Que a região da Toscana é uma das mais bonitas da Itália (eu diria até mesmo da Europa), todos já sabem, e são sempre as cidades mais famosas a dominar o lugar como Florença, Siena e San Gimignano. Mas existe uma Toscana que o viajante estrangeiro (sobretudo o turista brasileiro) ainda conhece pouco e que tem um turismo de nicho na Itália. Talvez por esse motivo, o lugar ainda é assim tão preservado.
Estou falando da Maremma, uma área que se encontra mais ao sul da Toscana, coincide com a província de Grosseto, a qual identifica um estilo de vida baseado no respeito ao meio ambiente, a cultura e a preservação de tradições.
Descobri que essa região da Toscana é sinônimo de experiência ativa, através de uma magnífica viagem de quatro dias que fiz com minha família entre cores, cheiros, história, montanhas, campos incontaminados, fazendas, mas especialmente de pessoas amáveis e cordiais.
[adv-rental]
Maremma é a região da Toscana selvagem, com grandes espaços livres, terra dos cowboys italianos onde acontecem rodeios e vários eventos voltados a cavalos.
No momento, a Maremma é a região da Toscana com maior desenvolvimento sustentável, cujas prioridades são representadas pelo ambiente e a natureza. Foi a primeira vez que viajei numa região da Itália onde por vários quilometros não avistei nem mesmo uma casa. Fabuloso!
Fiquei muito entusiasmada com essa parte do território, eu já havia visitado a Maremma maritima, e não imaginava que o lado interno pudesse ser tão encantador.
Tudo aconteceu por acaso, um amigo nos recomendou um residence termal (é também uma região de termas), e em pleno inverno dar uma mergulhada em uma piscina ao ar livre com água a 37° no meio de uma natureza incontaminada, nos deixou bem animados. E lá fomos nós!
O residence era ótimo e merece um post somente sobre ele. Aliás, dividi essa viagem em umas 4 partes, porque visitamos algumas cidades medievais na Toscana que vale a pena dedicar um espaço para cada uma delas.
Ficamos hospedados em Sorano, uma pequena cidade de termas e com um pitoresco burgo medieval (cidade medieval), situado sobre uma rocha calcária íngreme chamada “tufo”, e cercado por uma exuberante flora incontaminada.
Sorano encontra-se no munícipio de Grosseto, está localizado a 379 metros acima do nível do mar e tem 3.995 habitantes. Sua posição é muito estratégica, encontra-se ao lado de regiões de vinhos nobres como Scansano (vinho Morellino di Scansano) e Montalcino (vinho Brunello di Montalcino), está apenas a 157 km de Roma, 179 km de Florença, 47 km de Orvieto e 102 km de Grosseto. É um lugar ideal para fazer uma viagem de ecoturismo e de enogastronomia. Aconselho a visitar a região de carro.
Sorano conseguiu conservar a típica estrutura de antigas casas medievais, formada por ruas sinuosas, becos, pátios, vielas e adegas escavadas na rocha.
Subindo para o terraço, pudemos ter uma visão de como foi costruído o burgo, com suas vielas e becos.
É dominada pela fortaleza Orsini, que é um dos principais exemplos de arquitetura fortificada da Maremma. Essa região da Toscana é chamada também de Tufo, que é o tipo de rocha presente no lugar, onde muitas cidades medievais estão situadas em suas extremidades. Por toda a área circundante, existem rastros da antiga população etrusca, com muitas necrólopoles escondidas no meio dos bosques que hoje são parques arqueológicos.
Visitamos uma zona rural da Toscana maravilhosa para fazer degustação de vinho e óleo, onde fomos recebidos em modo estremamente caloroso com um tratamento bem amigável.
Fazenda na Toscana onde fizemos a degustação de óleo extra virgem. Pra lá de gostoso!
Fazenda na Toscana onde fizemos a degustação de vinho (Morellino de Scansano). Deliciosooooo!
[caixa title=”Saiba mais”]
Toscana: dica de hospedagem na zona rural
Maremma: Toscana
Toscana: Pitigliano a pequena Jerusalém da região
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]
Respostas de 30
Olá Damares, boa noite.
Muito bom o seu post. Na verdade eu tinha salvo ele para consultas futuras e acho que agora chegou a hora! kkkkkk… Estou tentando montar um plano de viagem para mim e minah esposa para Setembro e estamos ainda na dúvida se fazemos Toscana e Costa Almafitana, ou se vamos pro lado Oposto: Milão, Suiça, Alemanha, Polônia e República Checa! kkkkk.. É talvez seja uma viagem de uns 25 dias.. kkk..
Mas voltando a toscana… lugar fantástico esse. Mas me veio uma dúvida: Como é a comunicação por lá. Só falamos português e nos viramos um pouco no inglẽs. Mas num lugar assim tão interiorano a coisa não complica não ?
Obg
Diego
Diego, a língua italiana não é assim tão diferente do português como aquela alemão, por exemplo, dá pra se virar bem, e eles também falam o minimo de inglês para se comunicar com os turistas. Pega umas dicas no post que fiz sobre aprender um pouco de italiano antes de viajar pra Itália, vai te ajudar bastante: http://keviagem.com/2012/04/aprender-italiano-antes-de-viajar-para-italia/
Abs e boa viagem!
Damares
Muito obrigado Damares. Depois que vi esse post fui vasculhar mais coisas e achei o post que você citou e já deixei aqui guardado para dar uma olhada na hora que eu fechar o roteiro… 😀 😀 😀
Obrigado.
Diego
Olá, Damares.
Gostaria da tua opinião de conhecedora da Itália e Europa. Vamos a um simpósio em Grosseto no final de novembro e, a princípio, queríamos aproveitar uns diazinhos pra conhecer Turquia e Grécia, se possível. Mas, agora, lendo esse teu post, percebi quantas coisas teremos ali por perto e estou meio perdida, nunca fui à Europa. O simpósio termina dia 25/11 e pegamos o avião em Roma de volta para o Brasil no dia 3/12. Sem querer abusar, será que vc poderia me dar uma sugestão do que fazer nesses dias? 🙂
Muito grata!!
Irene
Olá Irene, na verdade o tempo a disposição é bem pouco, se eu fosse você ficaria na Itália e aproveitaria para conhecer um pedacinho desse maravilhoso país, pode ter certeza que não vai se arrepender. Seu voo sai de Roma, aproveite para ficar na cidade pelo menos 3 noites, pois não se pode passar em Roma sem visita-la. A Itália é linda de norte a sul, ha uma gastronomia rica e deliciosa!
Abs
Damares
Pois é…
Já estamos restringindo mesmo. Mas, querendo muito ir, pelo menos em Istambul e imaginamos ir pra lá dia 26 e voltar para Roma dia 30, podendo aproveitar os dias restantes em Roma mesmo. Vc sabe me indicar sites locais onde eu possa fazer pesquisa de preço de passagem aérea, pois, fazendo pelo decolar, as taxas e impostos são absurdos.
Muito grata pela tua atenção!! 🙂
Irene, você já tentou diretamente nos sites das companhias aéreas de madrugada?
Eu consigo comprar com ótimos preços dessa maneira.
Abs
Damares
Estarei conhecendo a Itália no réveillon emeu noivo sugeriu a Toscana, que ele já conhece um pouco. Amei suas dicas, pois a agencia de viagem está indicando locais tradicionais e vc está mostrando exatamente como nós queremos ver, a vida natural, da comunidade mesmo. Só tenho receio do frio, nesta época. Que temperatura vostuma fazer entre 28 de dezembro e a primeira quinzena de janeiro? Obrigada
Olá Ludmila, a Itália é um país muito bonito, cheio de contrastes e com uma rica e enraizada cultura, por isso procuro mostrar partes escondidas ainda dele, que acredito que sejam especiais. Olha, eu estive em Maremma em dezembro, peguei sol e a temperatura chegou até a 13°C, coisa rara nesse período, mas pode acontecer. O lugar onde ficamos, em Terme di Sorano, era maravilhoso, da uma olhada nesse post: http://keviagem.com/2013/01/descobrindo-um-fabuloso-residence-na-toscana-terme-di-sorano/
Se vocês forem de carro, eu aconselho, e caso se hospedarem lá, procure pelo proprietário Luciano, ele é uma pessoa super especial. A Maremma é uma ótima opção, é uma parte menos cara da Toscana e a natureza não fica assim tão seca por causa do frio, está perto de Montalcino, Pienza e outras localidades conhecidas.
O clima certo na Toscana nesse período é de 3°C a 8°C, mas fica tranquila, da pra sobreviver numa boa, eu já peguei -24°C na Alemanha…….bruuuuuuu!!! Olha, está tudo tão mudado, que pode até nem fazer muito frio…
Boa viagem e proveite
Abs
Damares
Boa noite Damares ,
Estarei na Itália em lua de mel em dezembro deste ano, amei as suas dicas desta cidade da toscana.
Abs
Rosemeire, o lugar é lindo até no inverno, e tomar um banho na piscina térmica do Residence Terme de Sorano, é o máximo. Aproveite bastante, a Itália é um ótimo país para fazer lua de mel.
Abs
Damares
Oi Damares, adorei seu post! Complimenti! Também escrevo bastante sobre a Itália e acho ótimo que tenhas escrito sobre essa região da Toscana que ainda é bastante desconhecida dos brasileiros. Abbracci!!!
Legal Planejando viagem, quando vir a Milão me avisa, será uma boa oportunidade para conhecer mais uma blogueira em terras estrangeiras.
Abraços e sucesso.
Damares
Lugar maravilhoso, deslumbrante mesmo.
Oi, Damares. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Olá Natalie, ter um post no viajosfera pra mim é sempre um enorme prazer.
Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Adorei! Nem precisava de mais algum motivo para voltar a Itália! beijos! Eliana e Paulo
Como vc conseguiu estas fotos tão livres de pessoas? Ou vc levantou com as galinhas (hehehe)ou havia poucos turistas por lá nessa época? Que delícia poder explorar um lugar assim tão tranquilamente. Muito legal. Adorei a dica.
Celia, levantar com as galinhas no inverno, somente quando é necessário……rsrsrsrs. Na verdade não tinha quase turistas, mas apenas os residentes, que são bem poucos. O lugar é realmente deslumbrante.
Abraços
Damares
Adorei!! A Toscana é realmente maravilhosa, ainda vou conhecer um dia e com certeza usarei suas dicas!!! bjss
Com certeza vc vai adorar Carolina…
Olá Damares. como vai? Ótimos posts! Queria umas dicas.
☆O que me diz sobre ir no Início de Outubro? Entre 7 e 15 +/- chove muito?
☆quais Cidades me indica conhecer? Quero muito conhecer Roma. Seria legal alugar uma lambreta lá?
☆pensei em passar em Portugal e Espanha antes. Algumai indicação? Obrigada.
Mariela, hoje em dia vai de sorte. O mês mais chuvoso é novembro, mas o clima está muito mudado e fica difícil dar dica de como ele irá se comportar.
Quanto as cidades a serem visitadas, é um assunto muito amplo. Claro que se a pessoa vai a Itália pela primeira vez, quer visitar o clássico: Roma, Florença, Veneza. Caso tenha mais dias, pode incluir outros lugares como Nápoles, Milão, Bologna. Pode também fazer um giro pela Toscana visitando San Gimignano, Siena, Pisa. Mas isso vai de cada pessoa, depende de qual interesse de cada viajante.
Eu alugaria uma lambreta numa numa cidade menor, como Firenze. Dirigir em Roma é uma loucura.
Abs
Damares