitar dormindo pelo menos uma noite nelas.

[adv-rental class=”center”]

Nos outros meses, escurece muito cedo, de dezembro a fevereiro, é o pior período, e dezembro é o mês mais curto, as 16h30 já está tudo escuro.

Aqui estão 20 cidades interessantes para conhecer fazendo bate-volta a partir de Milão:

Veneza: 269 km (está no limite, mas ainda da para fazer um bate-volta porque a ligação com trem é boa)
Pádua: 239 km
Verona: 160 km
Lago de Sirmione: 134 km
Lago de Como: 50 km
Lago de Bellagio: 70,3 km (a ligação com trem é meio complicada, recomendo um bate-volta de carro)
La Spezia (ponto de partida para visitar Cinque Terre): 225 km (recomendo de carro, a ligação com trem demora como mínimo 3 horas, e o direto parte as 6h10 da manhã)
Gênova: 148 km
Pavia: 44,5 km
Bergamo: 51 km
Brescia: 97 km
Lago de Lecco: 77,3 km
Stresa (onde se encontram as ilhas Borromeo): 90,2 km
Turim: 143 km
Bolonha: 216 km (mas saiba que a cidade é grande, um bate-volta vai ser meio corrido)
Modena: 176 km
Parma: 128 km
Mantova: 184 km
Montevecchia: 37,5 km (somente de carro)
Lugano: 79,4 km (encontra-se na Suiça mas chega-se muito facilmente de trem)

[caixa title=”Saiba mais”]

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Respostas de 83

  1. Olá, Damares.
    Itália é assim. Chega-se com gosto de “quero” mais ( a Europa toda é assim). Milão, pelo segundo ano consecutivo, nos proporcionou ( a mim e à filhota) conhecer lugares incríveis como Lugano e Zurique ( trem), cidades suíças não tão longínquas a partir dela. Continue assim, trocando ideias com os que acompanham seu blog e compartilhando as informações sendo este o principal objetivo de quem gosta de ‘ percorrer o mundo com mochila nas costas, mala na mão e muita, muita, disposição.

  2. Bom dia.
    Ficarei 4 dias em Milão ( no ano passado fiquei apenas 2) e gostaria de saber o que é imperdível como bate e volta em 1 dia? Lugano seria uma boa opção? E Gênova?
    Abs

  3. Olá Damares,
    adorei suas dicas, vou em outubro com minhas filhas, primeira vez em Milão, e fiquei feliz em vê que dá para fazer vários bate e volta. Gostei da dica de ir a Lugano na Suiça, mas, precisa de visto? Abraços

    1. Olá Mônica.
      Para Suiça não precisa de visto, geralmente eles pedem o bilhete de volta para o Brasil e o passaporte para ver a data de ingresso na Europa.
      Abs
      Damares

  4. Olá ! Irei agora em Dezembro para Milão.Vc pode me informar se , no dia de Natal é conveniente ir ( bate e volta) Lucerna , Como ou Verona?
    Obrigada pela dica

    1. Olá Maria.
      Dia 24/12 as lojas abrem até umas 16h, depois fecha tudo e dia 25 nada abre.
      Abs
      Damares

  5. Olá, estou planejando um bate-volta de Milão à Lugano, no final de janeiro de 2019. A princípio de carro. Recomenda?
    Como é passar na fronteira de carro? Existe fiscalização?
    Marcia Jung

    1. Olá, Marcia. Em janeiro as cidade de lago perdem um pouco do encanto, mas Lugano é bonita mesmo nesse período.
      Sim, dá para ir de carro tranquilamente. Vai ter que deixar num estacionamento a pagamento porque no centro não existe outra maneira para o deixar o carro.
      Para entrar na Suiça, paga-se um selo que custa cerca de 30€. Não sei se quando se aluga um carro esse selo já está incluído. Convém perguntar na locadora.
      Na fronteira eles controlam sobretudo isso. No seu caso, turista, vão querer ver passaporte e passagem de volta pro Brasil. Se forem de trem, a mesma coisa, eles entram e pedem documento pra muita gente.
      Abs
      Damares

  6. Olá, Damares. Em fevereiro, temos sete dias hospedagem em Milão – 5 pessoas.
    Gostariamos de conhecer Bassano . Qual melhor opção?
    E qual bate-volta imperdivel: Veneza, Lugano, Como, …?
    Att.
    Rose

    1. Olá Rosilene. A melhor opção seria alugar um carro para ir à Bassano. Veneza, Verona, Sirmione, Como e Lugano são lugares encantadores. Todos esses têm fácil acesso de trem, somente Sirmione que aconselho a ir de carro.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo