por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Bellagio: a pérola do Lago de Como

Bellagio está sempre incluso nos passeios que levo os amigos e parentes que vêm me visitar em Milão. Este passeio foi um deles, quando levei parentes no final de março.

Num belo dia de sol, mas ainda com friozinho, passamos uma tarde muito agradável caminhando pelas ruelas de Bellagio, tomando chocolate quente com chantilly em um dos tantos bares com mesas nas calçadas.  Não é a toa que essa cidadezinha é conhecida como a “pérola” do Lago de Como.

Durante séculos, sua conformação  tem encantado artistas e escritores, sejam italianos que estrangeiros. Ela está localizada na ponta do promontório que divide o lago em dois ramos, de Como, e Lecco. A cidade se estende parcialmente sobre a zona costeira e, em parte, nas encostas do promontório. Graças a esta posição, há uma extraordinária variedade e vista panorâmica que abrange todo o lago. Nos dias límpidos ensolarados, é possível avistar os Alpes – nós os pegamos ainda cobertos de neve. Que visual!

Bellagio
Bellagio

Bellagio

Como chegar em Bellagio a partir de Milão?

Bom, a melhor maneira para economizar, é pegar o trem em Milão na Estação de Cadorna. Chegando em Como, basta se dirigir para estação de ônibus que encontra-se praticamente ao lado daquela de trem e pegar o ônibus para Bellagio (o percurso dura uns 60 minutos).

A outra opção é mais cara, mas ao meu ponto de vista é mais interessante. Pegar o barco e atravessar o lago (dura uns 45 minutos). O porto está localizado perto da estação de trem, uns cinco minutos a pé. O ônibus  e o barco têm uma frequência de saída a cada 1/2 horas, depende do horário e do dia. Nos finais de semana e a tarde, saem mais frequentemente. Se pegar o trem em Milão e depois o ônibus em Como, vai gastar um total de cerca 8/9 euros, pegando o barco, é mais caro, vai dar uns 15 euros (desde Milão).

Lago de Como

o que visitar em Bellagio

O que visitar em Bellagio

Sugiro começar  seu passeio em Bellagio pelo Velho burgo (centro histórico medieval), onde poderá admirar as antigas e sugestivas residencias. No centro histórico você encontrará escadas e becos característicos da cidade e, seguindo por eles, irá conhecer muitos outros com lojas que vendem produtos locais.

Apesar de pequeno, o lugar abriga muitas igrejas renomadas: Igreja de San Giacomo, Santa Maria Annunciata in Breno, San Giovanni Battista, San Giorgio, San Martino, o Santuário della Beata Vergine del Soccorso e a igreja Santa Maria di Loppia.

como chegar em Bellagio
Centro histórico de Bellagio

Passeio em Bellagio

Como chegar em Bellagio

Não deixe de visitar os Jardins da Villa Melzi e o Parque de Villa Serbelloni.

Villa Melzi nasceu como residência (1808-1810) para o vice presidente da república na época de Napoleão. A construção há uma perfeita expressão da cultura neo-clássica. É rodeada por um magnífico jardim de tipo paisagístico. O local é aberto ao público a partir da metade de março até final de março. O ingresso custa 6€.

O parque de Villa Serbelloni se estende no promontório íngreme que separa os dois ramos do lago. A costrução original da mansão remonta a 1400. Em 1788 passou ao conde Alessandro Serbelloni, um membro de uma das famílias mais nobres e ricas da Lombardia, que se dedicou de corpo e alma, com especial incidência sobre a realização do imenso parque do lado externo, onde ele construiu trilhas e avenidas por um comprimento total de cerca de 18 km.

A visita à Villa Serbelloni é guiada de terça a domingo às 11h e às 15h30. O bilhete custa 9€. Abre da metade de março até final de outubto de terça a domingo.

Lago de Como

Bellagio é um cantinho muito romântico do Lago de Como.

Como chegar em Bellagio

Bellagio

Agora que você já sabe o que visitar em Bellagio e como chegar, prepare as malas e boa viagem!

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo

Reserve seu hotel com o booking.com

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

65 respostas

  1. Bom dia Damares,
    Nós vamos sair de Turim para Nice, verificamos que dura 3 horas e sete minutos.
    Pretendemos passar 3 dias (espero que dê para curtir um pouco..) e depois voltar e entregar o carro em Florença no dia 25 pois saiu mais em conta.
    Com relação ao tipo de carro, pode ser básico mesmo? Qual melhor caminho…. saindo de Turin?
    Suas dicas foram muito valiosa. Muito obrigada!
    Grande abraço
    Ângela Cardoso

  2. Muito obrigada!
    Vc falou tão bem de Nice que fiquei com vontade de conhecer.
    Então estamos pensando em alugar um carro em Turim ir para Nice..
    Sem querer abusar de voce.. Gostaria de saber se muito longe de Turim?
    ou é melhor sair de Milão?
    Sairia muito caro alugar o carro em Turim?
    Eu vi que vc fez uma recomendação em um dos comentários.
    Que talvez fosse melhor entregar o carro na última cidade da Itália é isso?
    Qual seria a cidade?
    Obrigada pela atenção. . Grande abraço
    Ângela Cardoso

    1. Olá Angela, por favor, da uma pesquisada no google maps para saber as distâncias e como chegar. Eu indico devolver o carro na última cidade da Itália se sua viagem for terminar na França, porque alugar num país e devolver em outro, fica muito caro.
      Abs
      Damares

  3. Boa tarde, Damares, muito obrigada.. Vc é muito rápida e eficiente. Parabéns! ,,
    Nós não iremos a Roma já conhecemos. .
    Você acha que é melhor sair de Turin de carro ou de trem?
    Eu tenho muita vontade de conhecer Nice vc acha que daria?
    É só uma curiosidade…
    grande abraço
    Ângela Cardoso

    1. Angela, depende pra onde você vai saindo de Turim. Já que não vai a Roma, da pra passar em Nice sim, mas recomendo a fazer essa viagem de carro, porque são quase 300 km e de trem demora um pouco, porque precisa fazer baldeação.
      Abs
      Damares

  4. Olá, Boa noite, Damares,
    obrigada pelas sugestões. Deixaremos Amsterdam e Berlim pra outra oportunidade.
    Vamos conhecer nesse período algumas cidades da Itália. . Gostaríamos muito de conhecer Veneza, Firenze, Milao.
    Estamos com passagem para Turin…. que sugeres?
    Grata pela atenção.
    Ângela

    1. Angela, geralmente a primeira viagem a Itália, as cidades mais visitadas são: Milão, Veneza, Florença e Roma. Mesmo porque, em 10 dias, mais do que isso fica difícil. Em Milão você pode fazer bate e volta até Como ou Lugano, por exemplo. Em Florença existem excursões de dia inteiro para visitar outras cidades da Toscana. Veja este link: https://keviagem.com/2015/04/passeios-na-toscana-descubra-como-rodar-pela-regiao-sem-carro/
      Abs
      Damares

  5. Olá, Boa noite Damares, parabéns pelo Blog..
    Eu e meu marido estamos em Malta, queremos passar 10 dias viajando para conhecer outros lugares.
    Estamos pensando em fazer Amsterdam, Berlim e Itália. É pouco tempo? 2 dias em cada cidade é suficiente?
    Na Itália gostaríamos de conhecer Milão, Florença, Veneza, Pisa, Bellagio, Verona. O que vc aconselha?
    Desde já agradeço sua atenção
    Ângela Cardoso

    1. Olá Angela, obrigada!
      Olha, até da pra ficar 2 dias em cada cidade, claro que vocês irão conhecer pouco nas cidades grandes como Berlim, por exemplo, mas são muitas cidades pra tão pouco tempo. Leve em conta que o dia de chegada e partida em cada lugar, é já meio dia perdido, porque perde-se tempo nos deslocamentos.
      Coloquem no papel quais são as cidades que vocês mais desejam conhecer, aquelas que vocês sonham de verdade, e escolham elas. Se for pra Berlim e Amsterdam, escolham apenas mais 2 cidades na Itália. Vocês podem depois ir pra Milão e usa-la como base para visitar Bellagio e Veneza com bate e volta, por exemplo.
      Abs
      Damares

  6. bom dia desculpa discordar de você mas o passeio a belaggio não tem nada demais o lago inteiro parece muito igual em qualquer uma das bacias / paradas. em bellagio nada interessante também fora uma hora pra ir do jeito rapido e duas horas slow. graças a deus fui no rápido (fast) tirei varias fotos acho que se as postasse muita gente desistiria de ir lá

    1. Olá Alexandre, que pena essa sua reação em relação a cidade. Precisa ver o que você esperava encontrar. A cidade é super pequena e tem um centro muito gracinha, com ruas pequenas e estreitas e escadarias, além de lindas vilas e um magnífico visual do lago. O charme do lugar é justamente por ser pequeno e o pouco que oferece é bem sugestivo. Eu estive várias vezes e sempre levei parentes e amigos e todos adoraram o lugar. Eu nunca fiquei apenas uma hora em Bellagio, sempre fui pra almoçar e fazer caminhadas apreciando o lago e as vilas. Quanto a chegar de barco, realmente não é super prático, mas também nada de tão complicado, precisa ter tempo a disposição. Bellagio é conhecida como a perola do lago de Como na Itália, e isso não fui eu a inventar, então acredito que tenha um motivo pra isso, né mesmo? Mas aceito sua opinião, obviamente, só achei que você transformou um lugar tão gracinha, numa coisa horrível.
      Abs
      Damares

  7. Damares, adorei suas dicas de viagem. Em menos de 15 dias estarei em Pavia com meu namorado e pretendemos fazer um bate e volta pra visitar como e Bellagio. Queríamos fazer um piquenique em Como, você sabe nos dizer se lá tem parques onde podemos fazer isso? E na Itália é permitido consumir bebida alcólicas em lugares públicos?
    Muito obrigada, amei o site!

    1. Olá Marianne, não saberia lhe responder, mas eu não me lembro de ter vistos parques públicos perto do centro de Como onde pode-se fazer pic-nic. Talvez até tenha, mas nunca percebi, sinceramente.
      Quanto a bebida alcólica em lugares públicos, pode ser consumida sim.
      Abs
      Damares

  8. Boa noite, Damares, parabéns pelo blog …
    Estou com uma dúvida … eu e meu marido viajaremos p/ Milão em final de abril pp.
    Iremos do aeroporto direto p/ Bellagio, onde passaremos duas noites e retornaremos p/ Milão, para então conhecermos melhor essa cidade, mas estamos na dúvida se vale à pena alugar um carro ou pegarmos um transfer que nos leve até lá … isso pq vimos que os passeios em Bellagio se fazem à pé e tb de barco, sendo que o carro deverá permanecer no estacionamento, o que encarecerá o período em que por lá estaremos … Para retornar a Milão, poderíamos usar o mesmo transporte, ou seja, o transfer … o que vc acha? Fico apenas com receio de ficar sem a mobilidade que o carro nos proporciona…
    Desde já, agradeço a sua atenção,
    Lúcia Helena

    1. Lucia Helena, deixar o carro parado no estacionamento por 2 dias talvez não seja a melhor opção mesmo não. Em Bellagio se faz tudo a pé, pois a cidade é minuscula. Os passeios de barco são ótimos e da para visitar as cidades dos lagos que são muito lindas. Então talvez o transfer seja a melhor opção nesse caso.
      Abs
      Damares

    2. Era essa a nossa dúvida … vc nos ajudou bastante! Agradeço imensamente o seu retorno…
      Depois de nossa estadia “romântica” em Bellagio, pretendemos ficar dois dias em Milão e de lá pegaremos um trem p/ Roma, onde nos encontraremos com um casal de amigos tb brasileiros e, juntos, faremos a Costa Amalfitana e a Sicília, chegando de carro até Palermo, o nosso ponto final da viagem. Como já conhecemos Roma, vamos ficar apenas dois dias para poder curtir esse maravilhoso museu à céu aberto e voltar nos lugares de q mais gostamos… Vc teria alguma dica para esses lugares?
      Abs e, mais uma vez, obrigada!
      Lúcia Helena

    3. Lúcia, tem umas dicas bacanas de Roma aqui no blog. Vai na parte de pesquisar no blog a direita no alto e escreve Roma, vai aparecer os posts relacionados a cidade.
      Abs e boa viagem!
      Damares

  9. Bom dia Damares, gostei muito seu blog. Iremos em 3 casais para Itália final de maio, chegaremos em Roma e partimos de Milão. Vamos fazer, Siena, Florença, Verona, Bellagio e Milão. Serão 13 dias, pensamos em alugar um carro quando sairmos de Roma que ficaremos 3 dias. Vc acha que vale a pena alugar o carro para todos os dias? Mas pensamos em ir de trem de Verona para Veneza bate-volta….o que vc me diz? Obrigada.

    1. Olá Marcela, seu itinerário está bom. Alugue o carro quando sair de Roma para seguir pra Toscana, pois esta é a meneira mais bacana para conhecer a região. Devolva o carro em Milão e use os meios de transportes na cidade. Evite dirigir nas grandes cidades, não vale a pena (estacionamentos caros), e os meios de transportes funcionam super bem.
      Um bate e volta de trem de Verona a Veneza pode ser feito tranquilamente, pois as cidades estão muito próximas.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo