Fazer um bate-volta a partir de Milão é uma coisa muito comum pra quem visita a capital da Lombardia. Está situada numa posição muito estratégica, perto de cidades muito interessantes e até mesmo da Suiça.
Fazer viagem bate-volta pode ser uma boa opção para conhecer lugares próximos de onde estamos hospedados, mas atenção, porque um bate-volta precisa ser feito com ponderação.
Visitar uma cidade num só dia pode ser viável com no máximo de 2 horas e 30 minutos de viagem, que já é muito, mas ainda da para fazer. Passando disso, esquece. Por que? Só porque você vai passar a maior parte do dia viajando e, do lugar, não vai conhecer quase nada.
Se você pegar um trem de Milão para Lucca por exemplo, são mais de 3 horas de viagem, além de precisar fazer baldeação em Florença ou Pisa. Sem falar que o trem que parte cedo para Lucca, demora 5 horas para chegar na cidade, porque não é aquele rápido.
Agora, tem também outro detalhe, hoje existem trens muito rápidos que ajudou a diminuir bastante as distâncias, como é o caso de Florença, que em apenas 1 hora e 40 minutos partindo de Milão, chega-se na cidade. Mas visitar Florença com um bate-volta é um pecado mortal, a cidade é linda e oferece muita coisa bacana ao viajante. Mas se você vai se hospedar na cidade da moda, fica tranquilo porque tem bastante lugar super legal para fazer bate-volta a partir de Milão com menos de 2 horas de viagem.
Os lugares com distância acima de 200 km, recomendo a fazer somente de abril até metade de outubro, quando os dias são mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, melhor ainda, tem claridade até as 21h30. Aconselho a focalizar as cidades perto de Milão mais próximas e deixar aquelas mais distantes para visitar dormindo pelo menos uma noite nelas.
[adv-rental class=”center”]
Nos outros meses, escurece muito cedo, de dezembro a fevereiro, é o pior período, e dezembro é o mês mais curto, as 16h30 já está tudo escuro.
Aqui estão 20 cidades interessantes para conhecer fazendo bate-volta a partir de Milão:
Veneza: 269 km (está no limite, mas ainda da para fazer um bate-volta porque a ligação com trem é boa)
Pádua: 239 km
Verona: 160 km
Lago de Sirmione: 134 km
Lago de Como: 50 km
Lago de Bellagio: 70,3 km (a ligação com trem é meio complicada, recomendo um bate-volta de carro)
La Spezia (ponto de partida para visitar Cinque Terre): 225 km (recomendo de carro, a ligação com trem demora como mínimo 3 horas, e o direto parte as 6h10 da manhã)
Gênova: 148 km
Pavia: 44,5 km
Bergamo: 51 km
Brescia: 97 km
Lago de Lecco: 77,3 km
Stresa (onde se encontram as ilhas Borromeo): 90,2 km
Turim: 143 km
Bolonha: 216 km (mas saiba que a cidade é grande, um bate-volta vai ser meio corrido)
Modena: 176 km
Parma: 128 km
Mantova: 184 km
Montevecchia: 37,5 km (somente de carro)
Lugano: 79,4 km (encontra-se na Suiça mas chega-se muito facilmente de trem)
[caixa title=”Saiba mais”]
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 83
Damares irei ficar em Milão 2 dias inteiros, quero fazer bate-volta, onde vc indica!
Obrigada!
Arlete, eu sugiro que deixe pelo menos 1 dia para visitar Milão e um faça apenas um bate e volta no outro dia. Como ou Lugano são ótimas opções e estão muito perto de Milão.
Abs
Damares
Estamos indo para Milão em outubro, onde ficaremos 2 dias. Gostariamos de conhecer algumas cidades interessantes em 5 dias .
Qual seriam as melhores opçoes ?
Depois iremos para Roma onde ficaremos 3 ou 4 dias. Seguiremos para Civitavechia para um cruzeiro pela Royal Caribbean.
Obrigada Eliane
Eliane, se você vai descer pra Roma, passe por Veneza (2 dias) e Florença (3 dias), estão no caminho e acredito que sejam cidades imperdíveis pra quem visita a Itália pela primeira vez. Caso queira visitar bem Veneza e em maneira prática, pense na possibilidade de adquirir o nosso Guia de Veneza: http://keviagem.com/produtos/ke-viagem-veneza-guia-de-veneza-com-roteiro-de-3-dias/
Abs
Damares
Oi Damares, tudo bem? Parabéns pelo site! Irei para Itália em setembro de 2016. Chegarei em Milão dia 07/09 no meio da tarde e me programei para sair no dia 09/09 pela manhã para Veneza. Gostaria muito de visitar Sirmione. Você acha que ficará muito puxado visitar Milão e Sirmione em 1 dia e meio? Ouvi dizer que Milão se conhece em uma tarde é verdade?! Abraços
Olá Lorena. Milão não é rica em monumentos como outras cidades a Itália, mas é uma cidade muito interessante que oferece muito aos visitantes. Muitas pessoas pensam que não tem muito pra ver na cidade, e quando a conhecenm se arrependem por não ter ficado mais dias. Eu recomendo 2 dias em Milão para conece-la um pouco, mas se vc não tem outra alternativa, procure visita-la no dia 8 e faça uma parada em Sirmione na sua ida pra Veneza. Sirmione é bem pequena e vc poderá conhece-la em umas 3 horas. Recomendo ir a Sirmione de carro, porque seu tempo é muito curto.
Abs
Damares
Olá Damares, excelente seu blog. Vou para Milão para a Feira de Moveis no dia 07/04 e fico até dia 13/04. Gostaria de disponibilizar 3 dias para conhecer algumas cidades interessantes de trem; fico na dúvida entre qual circuito fazer se o trecho Veneza e Verona, com pernoite em Veneza ou Florença e Siena, com pernoite em Siena ou Lago Como e Lugano com pernoite em como. Qual você aconselha, sei que são situações diferentes .
Lilian, 3 dias são poucos, então procure se concentrar em uma zona da Itália. Se preferir visitar os lagos próximos a Milão, dá pra fazer como bate e volta Lugano num dia e Como (com passeio de barco chegando até Bellagio) no outro. Caso vá a Verona e Veneza, faça apenas essas duas cidades. Se for para Florença, use a cidade como base e faça passeios na Toscana.
Você pode chegar em Florença de trem e depois fazer os passeios com excursões organizadas: http://keviagem.com/servico/passeios-em-florenca-e-na-toscana-em-geral/
Abs
Damares
Olá Damares, parabéns pelo blog, muito bem escrito e bem útil. Vou c a família p Milão em julho e queremos fazer o passeio c a Bernina Express até Lugano…. Bate-e-volta 1 dia. Vc sabe onde compro esse passeio?
Olá Claudia. O Bernina Express não parte de Lugano. Dá uma olhada nesse post: http://keviagem.com/promocao-de-trem-pra-visitar-os-alpes-suicos-e-saint-moritz/
Abs
Damares
Olá Damares, obrigada por me responder tão prontamente e me desculpe, me enganei c as cidades Lugano e Tirano rsrsr
Estaremos em Milão um dia a mais q o previsto SÓ p fazer esse passeio c a Bernina, bate-e-volta mesmo pq partiremos na manha seguinte p Barcelona. Aí vão minhas duvidas: – Em julho dá p fazer o passeio legal? Ainda tem algum resquício de neve nos picos das montanhas? – Tem uma operadora de turismo q oferece esse passeio partindo de Milão (ônibus até Tirano e depois segue c Bernina em vagão de segunda classe) será que dá p aproveitar as paisagens, pq está meio caro…. ou consigo comprar os tickets trem p Tirano e de lá o Bernina
Claudia, a diferença da 1° e 2° classe, é somente a largura da poltrona e acho que não vale a pena pagar a mais caro não. No verão tem a possibilidade do vagão panorâmico, porque nos outros períodos partem apenas 3 por dia com a possibilidade de janelas panorâmicas. Me parece que tem um trem que parte às 6h20 de Milão para Tirano, esse é o ideal. Fique atenta com o retorno, porque tem poucas saídas de trem de Tirano para Milão.
Veja este link: https://www.musement.com/us/milan/day-trip-to-the-swiss-alps-with-the-bernina-express-train-4579/?gclid=CjwKEAjw_ci3BRDSvfjortr–DQSJADU8f2jMqBATujIsNzrx4d3tD0OXWvj1kMpYdyCkx-OhXvzyBoCWNrw_wcB&gclsrc=aw.ds
Abs
Damares
Bom dia, vou ficar duas semanas em pavia e aluguei um carro, que cidades interessantes tem na lombardia para conhecer? Obrogado
Olá Jefferson. Veja essas: Bergamo, Pavia, Como, Cremona, Vigevano, Cremona, Mantova, Lecco.
Abs
Damares
Olá Damares,
Primeiramente, Parabéns pelo excelente blog!!!!
Vi que vc recomenda bate e volta com no máximo 2:30hrs de viagem; no entanto, estarei em Milão (fevereiro/16) e vi que Berna fica a 03:00hrs em trem direto. Você conhece Berna? Acredita que vale a pena o bate e volta?
Muito Obrigada.
Olá Maria Cristina. Obrigada!
Veja bem, em fevereiro, a luz do dia aparece por volta das 8h e escurece em torno das 17h. Isso significa, que pra vc aproveitar um pouco da cidade, precisa chegar nela pelo menos as 9h. E, sinceramente, ficar 6 horas dentro de um trem pra visitar uma cidade em apenas um dia, acho cansativo e pesado. Mas essa é minha opinião, se pra vc isso não é um problema, então não é um problema.
Se vc está a fim de conhecer qualquer cidade da Suiça, va até Lugano, que é muito gracinha mesmo no inverno e está pertinho de Milão. Aqui no blog têm 2 posts sobre a cidade.
Abs
Damares
Oi Dalmares! Tenho viagem marcada para MIlão no dia 17/05/2016 e fico na Itália até 06/06/2016. Além de Milão vou encontrar meu filho em Trento planejo ficar alguns dias em Verona que me recomendaram bastante. Verona é perto de Pádua. É suficiente um bate-e-volta até Pádua à partir de Verona ou Pádua requer mais tempo para conhecer o essencial? Estando em Milão, vale a pena um bate-e-volta em Lugano ou é melhor pernoitar algumas noites em Lugano para conhecer os arredores? Obrigado pela atenção.
Olá Fernando. Verona está bem perto de Pádua, e em um dia dá para conhecer o centro tranquilamente com um bate e volta. Quanto a Lugano, depende, se você quiser curtir bem a cidade até vale a pena ficar uma noite, e maio é um período legal. Veja os posts que fiz sobre Lugano.
Abs
Damares
Obrigado Dalmares!
Vou olhar os posts sobre Lugano. Você aconselha o passeio do Bernina Express em um bate-e-volta de Milão ou, caso tenha pelo menos 2 dias, seria melhor fazer uma volta na suíça com Lugano-Lucerna-St.Moritz-Tirano. Digo isso, pois vou entrar e sair na Europa por Milão.
Um abraço
Fernando
Fernando, o passeio do Bernina Express é muito bacana, eu reomendo sim, e se puder ficar 2 dias na Suiça pra rodar um pouco, vale a pena.
Abs
Damares
Obrigado pelas dicas.
Um abraço.
Fernando
Olá, Damares. De acordo com a sua sugestão, irei a lago de Como (Trenord: estação Cardona – Como Nord Lago) e Bergamo (Trenitalia: Milano Centrale – Bergamo). Uma dúvida quanto a Pavia: o trem sai de Milano Centrale, certo? Caso seja, para ir a Certosa de Pavia, compro o trecho de trem Milano Centrale – Certosa de Pavia e desço primeiro em Pavia e depois sigo para Pavia? Ou tenho que comprar somente Milano Centrale – Pavia e pegar um ônibus para Certosa de Pavia? Muito obrigado pela atenção.
Olá Marcelo, eu sempre fui a Certosa de carro porque ela fica fora do centro, então não saberia te informar como chegar de ônibus. O trem sai da Stazione Centrale de Milão sim.
Abs
Damares
Olá, Damares. Planejei cinco noites em Milão. Chego numa tarde de domingo, em setembro. Ficarei próximo à estação central. Pretendo passear pela cidade e ir até Navigli, à noite. No dia seguinte, tenho a “Santa Ceia” à tarde e, assim, durante o dia, pretendo visitar os pontos principais da cidade (Catedral, Galeria, “Capela Sistina” etc.). Quero comprar o ingresso da Expo para a noite. Nos três últimos dias, pretendo fazer três bate-voltas. E, neste sentido, peço a sua ajuda. Entre quatro lugares, só posso visitar três. Em sua opinião, quais os três que você escolheria entre Lago de Como, Pavia, Bergamo e Lago de Lecco. Se for possível, usarei os trens regionais em todos os passeios. Obrigado, desde já.
Marcelo, na minha opiniao vc deveria escolher apenas uma cidade de lago, e Como eh mais interessante do que Lecco. Entao sugiro Pavia, Bergamo e Como. Da pra chegar em todas de trem.
Abs
Damares