por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

Bate e volta a partir de Milão

Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão

Fazer um bate-volta a partir de Milão é uma coisa muito comum pra quem visita a capital da Lombardia. Está situada numa posição muito estratégica, perto de cidades muito interessantes e até mesmo da Suiça.

Fazer viagem bate-volta pode ser uma boa opção para conhecer lugares próximos de onde estamos hospedados, mas atenção, porque um bate-volta precisa ser feito com ponderação.

Visitar uma cidade num só dia pode ser viável com no máximo de 2 horas e 30 minutos de viagem, que já é muito, mas ainda da para fazer. Passando disso, esquece. Por que? Só porque você vai passar a maior parte do dia viajando e, do lugar, não vai conhecer quase nada.

Se você pegar um trem de Milão para Lucca por exemplo, são mais de 3 horas de viagem, além de precisar fazer baldeação em Florença ou Pisa. Sem falar que o trem que parte cedo para Lucca, demora 5 horas para chegar na cidade, porque não é aquele rápido.

Agora, tem também outro detalhe, hoje existem trens muito rápidos que ajudou a diminuir bastante as distâncias, como é o caso de Florença, que em apenas 1 hora e 40 minutos partindo de Milão, chega-se na cidade. Mas visitar Florença com um bate-volta é um pecado mortal, a cidade é linda e oferece muita coisa bacana ao viajante. Mas se você vai se hospedar na cidade da moda, fica tranquilo porque tem bastante lugar super legal para fazer bate-volta a partir de Milão com menos de 2 horas de viagem.

Os lugares com distância acima de 200 km, recomendo a fazer somente de abril até metade de outubro, quando os dias são mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, melhor ainda, tem claridade até as 21h30. Aconselho a focalizar as cidades perto de Milão mais próximas e deixar aquelas mais distantes para visitar dormindo pelo menos uma noite nelas.

[adv-rental class=”center”]

Nos outros meses, escurece muito cedo, de dezembro a fevereiro, é o pior período, e dezembro é o mês mais curto, as 16h30 já está tudo escuro.

Aqui estão 20 cidades interessantes para conhecer fazendo bate-volta a partir de Milão:

Veneza: 269 km (está no limite, mas ainda da para fazer um bate-volta porque a ligação com trem é boa)
Pádua: 239 km
Verona: 160 km
Lago de Sirmione: 134 km
Lago de Como: 50 km
Lago de Bellagio: 70,3 km (a ligação com trem é meio complicada, recomendo um bate-volta de carro)
La Spezia (ponto de partida para visitar Cinque Terre): 225 km (recomendo de carro, a ligação com trem demora como mínimo 3 horas, e o direto parte as 6h10 da manhã)
Gênova: 148 km
Pavia: 44,5 km
Bergamo: 51 km
Brescia: 97 km
Lago de Lecco: 77,3 km
Stresa (onde se encontram as ilhas Borromeo): 90,2 km
Turim: 143 km
Bolonha: 216 km (mas saiba que a cidade é grande, um bate-volta vai ser meio corrido)
Modena: 176 km
Parma: 128 km
Mantova: 184 km
Montevecchia: 37,5 km (somente de carro)
Lugano: 79,4 km (encontra-se na Suiça mas chega-se muito facilmente de trem)

[caixa title=”Saiba mais”]

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Respostas de 83

    1. Arlete, eu sugiro que deixe pelo menos 1 dia para visitar Milão e um faça apenas um bate e volta no outro dia. Como ou Lugano são ótimas opções e estão muito perto de Milão.
      Abs
      Damares

  1. Estamos indo para Milão em outubro, onde ficaremos 2 dias. Gostariamos de conhecer algumas cidades interessantes em 5 dias .
    Qual seriam as melhores opçoes ?
    Depois iremos para Roma onde ficaremos 3 ou 4 dias. Seguiremos para Civitavechia para um cruzeiro pela Royal Caribbean.
    Obrigada Eliane

  2. Oi Damares, tudo bem? Parabéns pelo site! Irei para Itália em setembro de 2016. Chegarei em Milão dia 07/09 no meio da tarde e me programei para sair no dia 09/09 pela manhã para Veneza. Gostaria muito de visitar Sirmione. Você acha que ficará muito puxado visitar Milão e Sirmione em 1 dia e meio? Ouvi dizer que Milão se conhece em uma tarde é verdade?! Abraços

    1. Olá Lorena. Milão não é rica em monumentos como outras cidades a Itália, mas é uma cidade muito interessante que oferece muito aos visitantes. Muitas pessoas pensam que não tem muito pra ver na cidade, e quando a conhecenm se arrependem por não ter ficado mais dias. Eu recomendo 2 dias em Milão para conece-la um pouco, mas se vc não tem outra alternativa, procure visita-la no dia 8 e faça uma parada em Sirmione na sua ida pra Veneza. Sirmione é bem pequena e vc poderá conhece-la em umas 3 horas. Recomendo ir a Sirmione de carro, porque seu tempo é muito curto.
      Abs
      Damares

  3. Olá Damares, excelente seu blog. Vou para Milão para a Feira de Moveis no dia 07/04 e fico até dia 13/04. Gostaria de disponibilizar 3 dias para conhecer algumas cidades interessantes de trem; fico na dúvida entre qual circuito fazer se o trecho Veneza e Verona, com pernoite em Veneza ou Florença e Siena, com pernoite em Siena ou Lago Como e Lugano com pernoite em como. Qual você aconselha, sei que são situações diferentes .

    1. Lilian, 3 dias são poucos, então procure se concentrar em uma zona da Itália. Se preferir visitar os lagos próximos a Milão, dá pra fazer como bate e volta Lugano num dia e Como (com passeio de barco chegando até Bellagio) no outro. Caso vá a Verona e Veneza, faça apenas essas duas cidades. Se for para Florença, use a cidade como base e faça passeios na Toscana.
      Você pode chegar em Florença de trem e depois fazer os passeios com excursões organizadas: http://keviagem.com/servico/passeios-em-florenca-e-na-toscana-em-geral/
      Abs
      Damares

  4. Olá Damares, parabéns pelo blog, muito bem escrito e bem útil. Vou c a família p Milão em julho e queremos fazer o passeio c a Bernina Express até Lugano…. Bate-e-volta 1 dia. Vc sabe onde compro esse passeio?

    1. Olá Damares, obrigada por me responder tão prontamente e me desculpe, me enganei c as cidades Lugano e Tirano rsrsr
      Estaremos em Milão um dia a mais q o previsto SÓ p fazer esse passeio c a Bernina, bate-e-volta mesmo pq partiremos na manha seguinte p Barcelona. Aí vão minhas duvidas: – Em julho dá p fazer o passeio legal? Ainda tem algum resquício de neve nos picos das montanhas? – Tem uma operadora de turismo q oferece esse passeio partindo de Milão (ônibus até Tirano e depois segue c Bernina em vagão de segunda classe) será que dá p aproveitar as paisagens, pq está meio caro…. ou consigo comprar os tickets trem p Tirano e de lá o Bernina

    2. Claudia, a diferença da 1° e 2° classe, é somente a largura da poltrona e acho que não vale a pena pagar a mais caro não. No verão tem a possibilidade do vagão panorâmico, porque nos outros períodos partem apenas 3 por dia com a possibilidade de janelas panorâmicas. Me parece que tem um trem que parte às 6h20 de Milão para Tirano, esse é o ideal. Fique atenta com o retorno, porque tem poucas saídas de trem de Tirano para Milão.
      Veja este link: https://www.musement.com/us/milan/day-trip-to-the-swiss-alps-with-the-bernina-express-train-4579/?gclid=CjwKEAjw_ci3BRDSvfjortr–DQSJADU8f2jMqBATujIsNzrx4d3tD0OXWvj1kMpYdyCkx-OhXvzyBoCWNrw_wcB&gclsrc=aw.ds
      Abs
      Damares

    1. Olá Jefferson. Veja essas: Bergamo, Pavia, Como, Cremona, Vigevano, Cremona, Mantova, Lecco.
      Abs
      Damares

  5. Olá Damares,
    Primeiramente, Parabéns pelo excelente blog!!!!
    Vi que vc recomenda bate e volta com no máximo 2:30hrs de viagem; no entanto, estarei em Milão (fevereiro/16) e vi que Berna fica a 03:00hrs em trem direto. Você conhece Berna? Acredita que vale a pena o bate e volta?
    Muito Obrigada.

    1. Olá Maria Cristina. Obrigada!
      Veja bem, em fevereiro, a luz do dia aparece por volta das 8h e escurece em torno das 17h. Isso significa, que pra vc aproveitar um pouco da cidade, precisa chegar nela pelo menos as 9h. E, sinceramente, ficar 6 horas dentro de um trem pra visitar uma cidade em apenas um dia, acho cansativo e pesado. Mas essa é minha opinião, se pra vc isso não é um problema, então não é um problema.
      Se vc está a fim de conhecer qualquer cidade da Suiça, va até Lugano, que é muito gracinha mesmo no inverno e está pertinho de Milão. Aqui no blog têm 2 posts sobre a cidade.
      Abs
      Damares

  6. Oi Dalmares! Tenho viagem marcada para MIlão no dia 17/05/2016 e fico na Itália até 06/06/2016. Além de Milão vou encontrar meu filho em Trento planejo ficar alguns dias em Verona que me recomendaram bastante. Verona é perto de Pádua. É suficiente um bate-e-volta até Pádua à partir de Verona ou Pádua requer mais tempo para conhecer o essencial? Estando em Milão, vale a pena um bate-e-volta em Lugano ou é melhor pernoitar algumas noites em Lugano para conhecer os arredores? Obrigado pela atenção.

    1. Olá Fernando. Verona está bem perto de Pádua, e em um dia dá para conhecer o centro tranquilamente com um bate e volta. Quanto a Lugano, depende, se você quiser curtir bem a cidade até vale a pena ficar uma noite, e maio é um período legal. Veja os posts que fiz sobre Lugano.
      Abs
      Damares

    2. Obrigado Dalmares!
      Vou olhar os posts sobre Lugano. Você aconselha o passeio do Bernina Express em um bate-e-volta de Milão ou, caso tenha pelo menos 2 dias, seria melhor fazer uma volta na suíça com Lugano-Lucerna-St.Moritz-Tirano. Digo isso, pois vou entrar e sair na Europa por Milão.
      Um abraço
      Fernando

    3. Fernando, o passeio do Bernina Express é muito bacana, eu reomendo sim, e se puder ficar 2 dias na Suiça pra rodar um pouco, vale a pena.
      Abs
      Damares

  7. Olá, Damares. De acordo com a sua sugestão, irei a lago de Como (Trenord: estação Cardona – Como Nord Lago) e Bergamo (Trenitalia: Milano Centrale – Bergamo). Uma dúvida quanto a Pavia: o trem sai de Milano Centrale, certo? Caso seja, para ir a Certosa de Pavia, compro o trecho de trem Milano Centrale – Certosa de Pavia e desço primeiro em Pavia e depois sigo para Pavia? Ou tenho que comprar somente Milano Centrale – Pavia e pegar um ônibus para Certosa de Pavia? Muito obrigado pela atenção.

    1. Olá Marcelo, eu sempre fui a Certosa de carro porque ela fica fora do centro, então não saberia te informar como chegar de ônibus. O trem sai da Stazione Centrale de Milão sim.
      Abs
      Damares

  8. Olá, Damares. Planejei cinco noites em Milão. Chego numa tarde de domingo, em setembro. Ficarei próximo à estação central. Pretendo passear pela cidade e ir até Navigli, à noite. No dia seguinte, tenho a “Santa Ceia” à tarde e, assim, durante o dia, pretendo visitar os pontos principais da cidade (Catedral, Galeria, “Capela Sistina” etc.). Quero comprar o ingresso da Expo para a noite. Nos três últimos dias, pretendo fazer três bate-voltas. E, neste sentido, peço a sua ajuda. Entre quatro lugares, só posso visitar três. Em sua opinião, quais os três que você escolheria entre Lago de Como, Pavia, Bergamo e Lago de Lecco. Se for possível, usarei os trens regionais em todos os passeios. Obrigado, desde já.

    1. Marcelo, na minha opiniao vc deveria escolher apenas uma cidade de lago, e Como eh mais interessante do que Lecco. Entao sugiro Pavia, Bergamo e Como. Da pra chegar em todas de trem.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *