por Damares Oliveira, uma guia brasileira em Lisboa

Bate e volta a partir de Milão

Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão

Fazer um bate-volta a partir de Milão é uma coisa muito comum pra quem visita a capital da Lombardia. Está situada numa posição muito estratégica, perto de cidades muito interessantes e até mesmo da Suiça.

Fazer viagem bate-volta pode ser uma boa opção para conhecer lugares próximos de onde estamos hospedados, mas atenção, porque um bate-volta precisa ser feito com ponderação.

Visitar uma cidade num só dia pode ser viável com no máximo de 2 horas e 30 minutos de viagem, que já é muito, mas ainda da para fazer. Passando disso, esquece. Por que? Só porque você vai passar a maior parte do dia viajando e, do lugar, não vai conhecer quase nada.

Se você pegar um trem de Milão para Lucca por exemplo, são mais de 3 horas de viagem, além de precisar fazer baldeação em Florença ou Pisa. Sem falar que o trem que parte cedo para Lucca, demora 5 horas para chegar na cidade, porque não é aquele rápido.

Agora, tem também outro detalhe, hoje existem trens muito rápidos que ajudou a diminuir bastante as distâncias, como é o caso de Florença, que em apenas 1 hora e 40 minutos partindo de Milão, chega-se na cidade. Mas visitar Florença com um bate-volta é um pecado mortal, a cidade é linda e oferece muita coisa bacana ao viajante. Mas se você vai se hospedar na cidade da moda, fica tranquilo porque tem bastante lugar super legal para fazer bate-volta a partir de Milão com menos de 2 horas de viagem.

Os lugares com distância acima de 200 km, recomendo a fazer somente de abril até metade de outubro, quando os dias são mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, melhor ainda, tem claridade até as 21h30. Aconselho a focalizar as cidades perto de Milão mais próximas e deixar aquelas mais distantes para visitar dormindo pelo menos uma noite nelas.

[adv-rental class=”center”]

Nos outros meses, escurece muito cedo, de dezembro a fevereiro, é o pior período, e dezembro é o mês mais curto, as 16h30 já está tudo escuro.

Aqui estão 20 cidades interessantes para conhecer fazendo bate-volta a partir de Milão:

Veneza: 269 km (está no limite, mas ainda da para fazer um bate-volta porque a ligação com trem é boa)
Pádua: 239 km
Verona: 160 km
Lago de Sirmione: 134 km
Lago de Como: 50 km
Lago de Bellagio: 70,3 km (a ligação com trem é meio complicada, recomendo um bate-volta de carro)
La Spezia (ponto de partida para visitar Cinque Terre): 225 km (recomendo de carro, a ligação com trem demora como mínimo 3 horas, e o direto parte as 6h10 da manhã)
Gênova: 148 km
Pavia: 44,5 km
Bergamo: 51 km
Brescia: 97 km
Lago de Lecco: 77,3 km
Stresa (onde se encontram as ilhas Borromeo): 90,2 km
Turim: 143 km
Bolonha: 216 km (mas saiba que a cidade é grande, um bate-volta vai ser meio corrido)
Modena: 176 km
Parma: 128 km
Mantova: 184 km
Montevecchia: 37,5 km (somente de carro)
Lugano: 79,4 km (encontra-se na Suiça mas chega-se muito facilmente de trem)

[caixa title=”Saiba mais”]

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Respostas de 83

  1. Ola Damares, parabéns pelo Blog. Chego em Milão dia 19/12/17 e volto dia 30/12, tenho um filho fazendo intercambio lá e gostaria de passar o natal com ele do dia 23/12 a 25/12, no restante dos dias o que recomenda eu conhecer? Gostaria de ir em veneza e roma, acha que dá ? Meu voo sai de Milão na volta.

    1. Olá Adilei. Minha sugestão é a seguinte: faça um bate e volta de Milão a Veneza (chega-se em 2h30 com o trem da Frecciarossa), e dedique uns 3 dias a Roma (tem trem rápido da Frecciarossa). Você vai ver que dá pra conhecer as 2 cidades. Claro que Veneza merece mais um dia, mas é um lugar que dá pra ter uma ideia em um dia, enquanto Roma não.
      Abs
      Damares

  2. Olá Dalmares, Parabéns pelo Blog. Já me ajudou bastante. Tenho 3 dias em Milão e gostaria de saber se vale a pena ir para Cinqueterre num bate e volta

    1. Pedro, até dá pra fazer esse bate e volta de Milão, mas sugiro que seja feito no verão devido aos dias longos com a luz do dia até às 20h e 21h30 (depende do mês), e de carro. Isso se você conseguir ficar 2 dias em Milão, porque seria uma pena estar na cidade e não conhece-la.
      Abs
      Damares

  3. Parabéns o seu blog é fantástico, tem dicas óptimas.
    Vou estar em Milão na última semana de Agosto e queria ir ao Lago do Como. Que site aconselha para a compra de bilhetes de trem ? Para evitar que fiquem mais caros.

    1. Lili, este é o site da ferrovia italiana: http://www.trenitalia.com
      Mas de Milão a Como se faz com o trem regional ou com o Eurocity, trens que partem com muita frequência devido à aproximação entre as 2 cidades e que não alteram o valor comprando diretamente na estação.
      Abs
      Damares

  4. Ola, estou programando 5 noites na Europa, hospedando-me em Milão. Gostaria de fazer 1 bate e volta para Veneza, ir para Zermatt e pernoitar por la 1 noite e me extender ate Chamonix na França. Acha que será muito cansativo? Voce me aconselha a comprar as passagens de trem aqui no Brasil?

    1. Evelyn, sinceramente acho difícil vc conseguir fazer tudo isso e 5 dias. Sugiro que renuncie a alguma cidade. Quanto a comprar os bilhetes antes, é sempre melhor porque os preços tendem a aumentar conforme a data da viagem vai se aproximando.
      Abs

  5. Oi,adorei suas dicas,mas preciso de mais uma.Estaremos em Milao, 3 noites em junho e meu marido quer conhecer os Alpes Suicos.Da pra fazer num bate e volta?qual o melhor itinerario?vale a pena dormir na Suica ?desde ja agradeço.

    1. Elvira, até dá, porque Lugano fica perto de Milão e tem bastante montanhas em torno. Junho é o mês com os dias mais longos, então se vcs sairem bem cedo, dá para aproveitar sim.
      Abs
      Damares

  6. Olá… queria sua ajuda … vamos pegar um cruzeiro em Veneza para ilhas Gregas em agosto…estou querendo descer em Milao e ir de carro até Veneza…quais cidades vc me aconselha conhecer… já estive na Italia e conheco as mais turísticas ( florenca,pisa ,Roma.Padua) .teremos 6 dias obrigado

    1. Mariangela, você poderia fazer a parte do Lago de Garda visitando Sirmione e Desenzano. Verona e Pádua também são bem bonitas.
      Abs
      Damares

  7. Damares.

    Parabéns pelo blog! Chegarei em Milão dia 26.04 a noite e dia 30.04 a tarde sigo para Munique. Tirarei 1 dia para visitar Lugano. Vc acha que vale a pena um bate volta a Genova?

    1. Alexandre, são poucos dias para fazer um bate e volta a Genova. Se você não conhece Milão, aproveite mais da cidade e faça bate e volta
      nas cidades mais vizinhas como Lugano e Bergamo.
      Abs
      Damares

  8. Continuando…..
    Selecionei para conhecer: Lugano, Lago do Como, Modena , Bergamo e Montevecchia.
    Mesmo no inverno os passeios são legais para fazer?
    Grande abraço!
    Jandira Maria

    1. Jandira, Montevecchia perde um pouco nesse período. Coloque Verona no lugar de Montevecchia, fica apenas a 1h e 30 minutos de carro de Milão.
      Abs
      Damares

    1. Juliana, você deve estar vendo pra outra cidade, mesmo porque, Florença não fica a 5 horas de Milão. Os trens demoram em torno de 1h e 40 minutos.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale comigo