por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Bellagio: a pérola do Lago de Como

Bellagio está sempre incluso nos passeios que levo os amigos e parentes que vêm me visitar em Milão. Este passeio foi um deles, quando levei parentes no final de março.

Num belo dia de sol, mas ainda com friozinho, passamos uma tarde muito agradável caminhando pelas ruelas de Bellagio, tomando chocolate quente com chantilly em um dos tantos bares com mesas nas calçadas.  Não é a toa que essa cidadezinha é conhecida como a “pérola” do Lago de Como.

Durante séculos, sua conformação  tem encantado artistas e escritores, sejam italianos que estrangeiros. Ela está localizada na ponta do promontório que divide o lago em dois ramos, de Como, e Lecco. A cidade se estende parcialmente sobre a zona costeira e, em parte, nas encostas do promontório. Graças a esta posição, há uma extraordinária variedade e vista panorâmica que abrange todo o lago. Nos dias límpidos ensolarados, é possível avistar os Alpes – nós os pegamos ainda cobertos de neve. Que visual!

Bellagio
Bellagio

Bellagio

Como chegar em Bellagio a partir de Milão?

Bom, a melhor maneira para economizar, é pegar o trem em Milão na Estação de Cadorna. Chegando em Como, basta se dirigir para estação de ônibus que encontra-se praticamente ao lado daquela de trem e pegar o ônibus para Bellagio (o percurso dura uns 60 minutos).

A outra opção é mais cara, mas ao meu ponto de vista é mais interessante. Pegar o barco e atravessar o lago (dura uns 45 minutos). O porto está localizado perto da estação de trem, uns cinco minutos a pé. O ônibus  e o barco têm uma frequência de saída a cada 1/2 horas, depende do horário e do dia. Nos finais de semana e a tarde, saem mais frequentemente. Se pegar o trem em Milão e depois o ônibus em Como, vai gastar um total de cerca 8/9 euros, pegando o barco, é mais caro, vai dar uns 15 euros (desde Milão).

Lago de Como

o que visitar em Bellagio

O que visitar em Bellagio

Sugiro começar  seu passeio em Bellagio pelo Velho burgo (centro histórico medieval), onde poderá admirar as antigas e sugestivas residencias. No centro histórico você encontrará escadas e becos característicos da cidade e, seguindo por eles, irá conhecer muitos outros com lojas que vendem produtos locais.

Apesar de pequeno, o lugar abriga muitas igrejas renomadas: Igreja de San Giacomo, Santa Maria Annunciata in Breno, San Giovanni Battista, San Giorgio, San Martino, o Santuário della Beata Vergine del Soccorso e a igreja Santa Maria di Loppia.

como chegar em Bellagio
Centro histórico de Bellagio

Passeio em Bellagio

Como chegar em Bellagio

Não deixe de visitar os Jardins da Villa Melzi e o Parque de Villa Serbelloni.

Villa Melzi nasceu como residência (1808-1810) para o vice presidente da república na época de Napoleão. A construção há uma perfeita expressão da cultura neo-clássica. É rodeada por um magnífico jardim de tipo paisagístico. O local é aberto ao público a partir da metade de março até final de março. O ingresso custa 6€.

O parque de Villa Serbelloni se estende no promontório íngreme que separa os dois ramos do lago. A costrução original da mansão remonta a 1400. Em 1788 passou ao conde Alessandro Serbelloni, um membro de uma das famílias mais nobres e ricas da Lombardia, que se dedicou de corpo e alma, com especial incidência sobre a realização do imenso parque do lado externo, onde ele construiu trilhas e avenidas por um comprimento total de cerca de 18 km.

A visita à Villa Serbelloni é guiada de terça a domingo às 11h e às 15h30. O bilhete custa 9€. Abre da metade de março até final de outubto de terça a domingo.

Lago de Como

Bellagio é um cantinho muito romântico do Lago de Como.

Como chegar em Bellagio

Bellagio

Agora que você já sabe o que visitar em Bellagio e como chegar, prepare as malas e boa viagem!

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo

Reserve seu hotel com o booking.com

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

65 respostas

    1. Elisangela, se vc estiver sem carro, recomendo a ficar perto do centro histórico.
      Abs
      Damares

    2. Elisangela, se você quiser uma coisa mais romântica, Bellagio é perfeito, mas depende do período, porque no verão tem um pouco de agitação e tudo fica aberto, mas se for em outro período, a cidade é bem parada. Já em Como isso não acontece, porque é uma cidade maior e tem movimento sempre.
      Abs
      Damares

  1. Vou passar o natal em Bellagio (de 23 a 26/12 )gostaria de sugestao de um restaurante para a ceia e como e inverno que passeios estarao disponiveis ?Estaremos de carro.Voce poderia me ajudar?

    1. Raquel, os eventos de reveillon começam a ser divulgados a partir da metade de outubro. Faz uma pesquisa na internet que você vai encontrar opções.
      Abs
      Damares

  2. Damares. Só passei aqui para agradecer!!!
    Nossa viagem foi um sonho e suas dicas para Bellagio foram perfeitas. Pegamos dias lindos, ruas floridas. Paisagens deslumbrantes. Valeu cada segundo. Ficamos no hotel Excelcior Splendide., de frente com a parada do barco que vem de Como. Obrigada. Recomendo! Abracao

    1. Obrigada pela mensagem Sandra, fico feliz que meu blog tenha lhe ajudado a organizar bem sua viagem!
      Abs
      Damares

  3. Oie Damares, eu aqui de novo!

    Está quase chegando o dia de estarmos ai…menos de 30 dias.
    Obrigada pelas dicas maravilhosas!
    Peço sua opinião sobre o seguinte, vamos chegar em Malpensa dias 12/07 com destino a Bellagio.
    Que nos sugere?
    Tem algum ônibus ou trem que vá direto de Malpensa para Bellagio ou direto de Malpensa para Como?
    Andei investigando e parece que só tem o Malpensa Express que volta prá Milão e de lá vou para Como e de lá pego um ônibus para Bellagio.
    È isso mesmo?
    Entrei em contato com uma equipe que se propôs a nos pegar em Malpensa, fazer um pequeno tour em Como( 4 horas) e nos deixar lá para seguirmos de ônibus sentido Bellagio. Achei tão caro…
    Você faz este serviço? Recomenda alguém?
    Como faço para ter um orçamento?

    Aguardo tuas dicas importantes e valiosas.

    Abraços.

    1. Sandra, vai pra Como e de lá vc pega o barco que vai até Bellagio. Veja os horários que o barco passa para voltar pra Como. Acho que essa é a melhor maneira sem carro.
      Abs
      Damares

  4. Ola Damares!

    Como havia lhe comentado acima, estava com dúvidas de roteiro para minha viagem de 10 dias em julho, você me ajudou demais e em quase tudo. Acabei comprando passagens aéreas de São Paulo para Zurique, chego dia 10/07, fico 02 dias na Suíça e pego vôo Zurique para Malpensa em 12/07/14, de lá vou direto para Bellagio(12 a 14/07), e no final da viagem ( 17 a 20/07/14), ficarei 03 dias em Milão no bairro Navigli, a intenção lá eh conhecer os arredores.
    Mas ficou um intervalo , saio do Hotel de Bellagio em 14/07 e vou para Navigli em 17/07. Minha pergunta, será que vale a pena sair de Bellagio, alugar um carro e passar 02 dias em Nice? Sei que eh longe, mas a intenção eh conhecer a paisagem por estradas. Que acha? Será que eh muito cansativo? Melhor ônibus ou trem? Terei 02 dias …aguardo seu conselho. Gratíssima.

    1. Sandra, para ir à Nice de trem, você vai ter que partir de Milão, o trem sai daqui. Pois é, a região de Nice é demais, e um carro ajuda bastante, mas o problema é estacionamento naquela cidade, é super caro, e você vai rodar pela cidade somente a pé, o carro vai ser útil se for visitar outros lugares próximos. Tem um post no meu blog sobre Nice: https://keviagem.com/2011/10/sul-da-franca-nice/
      Abs
      Damares

  5. Olá Damares!
    Quero viajar com meu marido para o norte da Itália, agora em julho/2014.
    Temos apenas 10 dias, sair de Guarulhos dia 09 a noite e retornar no dia 20.
    Já conhecemos as principais cidades turísticas da Itália, faltava-nos Milão e lá quero conhecer o bairro Navigli, ao qual levo o sobrenome.
    No começo seria para isso, mas…já que estaremos lá, começa a vir a vontade de conhecer mais.
    Então pedimos sua ajuda,que mais sugeriria para que pudéssemos conhecer sem artesã?
    Pensei em algum dos lagos(Maggiore, Como, Gardia ou Lecco), ou algum trem para Suíça e Voltar para o Brasil por lá.
    Ou ainda alugar um carro e ir para Verona
    Aguardo sua opinião.
    Um abraço.

    Sandra Navigle

    1. Olá Sandra, Milão está próxima a muitas cidades bacanas, da uma procurada aqui no blog,tem muitas opções. Quanto a Suiça, Lugano está a 50 minutos daqui de trem, dando pra fazer um bate e volta tranquilamente.
      Abs
      Damares

  6. Damares, por favor poderia me tirar uma duvida? Para ir a Como desde Milão não se poderia também pegar trem na Estação Centrale direto para Como San Giovanni… Nesse caso o porto para pegar o barco para Bellagio também esta perto? Agradeço sua atenção.

    1. Marco Antonio, é possível sim, é que fica mais longa a viagem, porque faz uma volta grande. O que vc pode fazer, é pegar o barco de excursão e descer em Belagio, depois pegar o outro pra voltar para Como. Esses barcos rodam pelas cidadezinhas ao longo do lago parando em quase todas, vc escolhe qual percurso quer fazer.
      Abs
      Damares

    2. Muito obrigado Damares… outra pergunta é se tenho como conjugar uma visita a Villa Balbianello com Bellagio… há como pegar um barco direto para Balbianello e depois ir para Bellagio? Compensa contratar taxis aquáticos se é que os mesmos existem no lago? Essas duas visitas permitem ainda sobrar tempo para conhecer um pouco da Cidade de Como?

    3. Marco Antonio, existem sim táxis aquáticos. Quanto a ir de Balbianello a Bellagio, não sei te informar, da uma procurada na internet.
      Abs
      Damares

  7. Boa tarde, Damares estou programando uma viagem rápida pelo norte da itália e tenho intensão de ir de Milão para Bellagia de carro, dormir uma noite lá e no outro dia seguir para Verona. Você tem dicas de hotel em Bellagio ? Vale a pena tirar um dia de Milão ou Verona para passar em bellagio ? Antecipadamente agradeço

    1. Paulo, vai depender do período que vc vai viajar, se for na primavera e verão (de maio a setembro) vale a pena dormir uma noite sim, porque vc vai poder fazer um tour de barco no lago visitando outras cidadezinhas que é muito bacana, mas caso contrário, dê apenas uma passada de meio período e depois siga pra Verona. Antes de chegar em Verona, tem Sirmione, que vale muito a pena uma visita. Tem um post sobre o lugar aqui no blog.
      Abs
      Damares

  8. eu acho que foi neste lugar que George Lucas se inspirou (e depois gravou) a cena do casamento da Padmmé com Anakin, em Stars Wars II

    1. Ih, essa vou ficar te devendo. Não sei mesmo, mas pode até ser, o Lago de Como é muito usado para gravações de filmes, aliás, diga-se de passagem, a Itália inteira.
      Abçs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo