No bairro de Porta Ticinese, encontra-se uma bela zona de Milão onde cultura, história e baladas se fundem numa atmosfera muito interessante.
Se trata das Colunas de San Lorenzo. São colunas em estilo coríntio que foram transportadas no local por volta do quarto século. Hoje, além de circundar a basílica de mesmo nome, tornou-se uma das áreas da cidade de Milão mais animadas, com jovens que invadem a grande praça em frente à igreja e os locais em torno.
Porta Ticinese é um bairro de Milão bem interessante, com lojas alternativas e locais muito sugestivos. É um dos lugares bem bacanas na cidade para passear. Esta é uma ótima dica sobre o que fazer em Milão, então, coloque na sua listinha!
As 16 colunas em mármore, representam a maior relíquia do período romano, provavelmente foram transportadas aqui nos tempos do início da cristandade para serem colocadas na frente da Basílica de San Lorenzo.
Admirando as colunas de San Lorenzo, você começa a entrar na história milenar da cidade e, em particular, no período entre o século III e V d.C, em que a cidade de Milão foi, sem o conhecimento de muitos, a capital do Império Romano. Isso explica a profusão de igrejas, todas fundadas durante este período graças também ao trabalho de Santo Ambrogio (Ambrósio) e de seus sucessores.
“Santo Ambrogio é o santo padroeiro da cidade de Milão, nasceu na Alemanha em 339 e chegou em Milão no ano de 370. Era muito amado pelo povo por seu caráter forte e sua luta pela justiça. Milão comemora seu dia todos os anos em 7 de dezembro.”
Datada do século IV, a Basílica de San Lorenzo Maggiore é uma das mais antigas igrejas da Itália. Por suas formas e soluções arquitetônicas também é uma das obras-primas mais importantes da Idade Média e da arte cristã, representa um modelo fundamental para outros templos famosos do cristianismo.
“San Lorenzo foi um dos sete diáconos de Roma, onde foi martirizado em 258 durante a perseguição do imperador romano Valeriano em 257. Ele é venerado como um santo pela Igreja Católica.”
Ao longo dos séculos, o espaço entre as colunas e a basílica lotou de habitações, que foram destruídas pelos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial e que não foram reconstruídas. A praça foi recriada onde hoje está a estátua do imperador Constantino, que a algumas dezenas de metros daqui, em 313, emitiu o Édito de Milão, com o qual ele concedeu a liberdade de culto aos cristãos.
À noite, porém, a área com o vizinho bairro de Navigli, torna-se em uma animada zona de Milão com uma infinidade de restaurantes, bares, pizzarias e piano-bar. Em particular, a área das colunas é frequentada por jovens que costumam curtir os finais de semana até o amanhecer.
Mas as colunas de San Lorenzo e os Arcos de Porta Ticinese são também um dos lugares favoritos dos milaneses de todas as idades para fazer um aperitivo no final da tarde e início da noite, principalmante durante a semana após um longo dia de trabalho.
As Colunas de San Lorenzo e os Arcos de Porta Ticinese encontram-se a 15 minutos de caminhada a partir da Praça de Duomo. Está entre Via Torino e o bairro de Navigli. Veja o post com um roteiro de Milão partindo da Praça de Duomo até as Colunas de San Lorenzo para saber como chegar: Passeio em Milão: Duomo e Via Torino
[caixa title=”Saiba mais”]
Vamos tomar um aperitivo com Glamour em Milão?
O verdadeiro significado de aperitivo em Milão
Milão esconde seus encantos
A nova moda do aperitivo na Itália
Dirigir uma Ferrari em Milão
Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfer e shows na Itália
Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter
[/caixa]